Logo Sociedade Ponto Verde

SOMOS TODOS AGRICULTORES URBANOS
Somos todos Agricultores Urbanos
2015-12-10
Somos todos Agricultores Urbanos

A história tem enredo de novela: em 2009, Pedro Monteiro (de São Paulo), Samuel Rodrigues e José Ruivo (do Porto) conheceram-se no Brasil, no interior do Estado do Rio de Janeiro, durante um curso de permacultura. Queriam saber mais sobre esta cultura, que engloba métodos holísticos para planear comunidades ambientalmente sustentáveis e financeiramente viáveis.

 

Na primavera de 2013, já em Portugal, os três resolveram montar uma horta no pátio do prédio onde trabalhavam, no centro do Porto, para cultivarem os seus próprios alimentos, mas não encontraram os produtos e equipamentos adequados para o seu projeto de agricultura urbana.

 

Decidiram então juntar esforços e as experiências adquiridas (em arquitetura e permacultura) para construir os seus próprios equipamentos. Passado pouco tempo já partilhavam legumes e ervas aromáticas, que cresciam “aos montes”, numa série de caixas, onde antes só havia cimento.

 

Os protótipos foram evoluindo e os três amigos empreendedores perceberam que podiam transformá-los num produto comercializável. A ideia amadureceu, tomou forma e em setembro de 2013 nascia oficialmente a Noocity Ecologia Urbana e o seu primeiro produto, as Noocity Growbeds.

 

No final desse ano juntou-se à equipa Leonor Babo, outrora vizinha de Pedro em São Paulo. “Metade do nosso coração é brasileiro e isso explica muito. Mantemos uma alimentação saudável e equilibrada. O mote para querermos ter legumes frescos no pátio de casa foi a sustentabilidade do sistema de alimentação atual. A ideia do longo caminho que uma cenoura percorre até chegar ao nosso prato, os recursos consumidos e os resíduos gerados nesse percurso foram a pedra no sapato que nos fez tentar pensar sobre a realidade das grandes cidades de um outro ponto de vista”, confessam.

 

Uma horta na varanda? Sim, é possível!

 

Na prática, com as “camas de cultivo” Noocity, um habitante de uma cidade pode ter uma horta urbana quase instantânea, em qualquer lugar (varandas, pátios, topos de prédios que se transformam em autênticos jardins), para cultivar todo o tipo de vegetais, legumes, ervas aromáticas ou até alguns frutos, consumindo até 80% menos de água do que uma horta convencional (porque aproveita a acumulação da água das chuvas num reservatório), tendo maior autonomia de rega (de até três semanas) e produzindo até 50% mais.

 

“As principais barreiras para quem queria cultivar na cidade eram a falta de tempo, a falta de espaço e a falta de conhecimentos e confiança no sucesso da horta”, diz a equipa. Desta forma, a sua preocupação ao criar as Noocity Growbeds esteve não só do lado da eficácia e do sucesso para o agricultor urbano, mas sobretudo na redução do consumo e do desperdício de recursos.

 

A ambição da Noocity é que a implementação destas hortas urbanas leve a mudanças de comportamento, através de uma aproximação dos cidadãos urbanos à Natureza (em especial das crianças).

 

Somam-se ainda vantagens como os benefícios para a eficiência energética de um edifício, a redução de custos no orçamento familiar ou de um restaurante, por exemplo, ou mesmo a redução das emissões aliada ao transporte de alimentos. “Acreditamos que praticar agricultura urbana é assumir uma atividade inspiradora, ecológica e produtiva.”

 

No Porto, onde tem a sua sede, a Noocity conta com uma horta urbana no renovado restaurante de Pedro Lemos, galardoado recentemente com uma estrela Michelin. Ter uma horta biológica era um sonho antigo do chef, para quem é um prazer enorme poder colher os próprios legumes que utiliza nos seus pratos. Esta é a melhor forma de diminuir a pegada ecológica do restaurante e de contribuir para uma maior sensibilização para uma alimentação à base de produtos da época, garante Pedro Lemos.

 

Também o hotel Conrad Hilton, no Algarve, o hotel D. Henrique Downtown, no Porto, e o restaurante Brado, em São Paulo, contam com uma horta Noocity.

 

Outra missão destes empreendedores passa pela internacionalização, com encomendas que chegam dos quatro cantos do mundo: Singapura, Canadá, Estados Unidos, México, África do Sul, Inglaterra, França, entre outros países. “Os próximos passos são sonhar alto, mas com pés e mãos bem assentes na terra!”

 

Como funciona:

 

O sistema Noocity Growbed (www.noocity.com/pt) chega a casa numa embalagem compacta; a montagem é simples e pode ser feita com a participação de toda a família (crianças incluídas), sem exigir obras ou ferramentas. Depois basta acrescentar o solo e as plantas que pretende ver crescer. Considerado o método mais eficaz para o cultivo de alimentos em solo, o sistema de subirrigação é especialmente indicado para agricultura urbana e consiste em fornecer água às plantas por baixo da zona de raízes, à semelhança do tradicional prato com água por baixo do vaso.

 

A Noocity Growbed adapta este sistema a uma “cama de cultivo”, viabilizando uma maior área de cultivo com uma altura de solo considerável (25 cm), permitindo assim plantar qualquer tipo de vegetal, legume, erva e até alguns frutos.

 

Um tubo de alimentação permite encher o reservatório de água que se situa debaixo do solo. Através da ação da capilaridade, a água passa do reservatório para a zona de cultivo conforme a necessidade das plantas.

DESCUBRA AINDA