Logo Sociedade Ponto Verde

RECICLA N ROL
RECICLA N ROL
2014-09-17
RECICLA N ROL

Quando o festival Rock in Rio (RiR) chegou a Lisboa, em 2008, trouxe não só os ritmos mais badalados do momento como marcou a estreia da certificação 3R6, da Sociedade Ponto Verde. Algo perfeitamente normal se tivermos em conta que o RiR tem como máxima “por um mundo melhor”. E foi com a ambição de continuar a promover essa máxima que, na celebração do seu 10º aniversário, o Rock in Rio-Lisboa celebrou igualmente as boas práticas ambientais com a Ponto Verde Serviços, através da certificação 3R6 e da atribuição do selo Carbono Zero Premium.

Este ano, e pela primeira vez, foram três os festivais certificados - Super Bock Super Rock, Meo Sudoeste e Rock in Rio. Implementado pela primeira vez no Rock in Rio-Lisboa 2008, o 3R6 marcou o início do projecto, unindo para sempre a história do festival à génese do selo que garante que os resíduos produzidos nos eventos são adequadamente encaminhados para o destino final, seguindo a hierarquia de gestão dos “três erres”: reduzir, reutilizar e reciclar. O objectivo é a redução a produção de resíduos e a maximização das quantidades enviadas para reciclagem e valorização.

Já o selo Carbono Zero Premium, atribuído pela primeira vez a um evento de música, garante que são compensadas todas as emissões de carbono para a atmosfera, emitidas quer por parte da organização, incluindo deslocação das bandas e respectivas mercadorias, consumo de energia, deslocação de pessoas e mercadorias dos parceiros (patrocinadores e fornecedores), tratamento dos resíduos produzidos, quer as associadas à deslocação do público. Para compensar estas emissões, o Rock in Rio-Lisboa prosseguirá com a sua política de apoio à plantação de floresta nacional, plantando 118 mil árvores até 2016 em zonas ardidas de Portugal.

Mais a sul, perto do Meco, foi a vez do Festival Super Bock Super Rock (SBSR) e a Sociedade Ponto Verde celebrarem a união da boa música com as boas práticas ambientais.
À semelhança do RiR, também o SBSR e o Meo Sudoeste receberam a certificação 3R6 e viram ser-lhes atribuído o selo Carbono Zero. A adesão dos festivais à certificação 3R6 e Carbono Zero demonstra, uma vez mais, que os grandes eventos estão preocupados com a sustentabilidade, seguindo boas práticas ambientais, contribuindo para que a paisagem privilegiada em que se realizam se mantenha. Num país que vive do sol e das suas paisagens, e com eventos cada vez mais atractivos internacionalmente, a imagem destes festivais acaba igualmente por ser uma montra do país.

Muita animação


O sucesso da estratégia de gestão de resíduos em ambos os festivais dependia, em muito, da colaboração do público. Foi, por isso, com naturalidade que a reciclagem de embalagens se juntou à animação do recinto, sensibilizando os participantes do evento para os seus benefícios.

Em troca dos resíduos de embalagens entregues no stand da Sociedade Ponto Verde os participantes tiveram a oportunidade de receber prémios e de apoiar uma acção de cariz social, contribuindo para que mais refeições cheguem a quem mais precisa. Além de contribuírem para uma causa social e para melhorar o ambiente ao depositarem as suas embalagens no ecoponto gigante da Sociedade Ponto Verde, todos os que se deslocaram ao SBSR e ao Meo Sudoeste puderam ainda habilitar-se a um de dois prémios: ou uma das T-shirts desenhadas especialmente para os festivais de música em que a Sociedade Ponto Verde marca presença – nas quais os logos de emblemáticas bandas e músicos portugueses foram associados à reciclagem – ou a possibilidade de subir ao topo do ecoponto gigante, onde era possível usufruir do lounge e tirar uma foto no photoboot da Sociedade Ponto Verde. Candidatos não faltaram.



O QUE É O 3R6?


Trata-se de um sistema de certificação de eventos e espaços (de áreas comerciais a escritórios) que assegura a correcta separação dos resíduos de embalagens e posterior envio para reciclagem
As entidades que se candidatam a este selo assumem o compromisso de criar e implementar estruturas e medidas que favoreçam a separação dos resíduos.


A Ponto Verde Serviços, enquanto entidade gestora da triagem dos resíduos de embalagens em Portugal, trabalha de perto com os candidatos, orientando, se necessário, a execução do compromisso. Ao verificar a existência das estruturas necessárias, certifica o evento ou o espaço com o selo 3R6, garantia de que a separação será consequente. O 3R6 pode ser válido por um ano, renovável por igual período caso as condições se mantenham, ou por dias, consoante a duração de um evento, por exemplo. O objectivo é, no fundo, criar condições para que a reciclagem seja efectivamente levada a cabo por todos os produtores de resíduos e consumidores, tentando reciclar o máximo dos resíduos gerados. Além de contribuir para o aumento da valorização de desperdícios de embalagens e cumprimento das metas comunitárias definidas para Portugal quanto aos materiais enviados para reciclagem, este instrumento reforça a credibilidade das organizações que a ele se associarem.

 

DESCUBRA AINDA