Logo Sociedade Ponto Verde

NATURE CHIC
Nature Chic
2014-09-18
Nature Chic

Mesmo em época de festivais de Verão, pode dizer-se que longe vão os tempos da tenda e da mochila às costas. Ou do carro, carregado com tudo e mais alguma coisa, incluindo uma televisão, a puxar o atrelado ou a roulotte. E a estas memórias de campismo surge associado um ritual: procurar o melhor
local de acordo com as sombras ou com a proximidade dos balneários, montar a tenda, estender o colchão, desenrolar o saco-cama, deixar a lanterna e o candeeiro de campismo à mão e tentar tornar nosso um pedaço de terreno à volta da tenda. Claro que o campismo continua a ter adeptos de todas as idades, mas é inegável que os tempos mudaram e que os amantes de férias em comunhão com a
Natureza procuram cada vez mais locais que lhes proporcionem condições capazes de os fazer sentir em casa. 


Os bungalows começaram a roubar lugares à sombra e o que não faltam são parques de campismo que passaram a ter os seus próprios apartamentos. É o chamado “neocampismo”, capaz de associar superiores níveis de conforto a uma optimização das preocupações com o meio ambiente. Ao “neocampismo” junta-se outra palavra relativamente recente, pelo menos no nosso país: glamping. “Importa-se de repetir?”, perguntará o leitor. Claro que não me importo, até porque o termo é de rápida explicação: junta-se a palavra camping com a palavra glamour e temos mais uma forma de acordar ao som dos passarinhos sem ter de “andar com a casa às costas”. Até porque, neste caso,
a ideia nem é ficar em casas, mas sim em tendas, que vão dos yurts mongóis às tipis típicas dos índios, passando por tendas safari e eco-pods, cabanas feitas de materiais recicláveis. Dentro de cada uma delas, acredite, há mimos para todos os gostos.

E, já que falamos em glamour, não podíamos deixar de fora os eco-resorts, onde a ligação com a Natureza é pensada ao pormenor, incluindo planos arquitectónicos que permitem implantar casas sem ter que mover uma única árvore e piscinas biológicas onde o tratamento fica a cargo das próprias plantas.

É a ideia de férias ao natural elevada ao seu expoente máximo. Se por esta altura está a pensar que isto é demasiada informação para um tão pequeno texto, não desespere. Nas páginas que se seguem damos-lhe a conhecer uma selecção dos melhores locais para esquecer o frenesim do dia-a-dia em total comunhão com a Natureza.

 

ALDEIA DE MARIALVA (TRÁS-OS-MONTES)
Suite Eco Sustentável dos Bogalhaes

As Casas do Côro são uma referência ao nível do turismo de luxo, mas desengane-se quem pensar que os proprietários dormem sobre o sucesso alcançado. Prova disso é a aposta na Suite dos Bogalhais, uma casa de madeira resultante de um projecto levado a cabo por Tomas Alia, um dos mais conceituados designers de interiores espanhóis, que permite um contacto direto com a Natureza. Entre os sobreiros e os carrascos, com vista para a aldeia e para o Castelo, oferece cama de casal king size,
banheira em open-space com jardim vertical, decks exteriores privativos, entre outras mordomias que tornam a estada única. E, claro, a vertente ambiental. Por exemplo, em comparação com uma suíte convencional, reduz em 72% o consumo de energia e água e permite reutilizar quase toda a água que
consome através de processos biológicos e de depuração.
Tel.: 917 552 020
E-mail info@casasdocoro.pt
www.casasdocoro.pt

VIANA DO CASTELO

QUINTA DA BOUÇA D ARQUES
Numa belíssima mistura entre o clássico e o contemporâneo, este é um local onde o respeito pela Natureza é uma constante. A parceria com a Natural Green Walks, que permite conhecer o Alto Minho a pé, de bicicleta ou a cavalo, indicia essa postura, confirmada em pormenores como a utilização de compostagem nos jardins, a não utilização de cloro na piscina ou a utilização de uma mistura de vinagre e de água para afastar os mosquitos. E nem falta uma pequena casa de madeira para os mais pequenos se sentirem ainda mais perto da copa das árvores.
Tel.: 968 044 992
E-mail joaomcouto@net.sapo.pt
http://boucadarques.com

CASTELO RODRIGO (GUARDA)

CASA DA CISTERNA

Um belíssimo turismo que fica numa aldeia histórica que, aos poucos, tem vindo a ser recuperada. Uma das missões desta Casa é a preservação dos burros de raça mirandesa, mas a relação com o ambiente também se faz dentro de portas. Existe um sistema de reciclagem bem definido e a água é aquecida através de painéis solares. Já para o aquecimento nos dias mais frios, é utilizada a madeira que sobra das limpezas de floresta e todos os quartos estão termicamente isolados.

