Logo Sociedade Ponto Verde

FAÇA AS MALAS, NÃO POLUIÇÃO
Faça as malas, não poluição
2012-09-30
Faça as malas, não poluição

Voos low-cost, promoções last-minute, pacotes de férias à medida de cada um: viajar nunca foi tão simples. No ano passado 980 mil pessoas visitaram países estrangeiros, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), valor que este ano deve atingir o record de mil milhões. Mas viajar tem impacto no planeta: estima-se que o turismo cause 5% das emissões globais de CO2. Por outro lado, é também motor de crescimento de zonas menos desenvolvidas. Então, como escolher um destino de férias?

 

Distância percorrida, duração da estadia, alojamento e actividades praticadas são factores que determinam a pegada ecológica de dias de lazer e descoberta. Um viajante que se desloque da Europa à Tailândia para 14 dias de férias é responsável por 2,4 toneladas de CO2, enquanto se optar por um “fly-cruise (viagem de cruzeiro que inclui voo) da Holanda para a Antárctida esse valor ascende a 9 toneladas de CO2.


Na hora de reservar alojamento, além do conforto e da localização é importante atentar na política ambiental adoptada pela unidade hoteleira. Distinções como Certificado Carbono Zero® ou certificação 100R®, da Sociedade Ponto Verde, provam o cumprimento de determinados cuidados ambientais no dia-a-dia do hotel ou resort. Sempre que possível deve-se optar pelo uso de transportes públicos, andar a pé ou de bicicleta. As viagens de avião são muito poluentes, mas por vezes são a única opção. Então, para minimizar o impacto, é possível compensar a pegada carbónica através da aquisição de créditos. Nem os momentos de lazer são inofensivos: é fundamental respeitar as normas de visita de parques e reservas naturais, e recorrer a empresas certificadas para a realização de mergulho ou whalewatching. Quanto à preservação do planeta, todos os cuidados são poucos.

 

Fotos: Thinstock e cedidas

DESCUBRA AINDA