Logo Sociedade Ponto Verde

COM TRÊS LETRINHAS APENAS SE ESCREVE...
Com três letrinhas apenas se escreve...
2015-10-29
Com três letrinhas apenas se escreve...

UOU

 

Dois empreendedores, Isa Silva e Hugo Teixeira, criaram o UOU, um veículo que vai revolucionar as smart cities do futuro. Muito em breve a circular pelas ruas das cidades portuguesas.

 

Diz quem já o conduziu que a experiência é única e a sensação é a de estar dentro de uma “bolha”, com vista panorâmica a 360 graus. Chama-se UOU, é português de corpo e alma e pensado desde o primeiro segundo para se deslocar nas smart cities, as tão anunciadas cidades do futuro.

 

Apesar da utilização do verbo conduzir, não estamos a falar de um automóvel convencional, mas sim de um veículo 100% elétrico, na vanguarda da mobilidade contemporânea, com um sistema de microgeração de energia, projetado para o meio urbano.

 

Criado no Instituto de Inovação e Tecnologia, em Santa Maria da Feira, pela dupla de empreendedores Isa Silva e Hugo Teixeira, o UOU surge como uma resposta às problemáticas associadas à mobilidade e proteção do ambiente, traduzindo-se num produto ecológico, ideal para uma utilização cosmopolita e como complemento das redes de transportes públicos, sem privar o utilizador do conforto de uma viatura individual.

 

Ela designer e formada em Arte e Multimédia, ele formado em Economia, Isa Silva e Hugo Teixeira decidiram desenhar um veículo elétrico para a empresa de percursos turísticos que sonhavam criar na cidade do Porto. Por falta de soluções no mercado, lançaram-se então na criação do seu próprio veículo não poluente e com pequenas dimensões, para ter mais facilidade em deslocar-se numa grande cidade, e que tivesse um aspeto muito atraente, contam os CEO da empresa, que querem comercializar o UOU a partir de agosto de 2015, “com o mercado a mostrar-se bastante recetivo”.

 

Além disso, revelam, “quisemos também ter um veículo capaz de produzir energia enquanto percorresse os seus trajetos”. E assim foi: o UOU está equipado com um sistema de steps (pedais, como o travão e o acelerador) que acionam um sistema de microgeração de energia.

 

Na prática, diz Hugo Teixeira, o UOU é um veículo de condução simples e são as baterias, carregadas em tomadas convencionais (como as lá de casa, por exemplo), que dão energia ao motor 100% elétrico. Utilizando o sistema de steps, o condutor contribui também para o carregamento das mesmas baterias, que depois alimentam todos os componentes elétricos do veículo. “A forma com o nosso veículo gera energia é inovadora. O UOU permite ao utilizador ter um papel ativo na produção de energia”, diz o empreendedor. Tudo isto “sem emissões de dióxido de carbono para a atmosfera”. O UOU é constituído principalmente por materiais como a fibra de vidro, componentes em borracha e metal, enquanto as baterias são cíclicas de gel, portanto “a sua pegada ambiental é muito inferior”.

 

A pensar nas grandes cidades do futuro, que terão necessariamente que se preocupar com os problemas ambientais de poluição nos centros urbanos e a sua redução a todo o custo, Hugo Teixeira diz que “o UOU chegou no tempo certo, num contexto em que as grandes metrópoles anseiam por novas soluções de mobilidade simples, práticas, económicas e sustentáveis”. Para ir ainda mais além, a dupla de empreendedores está a desenvolver a ideia de tornar o UOU num smart vehicle, com dispositivos equipados com aplicações eletrónicas e automáticas capazes de fornecer ao condutor informações úteis e em tempo real. 

DESCUBRA AINDA