Logo Sociedade Ponto Verde

SER VEGAN EM NOME DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Ser Vegan em nome da sustentabilidade ambiental
2016-01-07
Ser Vegan em nome da sustentabilidade ambiental

João Manzarra

 

Em 2014 deixou de comer produtos de origem animal, depois de ter visto um documentário sobre as explorações animais para consumo humano e as suas consequências na sustentabilidade do planeta. Agora, o apresentador da SIC planeia abrir o seu próprio restaurante vegetariano.

 

Desde que se estreou na SIC Radical, em 2007, no programa Curto Circuito, que João Manzarra rapidamente se destacou pelas suas capacidades inatas de comunicação e empatia com os telespectadores. Depressa o seu nome ficou conhecido e o jovem apresentador – que em junho de 2015 completou 30 anos – transitou para a SIC generalista e para palcos mais mediáticos, como os programas Ídolos, Achas Que Sabes Dançar?, Chamar a Música, Vale Tudo, entre outros.

 

Em 2014, e depois de ter visto o documentário Cowspiracy: The Sustainability Secret, tomou uma das decisões mais importantes da sua vida: começar a seguir uma dieta vegan. Em entrevista à Recicla, João Manzarra explicou que o que o fez despertar para este tipo de alimentação foi, acima de tudo, a parte da sustentabilidade e proteção ambiental. “O que me move é a ética animal e também toda a parte da sustentabilidade e preocupações ecológicas”, sublinhou o apresentador.

 

Em casa também viveu sempre rodeado de bons exemplos: “A minha avó sempre foi vegetariana e a minha mãe  cozinha pratos vegetarianos. Ambas foram uma inspiração.” Desde que tomou esta decisão, começou também a frequentar mais mercados de produtos biológicos e passou a comprar apenas alimentos orgânicos. “Cozinho pouco, porque o tempo não me permite ter essa dedicação. Mas tenho restaurantes preferidos, onde vou e depois trago para casa. Com este tipo de alimentação, descobri coisas absolutamente maravilhosas no mundo vegetariano. Eu sou um foodie, gosto mesmo muito de comer. E neste processo não perdi isso, esse gosto, esse prazer.

 

Perdi alguns sabores, é verdade, mas ganhei tantos outros e muitas vezes é fantástico constatar como se consegue encontrar sabores que eu julgava impossíveis só nas plantas e temperos. Os sabores que conhecemos estão todos nas plantas”, reforça o apresentador. Lasanha de beringela e grão com espinafres são alguns dos seus pratos favoritos.

 

Além da alimentação vegan, João Manzarra assume-se como um reciclador cuidadoso. “Faço a separação normal do lixo em casa. É um cuidado que acabo por ter. Onde moro, tenho os ecopontos perto e é prático para mim. A nível ambiental, é muito importante que as pessoas tenham essa preocupação e essas práticas e contribuam nesse sentido. Acima de tudo, é importante o nível de consciência e um grande sentido de responsabilidade. As pessoas que reciclam preocupam-se não só com elas próprias mas com os outros e com o planeta”, explica, acrescentando: “Já me aconteceu chegar a casa de um amigo que não recicla e chamar-lhe a atenção. Apontar-lhe o dedo.”

 

DESCUBRA AINDA



UK