Logo Sociedade Ponto Verde

ELECTRIC AVENUE
Electric Avenue
2015-08-20
Electric Avenue

Turismo Sustentável

 

Depois dos tuk tuk, muitos deles elétricos, Lisboa e Porto ganham novas propostas para turistas urbanos que respeitam o planeta.

 

Nos últimos dois anos, os tuk tuk tornaram-se numa das formas preferidas de os turistas conhecerem Lisboa e Porto. As opções sucederam-se, aparecendo algumas totalmente elétricas e amigas do ambiente, todas elas com um ponto em comum: os veículos são conduzidos por alguém que, em muitos dos casos, funciona como guia. 

 

Como seria de esperar, as alternativas começam a surgir, neste caso alternativas com base em veículos ZE (zero emissões), onde o cliente pode seguir uma rota GPS predefinida ou movimentar-se livremente pela cidade. A Plug4Drive, em Lisboa, e a Twizy Tours, no Porto, foram as primeiras a escolher os Renault Twizy para proporcionar uma nova forma de turismo. 

 

Por uma cidade mais limpa

 

Miguel Pires, responsável pela Plug4Drive, recorda que a empresa surgiu da vontade de criar um projeto na cidade de Lisboa que ligasse turismo, mobilidade e ecologia. “Após pesquisar e estudar outros projetos já existentes pela Europa fora, a escolha recaiu nestes pequenos veículos elétricos, que, pelo seu aspeto único e comportamento inovador, vieram juntar diversão aos nossos objetivos iniciais. Trata-se de veículos com uma condução simples e muito divertida, que, com a ajuda de um GPS, levam os dois ocupantes por ruas estreitas e escondidas, bem como locais interessantes e importantes da história de Lisboa e de Portugal.” 

 

Apesar de o projeto ser ainda relativamente recente, o balanço tem sido satisfatório e, de acordo com o responsável, a visibilidade seria bem maior não fosse a proliferação desmedida e desregrada de tuk tuk, à exceção dos elétricos. E este conceito elétrico é um dos que motiva os clientes da Plug4Drive. “Procuram-nos essencialmente por dois motivos: o espírito de aventura e descoberta que um veículo deste tipo desperta e o pensamento na mobilidade sustentável e ecológica, que permita a redução da nossa pegada ambiental. 

 

A nossa aposta incidiu em veículos que permitissem a descoberta da cidade e os seus pontos históricos de uma forma sustentável, associando lazer e diversão, ao mesmo tempo que abrem a porta à mobilidade do futuro, silenciosa e sem emissões.” 

 

Trezentos quilómetros a norte, Aida do Vale revela que a ideia de avançar para a E.funGPStours se relacionou, acima de tudo, com a criação do próprio posto de trabalho. “Após alguma pesquisa, chegámos a esta ideia de negócio. Simultaneamente, estava a ser desenvolvido em Paris a primeira empresa de Twizy Tours. É correto afirmar que a nível mundial somos os segundos a desenvolver as Twizy Tours.” 

 

A responsável apresenta a empresa como sendo ainda uma start-up e com elevada margem de crescimento numa área de mercado muito procurada por turistas. “O mercado nacional revela muito interesse e vontade de conduzir um carro elétrico, mas a nível internacional, nomeadamente dos países nórdicos, são muito atraídos por veículos ecofriendly e compreendem muito bem o conceito”, explica Aida, revelando que a escolha destes carros elétricos visou um produto em que o cliente tivesse total liberdade e, acima de tudo, que fosse único a nível geográfico. Sem esquecer, claro, que a possibilidade de “contribuir para a sustentabilidade, mobilidade e redução de CO2 na cidade do Porto foram fatores determinantes na hora de escolher um veículo elétrico”.

 

 

Propostas Elétricas

 

Opções pensadas para quem quer descobrir as cidades de forma ecológica

 

LISBOA

 

Lisboa Chique - viajar pelas zonas mais elegantes e sofisticadas de Lisboa, circulando entre lojas centenárias, marcas de luxo e o coração da noite lisboeta: o Bairro Alto

Lisboa Medieval - encontrar as origens de Lisboa, desde o tempo dos romanos até ao presente, sentindo o ambiente típico da música mais característica de Lisboa, o fado

Lisboa Imperial - para ver os monumentos mais emblemáticos de Lisboa, bem como o seu amor mais antigo, o rio Tejo

Lisboa do Século XXI - através das avenidas novas da Lisboa moderna conhecemos uma cidade virada para o futuro, nascida da exposição mundial Expo 98

 

PORTO

 

By the River Tour - dizem que é de Gaia que melhor se avista o Porto por isso aproveite as paisagens fantásticas que esta margem tem para lhe oferecer e visite uma das famosas caves do Vinho do Porto

Secret Streets Tour - explore o Porto profundo e descubra as ruas mais pitorescas da cidade

Essential Tour - descubra miradouros com paisagens de cortar a respiração e os segredos desta cidade

Full Experience Tour - prepare-se para descobrir uma cidade muito especial de forma ecológica e divertida

Twizy Experience - total autonomia para quem se considera um verdadeiro guia e já sabe aquilo que quer ver

DESCUBRA AINDA