Logo Sociedade Ponto Verde

ECO-CHEFS
Eco-chefs
2015-12-30
Eco-chefs

Crianças ao serviço da sustentabilidade ambiental.

Conheça em pormenor o projeto criado para os mais novos pela Associação Vitamimos.

 

Missões para cumprir

 

O Projeto Eco-Chefs destina-se a sensibilizar os alunos do ensino básico para a importância de fazer escolhas mais saudáveis e simultaneamente agir de forma a proteger o ambiente. O tema central do projeto é a promoção da alimentação saudável, associada à educação para o consumo e à promoção de condutas que contribuam para a sustentabilidade ambiental. Aplicado já em várias escolas do concelho de Cascais, o Projeto Eco-Chefs pode também ser feito em casa e lança vários desafios e missões que podem ser cumprindas ao longo do ano. Preparado?

 

Missão 1

Um ecochef separa sempre o lixo e as diferentes embalagens e coloca-as no ecoponto. 

 

Missão 2

Transforma a cozinha lá de casa numa cozinha de ecochef: limpa e organizada para garantir que se consomem menos recursos (energia, água e gás).

Para ajudar a Natureza, opta sempre por produtos típicos de cada estação.

Utiliza a água de lavar as frutas e os legumes para regar as plantas, por exemplo.

 

Missão 3

Faz uma lista de compras com os alimentos de que precisas lá para casa e cumpre-a, para não ultrapassares o orçamento familiar.

Não te esqueças de levar sacos reutilizáveis, evita comprar alimentos com muitas embalagens e dá preferência a produtos de origem local.

 

Missão 4

Faz da água a tua bebida oficial de ecochef e bebe-a ao longo de todo o dia e também às refeições.

Mas atenção: não desperdices água e recicla sempre as embalagens.

 

Missão 5

Prepara lanches ecológicos e sustentáveis, além de saudáveis, dignos de um ecochef: barritas energéticas caseiras, minipanquecas de aveia e banana, palitos de cenoura, espetadas de tomate cherry, rodelas de pepino, frutos secos.

 

DESCUBRA AINDA