Tels.: 917 618 122/271 313 515

www.wonderfulland.com/cisterna

BORNES DE GUIAR (TRÁS-OS-MONTES)

PEDRAS SALGADAS SPA&NATURE PARK

Pela mão do arquitecto Luís Rebelo de Andrade nasceram dois fantásticos projectos, plenamente integrados na Natureza: as Eco Houses e as Tree Houses. Em ambos os casos pode dizer-se que a Natureza se uniu ao charme da arquitectura e das linhas depuradas.


As Eco Houses, 11 no total, privilegiando a utilização de ardósia, madeira e vidro, espalham-se pelo parque ocultas por entre o verde denso da vegetação. Casas modulares, com todos os luxos no seu
interior e capazes de se erguerem sem ter que fazer cair uma única árvore. Casas da Árvore é precisamente a tradução para o nome das surpreendentes Tree Houses (também há quem lhes chame as Snake Houses, pelo seu formato). Com uma construção leve e autoportante, revestimentos em ardósia e em madeira, matéria-prima autóctone, e uma janela unicamente para olhar as estrelas, destacam-se ainda pelas preocupações ecológicas a si associadas: não impermeabilização do solo, revestimentos e isolamentos reforçados, reaproveitamento de águas negras, sistemas de iluminação LED, entre vários outros pormenores.

Tel.: 259 437 140
E-mail info@pedrassalgadaspark.com
www.pedrassalgadaspark.com

GERÊS

ARQUE CERDEIRA

Erguido a 640 metros de altitude, entre as Albufeiras de Vilarinho e de Salamonde, o Parque Cerdeira reflete o meio ambiente onde se integra, apresentando-se distribuído por socalcos. Oferece alojamentos T1, T2 e T3, todos eles construídos com materiais da região.

Tel.: 253 351 005
E-mail info@parquecerdeira.com
www.parquecerdeira.com

CELORICO DE BASTO

CELORICO DE BASTO CAMPING

Os bungalows, de arquitetura futurista, são uma surpresa, a meio caminho entre Vila Real e Guimarães. Com muitas sombras, vários serviços e perto da praia fluvial do rio Freixieiro.
Tel.: 255 323 340
E-mail geral@celoricodebastocamping.com
www.celoricodebastocamping.com

ARELHO (LAGOA DE ÓBIDOS)

RIO DO PRADO

Aqui, a arquitectura, a sustentabilidade ambiental ou a agricultura biológica são apenas formas que nos convidam a espreitar um novo modo de vida, onde lazer não significa virar costas a conhecimento e onde viver a natureza não implica abdicar de conforto. Assim, para lá de suites que oferecem um maravilhoso pôr-de-sol e muitos outros mimos preparados para os clientes, o Rio do Prado apresenta-se como um centro ecológico em permanente inovação, com uma forte dimensão educativa e cultural. São quase 50 medidas que, de um modo integrado, afirmam um novo conceito de turismo na área do riquíssimo ecossistema da Lagoa de Óbidos e que podem ser agrupadas em sete eixos de sustentabilidade: Energia, Água, Resíduos, Mobilidade, Sensibilização Ambiental, Eco design e Agricultura de Baixo Carbono.
Tel: 262 959 623 | 966 850 212
E-mail info@riodoprado.pt
www.riodoprado.pt

A DOS CUNHADO (SANTA CRUZ)

AREIAS DO SEIXO

Um hotel de charme que convida a sonhar. Um sonho assente em estruturas de betão, madeira e vidro, abraçando com tal paixão a Natureza envolvente que somos absorvidos por esse estado de alma e por uma atmosfera verdadeiramente única (comprovada por quartos de cortar a respiração). Edificado numa área da Rede Natura 2000, o hotel traduz em actos a palavra sustentabilidade, desde logo através de um surpreendente eco clock, que contabiliza os gastos de água e energia do hotel, comparando-os com os valores do que é reaproveitado (a água gasta, por exemplo, é reaproveitada para descargas sanitárias ou para rega). O sistema de climatização geotérmico, em substituição do ar condicionado, é outro dos exemplos desta ligação quase umbilical à Natureza.

