Logo Sociedade Ponto Verde

BIOLÓGICOS À PORTA DE CASA
Biológicos à porta de casa
2015-10-15
Biológicos à porta de casa

Cabazes de Legumes

 

Para quem quer consumir produtos provenientes de uma agricultura local e sustentável existem vários cabazes de legumes e frutas com certificação biológica que podem ser entregues em casa ou no trabalho. É só escolher! 

 

 

Quinta do Arneiro | Biológico com amor

 

“Entregamos cabazes biológicos ao domicílio.” Esta é promessa da Quinta do Arneiro, que, no entanto, se define como “muito mais do que a entrega de cabazes de fruta e legumes ao domicílio. Acima de tudo, somos uma quinta biológica situada no concelho de Mafra, onde produzimos um sem-número de produtos hortícolas em modo de produção biológico certificado”, explica Luísa Almeida, uma das responsáveis pelo projeto, que fornece também lojas biológicas, escolas e restaurantes.

 

Além da produção própria na quinta (no que diz respeito à maioria dos produtos hortícolas e frutícolas), trabalham também com produtos locais e alguns nacionais, todos eles igualmente com certificação biológica. A entidade certificadora da Quinta do Arneiro é a SATIVA.

 

Na família desde 1967, foi apenas passados 40 anos que a Quinta do Arneiro entrou numa nova fase, em 2007, iniciando a certificação do primeiro hectare de hortícolas em modo de produção biológico. “Somos produtores. A maior parte dos produtos que vendemos somos nós que os semeamos, plantamos, alimentamos, cuidamos e colhemos. Sabemos a história dos legumes que chegam a sua casa”, relata Luísa. Sobre esta moda dos cabazes de legumes entregues ao domicílio, espera que “seja algo para ficar, dado que, desde que sejam produtos biológicos, estamos a promover saúde. Nada melhor de que uma moda como esta”. Quanto aos clientes, “na sua maioria vivem na cidade e procuram produtos de qualidade e que lhes façam bem”.

 

A Quinta do Arneiro marca ainda presença semanal, aos sábados, nos Mercados Biológicos do Príncipe Real, do Campo Pequeno e de Cascais.

 

 

Belong | Biológicos desde o primeiro minuto

 

Quando Pedro Franca Pinto decidiu lançar a marca Belong, em 2012, um dos seus principais objetivos era, desde logo, a criação de uma horta biológica e de um restaurante com receitas elaboradas com produtos dessa mesma horta, entre outros projetos. Em 2014 iniciou-se então a distribuição de cabazes de produtos biológicos na região da Grande Lisboa.

 

“O mercado dos produtos biológicos necessita de mais oferta, para beneficiarmos a economia local e os clientes com produtos de maior qualidade nutritiva e de sabor (para além dos benefícios para a saúde decorrentes do consumo de produtos biológicos). Há espaço para mais oferta de produtores e distribuidores de produtos biológicos”, defende Pedro Franca Pinto. Rejeita o rótulo de “moda dos cabazes” e sublinha que “é uma tendência que já se instalou há alguns anos nalgumas cidades do mundo, nomeadamente Nova Iorque e Londres.

 

Desde a sua criação, a marca Belong já evoluiu muito e conta agora com produção própria, fornecendo também diretamente alguns restaurantes com os seus produtos biológicos certificados de Aveiras de Cima. A somar às receitas da chef Mafalda Rodrigues de Almeida que já acompanham os cabazes todas as semanas, na calha está ainda o sonho de lançar um projeto de produção biológica comunitária, em que é dada aos clientes a oportunidade de participarem na produção dos hortícolas, escolhendo o tipo de hortícolas a plantar, conhecendo todos os passos necessários à produção e recebendo o resultado da produção semanalmente.

 

“Vamos permitir que os nossos clientes sejam agricultores de sofá!”, sonha o empreendedor. Para já, os clientes têm preocupações de sustentabilidade, de apoio à economia local, de saúde (própria e dos filhos) e uma vontade enorme de voltarem a consumir produtos da terra autênticos. Com sabor e aromas autênticos.

 

 

Horta à Porta | A norte também há legumes biológicos

 

A garantia é dada pela Horta à Porta, de Gonçalo Magalhães Couto, que existe desde 2003 e é uma empresa certificada de distribuição e entrega ao domicílio de produtos de agricultura biológica com certificação da Sativa.

 

Uma referência da agricultura biológica a Norte, a Horta à Porta distribui produtos provenientes de produtores também obrigatoriamente certificados das Zonas Norte e Centro, como Trás-os-Montes, Celorico de Basto, Famalicão, Vagos, S. Pedro do Sul, Lourinhã, entre outras. Sobre o princípio da produção biológica, a Horta à Porta diz que passa por “estabelecer o equilíbrio da Natureza, tirando o melhor partido do que ela mesma nos fornece. Depois de muitas décadas de intensificação agrícola, com importantes prejuízos ambientais, a agricultura biológica tenta ser uma aproximação da agricultura à ecologia, procurando aliar tecnologias modernas com práticas de agricultura sustentável, não poluente, de base ecológica”, defendem.

 

Todas as semanas, a concentração dos produtos biológicos é feita no Porto e os cabazes contêm uma variedade de produtos da época e são pensados de modo a conter ingredientes para confecionar sopas, saladas frescas e outras refeições de legumes. 

 

DESCUBRA AINDA