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O ELÉTRICO MAIS DESEJADO
O elétrico mais desejado
2016-07-29
O elétrico mais desejado

Nunca um automóvel elétrico mereceu tanta atenção. Com um design moderno, o Model 3, da Tesla, é o primeiro veículo do seu género verdadeiramente pensado para o grande público e para a produção em massa. Apresentado ao mundo a 31 de março de 2016, nos Estados Unidos, apenas duas semanas depois, em meados de abril, as pré-reservas para este automóvel estavam prestes a atingir o número recorde de 400 mil, mesmo sendo necessário fazer a reserva com um sinal reembolsável de mil dólares (aproximadamente 886 euros).

 

Elon Musk, CEO da Tesla, assegura que a produção deste veículo é bastante importante para o futuro do mundo e do ambiente, dando como exemplo os níveis elevados de concentração de dióxido de carbono e o aumento da temperatura a nível global atribuída às emissões de gases dos carros com motor a gasolina ou gasóleo. O início da produção está previsto para o próximo ano, com entregas estimadas apenas para o final de 2017. O preço inicial ronda os 35 mil dólares – cerca de 31 mil euros –, tornando o Model 3 no automóvel elétrico mais acessível de sempre. Já a autonomia pode chegar a 346 km, oferecendo ao condutor maior liberdade para viajar. Também aqui o Model 3 bate recordes: é o primeiro carro elétrico a possuir uma autonomia superior a uma viagem tradicional de automóvel entre Lisboa e Porto.

 

De acordo com as informações divulgadas pela marca, o Model 3 pode ir dos 0 aos 100 km/h em apenas seis segundos, características que o tornam um concorrente direto de modelos com motor a combustível fóssil, como o BMW Série 3, o Audi A4 e o Mercedes Classe C. Este modelo pode ser encomendado nas cores vermelho, cinza e preto e tem ainda espaço para cinco pessoas, devido à maximização do espaço interior. 


Um passo à frente na sustentabilidade


Além do preço, o Model 3 surpreende também pela tecnologia de piloto automático, que irá passar a estar presente em todos os automóveis da marca. Para conseguir manter a segurança, a Tesla desenvolveu esta tecnologia, que pretende utilizar câmaras, radares, sensores e dados de navegação para guiar automaticamente o veículo pela estrada, mudar de faixa apenas com um toque no indicador de mudança de direção e ajustar a velocidade em resposta ao trânsito.

 

O modo de “supercarregamento” do Model 3 tem sido igualmente um fator de espanto, já que tem a capacidade de carregar 120 quilowatts (metade da capacidade total da bateria) em cerca de 30 minutos. Esta inovação permite uma maior autonomia em viagem. Além disso, a Tesla vai também aumentar o número de postos de carregamento para carros elétricos a nível mundial, principalmente em zonas estratégicas, como centros comerciais, hotéis, restaurantes e resorts.

 

A criação deste modelo revela a aposta contínua da marca na produção de automóveis mais amigos do ambiente. A empresa utiliza baterias de lítio tradicionalmente incorporadas em computadores portáteis e outros produtos electrónicos, o que permite que sejam menos pesadas e mais económicas em termos de produção do que as habitualmente utilizadas nos veículos elétricos. As baterias mais leves da Tesla permitem atingir velocidades superiores às verificadas em carros elétricos de outras marcas. Nos últimos 12 anos, a empresa apostou forte no seu Departamento de Investigação e Desenvolvimento para conseguir atingir o objetivo a que se propôs: vender 500 mil automóveis elétricos por ano. Tendo em conta o número de reservas, o novo Model 3 está no bom caminho para superar estas expectativas. Desde 2008, a empresa norte-americana vendeu cerca de 125 mil automóveis elétricos a nível mundial, sendo o modelo S o mais procurado. Com um preço mais baixo, este Model 3 torna-se acessível a um maior número de pessoas, ao contrário do que acontecia até agora. Com isto, o visionário CEO da Tesla, Elon Musk, espera acelerar a transição para uma maior sustentabilidade nos transportes.

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