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O SEGREDO ESTÁ NAS BOTAS
O segredo está nas botas
2016-07-28
O segredo está nas botas


Apesar do design moderno, a história que inspirou a criação da marca Green Boots não é recente. Esta empresa de Leiria recuperou as botas de trabalho típicas dos anos 50 do século XX com o intuito de continuar uma tradição bem portuguesa. À história do calçado português decidiram acrescentar outro elemento: a sustentabilidade. Este passo foi dado de forma natural, como conta Pedro Rente Lourenço, fundador e gestor de inovação da Green Boots, à Recicla: “Cruzámo nos, um pouco por acaso, com esta indústria, e a vontade de trabalhá-la foi quase imediata.” Respeitando os métodos tradicionais da produção de calçado, com a qualidade associada, e pretendendo reconhecer os artesãos que se dedicam de geração em geração a esta profissão, a Green Boots vai ainda mais além. A sustentabilidade e a opção por estratégias amigas do ambiente foi uma preferência quase obrigatória.

 


“Todos devemos ter um papel ativo na proteção do ambiente, e por isso empregamos materiais reciclados no processo de produção”, referiu à Recicla o responsável desta empresa. Além da tradição, a sustentabilidade ambiental é um dos temas onde a empresa pretende mesmo manter uma participação ativa, através da pedagogia: “Não é por um produto ser reciclado que a qualidade será menor. No caso das solas em pneu reciclado, a qualidade e o conforto aumentam consideravelmente. No limite, as botas podem durar uma vida.”

 


O processo de produção das Green Boots é assim composto por vários materiais reciclados, como a corticite e o pneu reciclado. “Utilizamos peles tratadas sem recurso a alguns químicos nocivos, como é o caso do crómio”, acrescenta o empreendedor. E a cadeia de valor da sustentabilidade aumenta quando existe uma preferência por produtos locais, regionais e nacionais. “Tanto quanto possível, a Green Boots é orgulhosamente 100% portuguesa”, comenta Pedro Rente Lourenço, sublinhando que adquirir produtos ecológicos já não é um estigma e os produtos da Green Boots são uma prova disso.

 

A parceria com Joana Vasconcelos

 

Pedro Rente Lourenço reconhece que a aceitação tem sido boa e acredita que existe já um carinho pela marca, devido aos “valores que defendemos e por nos assumirmos como orgulhosamente portugueses”. O empreendedor admite ainda que estar presente em mais de 40 retalhistas a nível nacional e estar a ganhar força na exportação das Green Boots para a Europa são fatores que podem ajudar a medir o nível de trabalho e empenho da marca. A parceria com a artista plástica Joana Vasconcelos resultou deste mesmo empenho. “Poder trabalhar com uma artista de renome, com provas dadas na sua área, foi um orgulho e um prazer. O modelo Joana Vasconcelos fez furor junto do público”, conta. A ideia surgiu depois de um contacto direto com a artista e resultou numa bota única, desenhada a laser pela própria Joana Vasconcelos. O modelo pertence a uma edição limitada de 599 pares, em alusão aos 599 anos dos Descobrimentos Portugueses. 

 


Para o futuro, Pedro Rente Lourenço espera continuar a reforçar a internacionalização da marca, através do conceito e do fascínio pela aliança entre a herança deixada pelos artesãos sapateiros e a modernidade, acrescentada pelo conceito da sustentabilidade. “Queremos levar este espírito a mais sítios, atingir mais pessoas e apaixoná-las pelo mesmo conceito que nos continua a fascinar todos os dias”, afirma.
Continuar a inovar mantendo as raízes do projeto e continuar a trabalhar nos valores e história da marca é igualmente um dos intuitos deste empresário.
 

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