Logo Sociedade Ponto Verde

A RECICLA VIROU MODA
A RECICLA virou moda
2011-09-01
A RECICLA virou moda

Impressa em papel reciclado com tintas ecológicas, a RECICLA está ainda mais amiga do ambiente. 
Graças a uma parceria com a Tela Bags, as sobras da revista transformam-se em acessórios de moda originais. 

Quando uma revista se torna mala, porta-moedas ou bloco de notas isso é sustentabilidade. E moda, sempre que às preocupações ecológicas se juntam cuidados estéticos. Graças a uma parceria entre a Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Tela Bags, a RECICLA é agora uma revista ainda mais sustentável. E bonita.

A celebração dos 15 anos da SPV foi o mote certo para a produção de uma linha de acessórios feitos a partir das sobras da revista, distribuída de três em três meses com o jornal Público. “Páginas cheias de imagens sustentáveis fazem das malas Tela Bags desta colecção peças ideais para pessoas que gostam de reflectir no que usam”, afirma Mário Raposo, Director de Marketing e Aderentes da SPV.

Há cinco anos que Helena Ferreira Pinto reaproveita produtos em fim de vida, prolongando-lhes a longevidade. E se no início as peças surgiam apenas a partir de telas de publicidade, hoje as matérias usadas são muito diversificadas, assim como os artigos a que dão forma. Por exemplo, a nova colecção de Inverno inclui modelos sui generis, feitos a partir de sobras de estofos de carros. Solução pioneira, que promete causar furor. Mas todos os acessórios têm em comum o conceito base da empresa Tela Bags: aproveitar materiais que, de outra forma, tinham o lixo como destino. Sobras de revistas, jornais e cartazes são usadas pela Tela Bags para produzir a linha Press. Excedente que também teria um final ecológico se fosse reciclado, mas é antes reutilizado, em nome dos três “R” – reduzir, reciclar, reutilizar.

 

Mínima pegada

“Propusemos fazer esta colecção RECICLA composta por três peças: um porta-moedas, o nosso modelo End, um notebook A5, e uma mala Eco Paper, mala saco”, descreve Helena Ferreira Pinto. Todo o trabalho é manual, realizado com minúcia e bom gosto. Aliás, critérios estéticos ditam a selecção das páginas da revista a usar na produção dos acessórios. “Pretendemos criar peças apelativas. Só criamos peças bonitas, que o consumidor final queira comprar e usar”, resume a mentora da Tela Bags. Em nome da produção consequente, social e ambientalmente. “O desperdício não é zero”, assume Helena Ferreira Pinto, mas pretende-se que seja mínimo, adaptando a produção à procura.

As preocupações ecológicas são uma constante nas produções Tela Bags. Como o papel não é um material muito resistente, é necessário aumentar a sua durabilidade. Para tal, e de modo a que as peças perdurem no tempo, o papel é “ensanduichado” entre uma camada de plástico transparente reciclável, por um lado, e telas de publicidade reutilizadas, por outro, elementos que conferem resistência e dão estrutura às peças. Antes dessa fase, já a equipa Tela Bags seleccionou as páginas mais atraentes da RECICLA, cortou-as e colou-as, definindo o painel que será usado nas malas, notebooks e porta-moedas. A concepção das peças termina na fábrica onde, após “ensanduichados”, os materiais são cortados à medida e cosidos. Seguem-se os acabamentos e o controlo de qualidade “rigoroso”, garante Helena Ferreira Pinto.

Tal como as outras colecções Tela Bags, também a da RECICLA se encontra à venda na loja online da marca (www.telabagsnetshop.net). Os parceiros SPV gozam de descontos especiais de lançamento. Afinal, um mundo mais verde constrói-se através de várias atitudes. “Reutilizar é um dos três “R”, base de um comportamento sustentável, a par da redução e reciclagem. A marca Tela Bags partilha com a SPV os valores de contribuição para um mundo melhor, mais positivo e, por que não? Com design e bom gosto”, caracteriza Mário Raposo. Sustentabilidade a tiracolo.

 

 

1- O processo criativo começa no showroom da Tela Bags, em Lisboa, onde são analisadas as sobras das edições RECICLA e seleccionadas quais as páginas mais apelativas para usar nas peças.

 

2- Escolhidas as páginas, segue-se o corte das mesmas. Próxima etapa? Composição das páginas que darão forma aos modelos da colecção RECICLA, coladas de forma minuciosa e com bom gosto. Um molde ajuda a visualizar o grafismo final das peças.

3- Já na fábrica, em Almada, é recortado o plástico transparente reciclável que envolverá as páginas da RECICLA, aumentando a durabilidade do material. A linha Press da Tela Bags, que reaproveita jornais, revistas e cartazes de mupis, resulta de uma “sanduíche” que une as folhas de papel, o plástico e a tela reciclada. Após esta reunião de elementos entra em acção o cortante, barra metálica que dita a medida dos materiais que dão forma às peças.

 

4- Unidos e cortados segundo o molde, estes materiais são cosidos nas máquinas. É então colocado o viés – de cor verde, ou não fosse essa a tonalidade da SPV – e a peça é sujeita a controlo de qualidade. E está pronta a ser usada! 

 

Campanha de lançamento

 

A Colecção RECICLA da Tela Bags pode ser adquirida na loja online da marca (www.telabagsnetshop.net). Por ocasião do lançamento, são praticados preços especiais para parceiros da SPV. Para beneficiar de 20% de desconto sobre o preço de tabela, os leitores da RECICLA devem aceder ao site, consultar os modelos e inserir o código “Sociedade Ponto Verde”. Com esta promoção, o porta-moedas custa 4,80 euros, o notebook 16 euros e a mala 24 euros. 

DESCUBRA AINDA