Logo Sociedade Ponto Verde

DE MÃO EM MÃO
De mão em mão
2012-09-30
De mão em mão

Livros, cd, roupa… tudo se troca no Troca-te!, promovido pelas amigas Teresa Simões e Adriana Fernandes. A ideia surgiu quando Teresa regressou da Alemanha, onde teve contacto com um estilo de vida assente em mercados de artigos em segunda mão e sites de trocas. “Através de um sistema de senhas é eliminada a negociação na troca”, diz Teresa Simões.

 

As pessoas levam artigos de casa em bom estado e recebem uma senha com o número equivalente de produtos que podem trocar, até um valor máximo pré-definido. Na primeira edição contaram com 20 pessoas e na quinta 130. Sugestões para novas edições não faltam. As duas amigas, que desenvolvem estas accções de forma voluntária, estão a estabelecer parcerias com autarquias e outras entidades para replicar o evento noutras cidades, além de Lisboa.     

  

É também na capital, na Lx Factory, que decorre ao Domingo o Lx Market. Mercado de rua, tem uma vasta oferta: “Roupa em segunda mão, roupa nova e acessórios, artigos vintage, decoração, antiguidades, cerâmica, livros, ilustrações, quadros e também produtos artesanais feitos pelos próprios vendedores….”, enumera Teresa Lacerda, coordenadora deste encontro, que reapareceu há seis meses com nova organização.

 

“Segunda mão de primeira” é o mote deste encontro. “Comprar em segunda mão é mais barato, mas para além desta razão óbvia e muito atraente, temos ainda o prazer de descobrir uma peça que já não se encontra em lado algum, a edição antiga de um livro, o disco vinil que sempre se quis ter”.

 

Prazer que A Outra Face da Lua, também em Lisboa, oferece aos apaixonados por moda. “Na Baixa vendemos mais roupa dos anos 70 e 80, mas também alguma dos anos 90. Na loja da Almirante Reis vendemos roupa usada, mas actual, fundamentalmente marcas como G-Star, Levi’s, Boss, etc.”, diferencia Carla Belchior, mentora dete conceito. “Nota-se maior disponibilidade de pessoas mais jovens para vestirem roupa em segunda mão, mas há muitos idosos que sabem reconhecer a qualidade dos materiais da roupa mais antiga”, diz. Preparado para mudar hábitos de consumo?

 

Fotos: AFFP

DESCUBRA AINDA