Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde e Beta-i juntas pela inovação na gestão de resíduos
Sociedade Ponto Verde e Beta-i juntas pela inovação na gestão de resíduos
2024-02-21
Sociedade Ponto Verde e Beta-i juntas pela inovação na gestão de resíduos

A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a consultora de inovação colaborativa Beta-i juntaram-se no Showcase Day do Re_Source, programa de inovação aberta que tem como objetivo promover a economia circular e a disrupção digital na reciclagem de resíduos. 


À fase final do programa chegaram 12 projetos-piloto que procuram soluções para resolver desafios relacionados com a mudança de comportamento do consumidor, aumento da circularidade e digitalização das embalagens, transparência e rastreabilidade dos materiais embalados, sistemas de recolha eficientes e com baixo-carbono e tecnologias avançadas de recolha e triagem de resíduos, aplicando os princípios da economia circular. 


Entre as ideias desenvolvidas, encontra-se um projeto que pretende estudar os comportamentos de estudantes universitários na produção e descarte de resíduos, alimentando um conjunto de incentivos à adoção de novos comportamentos. Numa outra vertente, surge um projeto-piloto que está a desenvolver uma ferramenta de inteligência artificial,  que permitirá otimizar a colocação de novos ecopontos.


Com a tecnologia no cerne de muitos dos projetos finais, há também uma proposta que recorre à robótica, permitindo a incorporação de tecnologias avançadas de separação e reciclagem, inovando o processo de triagem dos resíduos. Na área das embalagens circulares, surge um projeto que pretende usar inteligência artificial e machine learning para acelerar o desenvolvimento de um material de base biológica e compostável, para aplicação em embalagens biodegradáveis.


Neste evento que assinalou o fim da 3.ª edição deste programa, a SPV e a Beta-i juntaram vários players do setor, com o intuito de dinamizar a colaboração entre parceiros e demais entidades, desde produtores e distribuidores a organizações responsáveis pela gestão de resíduos, nomeadamente Algar, CENTIMFE, Ecox, Gesamb, L'Oreal, Silvex, Sumol+Compal, Universidade Nova, Valorlis e Veolia.


“O Re_Source tem vindo a demonstrar, edição após edição, que a indústria da reciclagem e dos resíduos de embalagens desempenha um papel fundamental na sociedade. É fulcral procurarmos soluções inovadoras para este setor, que ajudem a promover a economia circular através da colaboração entre todos os stakeholders, criando um ecossistema mais resiliente. Este é o momento de celebrar a inovação colaborativa entre parceiros nacionais e empreendedores internacionais, enquanto deixamos as sementes para replicar estas soluções práticas noutros atores do ecossistema, capazes de resolver problemas reais para a cadeia de valor da reciclagem e gestão de resíduos”, explica Diogo Teixeira, CEO da Beta-i.


“Foi muito gratificante ver que esta edição do Re_Source captou mais candidaturas do que as anteriores. Isso significa que é um programa que está a ter cada vez mais receptividade e atratividade junto das startups e dos empreendedores, que se juntam estrategicamente aos parceiros da Sociedade Ponto Verde. De facto, só trabalhando num regime colaborativo conseguimos encontrar novas soluções baseadas na inovação e na tecnologia, que vão trazer mais valor para o setor da gestão de resíduos e, em particular, para a gestão de embalagens”, diz Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.


Com um investimento total de quase um milhão de euros no desenvolvimento de pilotos em três edições, o Re_Source soma 39 parceiros, 403 candidaturas de 49 países e 20      projetos-piloto, que unem esforços na procura de soluções para promover a sustentabilidade da gestão de resíduos.


Nas últimas duas edições, o Re_Source desenvolveu nove projetos-piloto que fizeram frente a desafios como aumentar a eficiência da recolha e triagem dos resíduos, com o aumento da recolha de alumínio, plástico, papel e vidro do canal HORECA através da digitalização. 


Website do Re_Source: https://resource-innovation.com/ 

DESCUBRA AINDA