Tel.: 261 936 340
E-mail info@areiasdoseixo.com
www.areiasdoseixo.com

ARGANIL

YURT HOLIDAY PORTUGAL

A cerca de uma hora de distância de Coimbra, imagine um romântico yurt (tenda mongol) aninhado nas montanhas. Rodeado de oliveiras, vinhas e árvores de fruto, água vinda da nascente e energia solar. É esse o espírito do Yurt Holiday, que permite optar entre o Chestnut Tree Yurt, com capacidade para duas pessoas e a possibilidade de instalação de duas camas de criança, e o Apple Tree Yurt, preparado para receber até quatro pessoas e perfeita para famílias. O pequeno-almoço é, também ele, servido em estilo romântico e as bicicletas já estão incluídas no valor do alojamento.

Tel.: 235 208 562

E-mail yurtholidayportugal@gmail.com
www.yurtholidayportugal.com

TÁBUA

CANVAS MOON

Junto à Albufeira da Aguieira, o cenário foi pensado para casais que queiram relaxar longe do mundo (e com todo o estilo possível). À sua espera estão belíssimas tendas, que nos transportam para cenários cinematográficos.

Tel.: 962 144 018

E-mail enquiries@canvas-moon.com
www.canvas-moon.com

SERTÃ

LOBOS RETREAT

Ao contrário do que o nome possa sugerir, não tem de se preocupar com estes animais. O nome foi escolhido por um casal inglês em homenagem ao seu Husky, e à sua espera está um local só para si. Sim, só existe uma tenda yurt, para umas férias com real privacidade.
Tel.: 961 489 990
www.lobosretreat.com

GOUVEIA

VALE DO ROSSIM ECO RESORT

Há quem diga que a serra da Estrela tem outro encanto no Verão, e esta é uma forma completamente diferente de descobrir esses outros encantos. Todas as yurt estão equipadas com casa de banho privativa e salamandra, ideal para quando decidir voltar para ver a neve.
Tel.: 275 981 029
E-mail vrecoresort@gmail.com
www.valedorossimecoresort.com

ERICEIRA

ECOSOUND - ERICEIRA ECOLOGICAL RESORT

Local perfeito para quem quer desfrutar de umas férias ecológicas. Ficar alojado nos bungalows amigos do ambiente, construídos com produtos genuínos da Natureza, madeira e barro, ou mergulhar na piscina biológica são apenas dois de muitos pormenores de um espaço pensado ao pormenor.
Tel.: 261 866 858
E-mail info@ericeiraecosound.com
www.ericeiraecosound.com

ABRANTES

SEGREDOS DE ALDEIA

Bungalows estilizados e confortáveis com vista panorâmica para a Barragem de Castelo de Bode e a dois passos da praia fluvial de Aldeia do Mato. No Verão, o pequeno-almoço é servido no bar de praia.
Tel.: 241 105 809
E-mail segredosdealdeia.novaaventura@gmail.com
www.segredosdealdeia.pt

NAZARÉ

LANDS HOUSE BUNGALOWS

Localizado perto de diversas zonas de interesse, o Land’s House apresenta a particularidade de oferecer apartamentos de madeira (T1, T2, T3) pintados de branco, que fazem lembrar as vivendas ao estilo norte-americano e que surgem dispostos em redor das duas piscinas.
Tel.: 244 821 140
E-mail info@landshause.com
www.albitur.pt

SANTIAGO DO CACÉM

ECO SUITES RESORT

A poucos minutos da praia, perto da Reserva Natural da Lagoa de Santo André, em Santiago do Cacém, espera-o uma estada repleta de luxo e conforto. Todo o resort foi criado com a sustentabilidade e o meio envolvente em mente, para que quem ali fica se sinta em plena comunhão com a Natureza, seja enquanto passeia pelos sobreiros alentejanos, admira as estrelas à noite ou relaxa junto à piscina biológica. São várias as opções de alojamento. Pode optar entre as Eco-Suites e as Eco-Houses, ambas completamente equipadas, sendo que a House oferece ainda uma piscina para utilização exclusiva.
Tel.: 911 111 137
E-mail geral@ecosuitesresort.com
www.ecosuitesresort.com

 

