Logo Sociedade Ponto Verde

FLOWER POWER
Flower Power
2016-05-19
Flower Power

Quando parece que já está tudo inventado, que não há nada de novo para revelar, aparece sempre alguém com uma ideia out-of-the-box provando precisamente o contrário. Foi isso que aconteceu com uma empresa austríaca que propõe o smartflower POP, um sistema fotovoltaico plug and play que nada tem a ver com a tradicional instalação de painéis no telhado das habitações.


Como a própria designação deixa adivinhar, o smartflower assemelha-se a uma flor – neste caso um malmequer –, com os módulos solares a assumirem, no desenho pensado pelo GP designpartners, de Viena, uma forma circular, como se de pétalas se tratasse. “Um objeto moderno, que pode ser usado diariamente e facilmente integrável na nossa vida quotidiana”, defende o ateliê austríaco. Mas porquê um malmequer? “A Natureza foi a fonte da nossa inspiração e o malmequer usa a energia solar de forma mais eficiente do que praticamente qualquer outra planta”, sustenta o CEO da smartflower energy technology, Alexander Swatek.
Mas não é só na estética que o smartflower POP remete para o universo da Natureza. Tal como um malmequer, procura todos os dias a incidência da luz solar num engenhoso processo que se inicia logo de manhã e que, ao longo do dia, permite que o módulo se vá reposicionando automaticamente, de forma a encontrar a melhor posição face à situação solar.


O engenhoso movimento de rotação assenta em dois eixos e pode ser considerado como uma das grandes mais-valias do smartflower POP, permitindo gerar mais cerca de 40% de energia do que os sistemas instalados de forma estática. Outras inovações deste malmequer ecológico: cada vez que abre ou fecha, efetua automaticamente uma limpeza às pétalas, por forma a garantir que estas estão sempre limpas para receber a luz solar; o módulo mantém-se a uma temperatura 10ºC a 20ºC mais baixa do que os convencionais, permitindo uma potência 5% a 10% superior, e está equipado com sensores que medem automaticamente a velocidade do vento, para garantir a segurança do próprio equipamento.

 

A facilidade de instalação era outra das premissas do projeto smartflower, e nesse campo a proposta austríaca também cumpriu, estando garantido um processo que, segundo a empresa, não deverá demorar mais de uma hora da configuração ao pleno funcionamento. E, graças às suas reduzidas dimensões – o “pé” deste malmequer mede apenas 2,65 m de altura –, a estrutura pode ser “plantada” em terra ou cimento, devendo apenas garantir-se que existe à sua volta um espaço livre de 5 metros, o necessário para o movimento de rotação do módulo solar. E, a propósito da base, esta está disponível em diversas cores, do cinzento ao branco, passando pelas mais berrantes rosa e amarela.

 


Uns & os outros

 

Este inovador sistema de microgeração já tem vários adeptos – o ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenneger é um dos mais conhecidos –, e recentemente uma ação de promoção em Paris durante a cimeira do clima COP21 poderá ter ajudado a granjear novos fãs. Por outro lado, a empresa tem vindo a aumentar a sua oferta para responder a necessidades específicas e alargar o leque de clientes. Na família smartflower é impossível não destacar, por exemplo, o novo POPe, um modelo, apresentado no final do terceiro trimestre do ano passado, que – tirando partido de todas as vantagens do primeiro smartflower, mas, acima de tudo, da mobilidade do sistema – permite o carregamento de veículos elétricos em qualquer lugar. Em grande estilo.


Malmequer, bem-me-quer

 

Mais do que um objeto de design, o smartflower POP é um avançado sistema de microgeração com características inovadoras.
A tecnologia smart tracking do smartflower POP garante que o módulo fotovoltaico, de 18 m2, está sempre alinhado com o Sol. Às seis da manhã este malmequer abre as suas pétalas, posicionando-se num ângulo de 90°em relação ao Sol. A operação só termina às oito da noite e garante um ganho de 40% face aos sistemas de microgeração estáticos convencionais.
 

DESCUBRA AINDA