Logo Sociedade Ponto Verde

A CAPITAL EUROPEIA DO SURF
A capital europeia do surf
2017-04-20
A capital europeia do surf

A pouco mais de três quilómetros a norte da Ericeira, a praia de Ribeira de Ilhas fica num vale de grande beleza natural, junto à foz do pequeno curso de água que lhe dá o nome. Devido à qualidade das suas ondas, perfeitas quando o vento sopra de este, formando tubos de grande duração, é considerada uma das melhores praias da Europa para a prática de surf e bodyboard. Foi só a partir de 1985, quando pela primeira vez recebeu uma etapa do Campeonato Mundial de Surf (WQS), que se tornou famosa além-fronteiras. Antes era apenas frequentada pela comunidade local de surfistas, pioneiros da modalidade em Portugal. Hoje é a praia mais emblemática da Ericeira.

 

Num pequeno troço de costa com pouco mais de três quilómetros podem ser encontradas ondas perfeitas tanto para iniciantes como para surfistas mais experientes. Foram estas as razões, aliadas à riqueza ambiental e à importância na história da modalidade, que levaram a organização World Surfing Reserve a eleger, em 2011, a Ericeira como a primeira Reserva Mundial de Surf na Europa, juntando-se assim a Santa Cruz e Malibu (Estados Unidos), Gold Coast e Manly Beach (Austrália), Huanchaco (Peru), Bahia de Todos os Santos (México) e Punta de Lobos (Chile) no restrito grupo de praias reconhecidas com este estatuto.

 

Ao todo, na Ericeira foram sete os locais abrangidos por esta classificação: Ribeira de Ilhas, São Lourenço, Crazy Left, Cave, Reef, Empa e Coxos. Proteção, preservação e sustentabilidade são os valores da Reserva Mundial de Surf. Um dos locais obrigatórios para quem quiser partir à descoberta de todo este território é o novo Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, inaugurado em junho do ano passado no posto de turismo da vila. No centro da sala, uma enorme maqueta topográfica a representar a costa destaca, com pontos de luz, os nomes das sete ondas que valeram à Ericeira a distinção de Reserva Mundial de Surf.

 

A experiência é totalmente interativa, com os visitantes a serem convidados a tocar no ecrã tátil que projeta sobre a maqueta uma imagem em video mapping com diversas informações sobre as diferentes ondas. Fica-se a saber que nem todas as ondas correspondem a uma praia, como a Reef e a Cave, que quebram sobre um fundo de recife e portanto são locais apenas aconselháveis a surfistas experientes. Mas a variedade e a excelência das ondas não foram os únicos critérios tidos em conta no reconhecimento desta região como Reserva Mundial de Surf. É também importante “preservar e proteger”, e por isso também são aqui mostradas as espécies marinhas que habitam o fundo do mar ou as plantas invasoras da costa, numa informação complementada nos tablets dispostos à volta da maqueta, onde o visitante pode aceder a diversos vídeos e entrevistas.

 

O projeto do Centro de Interpretação foi criado por uma equipa de 20 criativos da Experimentadesign e incluiu a requalificação de todo o edifício, bem como uma original mensagem de alerta para a proteção dos oceanos, com a escultura de um enorme tubarão pendurada no teto, feita pela Skeleton Sea, um projeto de três surfistas que se dedicam a fazer arte com o lixo retirado do oceano. 


SÃO LOURENÇO 
Na foz da ribeira de São Lourenço, é bastante conhecida pela “onda de São Lourenço”, uma onda rápida e com grande massa de água, formada a uma distância considerável da beira- -mar, que permite longas surfadas. 


COXOS 
Uma clássica configuração de pointbreak, com a própria rebentação a acompanhar o contorno da costa do início ao fim. É uma onda potente, com diferentes secções, que funciona com várias direções de ondulação e proporciona tubos com vários segundos de duração. 


CRAZY LEFT 
Fica no lado sul da baía dos Coxos e apresenta uma onda rápida e tubular, que rebenta sobre uma parede de pedra. Por esta mesma razão, a melhor altura para a surfar é durante a meia maré enchente. 


CAVE 
A sul da baía dos Dois Irmãos, apresenta uma onda direita tubular muito poderosa, que só começou a ser surfada recentemente, ganhando grande fama devido aos perigos que envolve. Apenas aconselhada a surfistas muito experientes. 


RIBEIRA DE ILHAS 
Na praia mais conhecida da Reserva, as ondulações de W/ NO proporcionam direitas de até 200 metros de comprimento. É uma onda muito valiosa e competitiva, que permite os mais diferentes níveis de abordagem dos surfistas. REEF Junto à praia da Empa, com a qual faz fronteira por uma pequena falésia, cria-se esta direita, formada a partir de uma placa de recife muito plana. Regular e perigosa, é apenas aconselhável a surfistas com elevada experiência. 


EMPA OU PEDRA BRANCA 
Deve o seu nome a uma pedra submersa, de tom mais claro, localizada exatamente na zona onde as ondas são apanhadas. Apresenta uma esquerda muito rápida de fundo de recife, que fica exposto durante a maré baixa.
 

DESCUBRA AINDA