ZAMBUJEIRA DO MAR

ZMAR ECOCAMPO

Apresentou-se como o primeiro parque de campismo de 5 estrelas em Portugal, mas será mais correcto chamar-lhe eco camping resort. São 81 hectares para desfrutar na Zambujeira do Mar, que permitem várias opções de alojamento: chalés, hotelmóvel, Zvillas e muito espaço para tendas e caravanas. A oferta do Zmar Eco Campo com pleta-se com uma zona de restauração, um parque aquático com uma piscina ao ar livre, uma piscina coberta com ondas e outra para crianças, um centro de bem-estar (com piscina, ginásio, balneários, hidromassagem, banhos turcos, salas de massagem rápida, centro médico e centro de lazer), um campo polidesportivo coberto, um parque infantil, uma quinta pedagógica com
vários animais e um observatório.

Tel.: 707 200 626
E-mail info@zmar.eu
www.zmar.eu

ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES)

FURNAS LAKE VILLAS

Cercado por exuberantes bosques, a poucos metros da famosa Lagoa das Furnas, encontramos este verdadeiro marco na arquitectura contemporânea da região, inserido na paisagem envolvente e capaz de, a partir de cada um dos dez apartamentos, oferecer vistas panorâmicas. Perfeitamente integrado
na Natureza, teve como inspiração as construções rurais locais de apoio à agricultura, os cafuões, onde a madeira é o elemento que prevalece.
Tel.: 296 584 107
E-mail reservas@furnaslakevillas.pt
www.furnaslakevillas.pt

SILVES

ECO LODGE BREJEIRA

Já imaginou dormir numa tenda mongol, numa antiga carrinha de bombeiros alemã dos anos 60 ou numa caravana cigana? Isso é possível no Eco Lodge Brejeira, um local onde se respira Natureza, imaginado por dois holandeses apaixonados por Portugal. Situado no coração do Algarve, a pouca distância da cidade de Silves e não muito longe do litoral e da bela serra de Monchique, tem ainda outras particularidades, como as casas de banho ao ar livre, funcionando através do sistema de compostagem, sem que isso belisque minimamente o conforto de quem deseja experimentar este surpreendente pequeno paraíso.
Tel.: 919 376 502
E-mail info@eco-lodgebrejeira.com
www.eco-lodgebrejeira.com

MONTE DA ESTRADA/RELÍQUIAS (ODEMIRA)

FIGUEIRINHA ECOTURISMO

Agricultura biológica, comércio justo, turismo ético, piscina biológica. A este leque de ofertas que o relacionam imediatamente com o meio ambiente, o Figueirinha aposta agora numa novíssima tenda para os amantes de glamping, que permite um contacto quase constante com a Natureza.

Tel.: 351 283 623 306
www.contra-a-corrente.pt

PALMELA

PARQUE VERDE VILLAGE

Em plena Costa Azul, a poucos minutos das praias da Arrábida, oferece infra-estruturas como ginásio, SPA e piscina e convida a ficar nos seus acolhedores bungalows, implantados em alvéolos de 100 metros quadrados.

Tel.: 212 108 999
E-mail info@parqueverde.pt
www.parqueverde.pt

 

TROVISCAIS (ODEMIRA)

PORTUGAL NATURE LODGE

Glamping na costa do Sudoeste Alentejano. Aqui pode optar entre uma Tipi Americana (tenda dos índios), uma Yurt, da Mongólia, ou uma Tenda Safari, da África do Sul, todas elas com casa de banho e cozinha no exterior e com terraço.
Tel.: 914 199 671
E-mail info@portugalnaturelodge.com
www.portugalnaturelodge.com

 

COMPORTA

COCOON ECO DESIGN LODGES

Situam-se na Herdade da Comporta, em perfeita harmonia com a Natureza e com a praia à porta, misturando arquitectura contemporânea, sustentabilidade, baixa densidade de ocupação e as melhores práticas ambientais.
Tel.: 915 900 059
E-mail info@cocoonlodges.com
www.cocoonlodges.com

TRÓIA

PESTANA TRÓIA ECO-RESORT & RESIDENCES

Um empreendimento de luxo, ecologicamente sustentável, para quem sonha viver ao lado do mar. Pode também alugar moradias exclusivas, que implicam uma estada mínima de sete noites em Julho e Agosto ou de duas noites no resto do ano.
Tel.: 210 417 081
E-mail pestanatroia@pestana.com
www.pestanatroia.com

DESCUBRA AINDA