Logo Sociedade Ponto Verde

Home > Notícias > Ecopontos inclusivos em exposição no Norteshopping
Ecopontos inclusivos em exposição no Norteshopping
2013-07-18
Ecopontos inclusivos em exposição no Norteshopping

Transformar ecopontos em peças inclusivas e amigas de cidadãos portadores de deficiências é o mote da exposição que estará patente no Norteshopping, em Matosinhos, a partir de 19 de Julho.

 

Os projetos em exposição resultam do “Concurso de Concepção de equipamentos de Recolha Seletiva de Resíduos Acessível para Todos (Projeto R+) e Acessibilidades no Espaço Público”, lançado pela Lipor no ano passado e que contou com o apoio de várias entidades, nomeadamente a Sociedade Ponto Verde. O concurso teve como objetivo estudar as condições associadas à deposição seletiva de resíduos por parte das pessoas com deficiência ou incapacidade, proporcionando-lhes as condições que lhes permitam, dentro das suas atividades quotidianas, participar na separação dos materiais para reciclagem.

 

Na cerimónia de inauguração da exposição, que decorrerá no dia 19 de Julho pelas 15h00, estarão presentes o presidente do Conselho de Administração da Lipor, José Macedo Vieira, e o Director de Marketing e Aderentes da Sociedade Ponto Verde, Mário Raposo.

 

No mesmo dia serão também entregues os prémios aos vencedores do concurso.

 

Projetos vencedores:

1º classificado: Friendly Invaders – proposta coordenada por Hélio Simão Martins e Sá

2º classificado: Eclo – proposta coordenada por Diogo Fula

3º classificado: proposta coordenada por Bruno Filipe Rêgo

Menção honrosa: proposta coordenada por Tiago Jorge Andrade Santos

 

A exposição poderá ser vista no NorteShopping, em Matosinhos, até ao dia 29 de Julho.

 

«Mais do que locais para a deposição de resíduos de embalagens, os ecopontos devem ter também um caráter inclusivo e educativo. O projecto R+ pretendeu criar condições para que todos, sem excepção, possam contribuir para a reciclagem em Portugal», refere Luís Veiga Martins, director-geral da Sociedade Ponto Verde.

Os resultados de 2013 revelam um aumento considerável ao nível da recolha seletiva multimaterial no Concelho da Maia. O ecoponto amarelo foi o que mais cresceu com o contributo do projeto “Ecoponto em Casa”, promovido pela Maiambiente e que conta com o apoio da Lipor e da Sociedade Ponto Verde. 

A SPV lança um projeto de sensibilização de âmbito nacional em mais de 200 concelhos. A ação, que será coordenada com Municípios e os Sistemas Municipais, contempla a entrega de mais de 340 mil ecopontos domésticos (ecobags).

O prémio, inserido na 6ª edição do Green Project Awards, pretende incentivar a publicação de obras ainda não publicadas, que privilegiem as temáticas do ambiente e do desenvolvimento sustentável. 

A Sociedade Ponto Verde assinala 17 anos de atividade. Durante este período, foram enviadas para reciclagem perto de 6 milhões de toneladas de resíduos de embalagens.