Logo Sociedade Ponto Verde

UM JARDIM VERTICAL
Um jardim vertical
2016-04-28
Um jardim vertical

Uma parede de betão de sete metros foi o início da aventura de Manuel Maria Rodrigues, CEO da Mini Garden, no cultivo vertical de plantas. O gosto por plantas fez com que começasse a pensar em rentabilizar o espaço que tinha. Como não encontrou nenhuma solução que o ajudasse, deitou mãos à obra e construiu ele próprio um sistema de cultivo que permite reproduzir as mesmas condições da cultura na vertical. A história da Mini Garden é contada à Recicla por António Rodrigues, filho de Manuel Maria Rodrigues e atualmente a exercer funções de chief marketing officer.

 

Chegar ao produto final não foi fácil e foram necessárias várias tentativas para aperfeiçoar esta nova tecnologia de cultivo na vertical. De forma a comprovar que estes vasos verticais funcionavam, foram testados na produção agrícola vários modelos e só depois de comprovar qual o que apresentava melhores vantagens foram produzidas novas peças. Ao ar livre e em estufa, a Mini Garden passou por um processo de cultivo agrícola onde foram plantadas alfaces, couves, pimentos, pimentas, beringelas, favas, ervilhas, ervas aromáticas e morangos, entre outros legumes. Nesta fase de teste, a Mini Garden passou a trabalhar em conjunto com uma equipa de engenheiras agrónomas e com o apoio da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora.


Só com a conclusão deste processo, que demorou cerca de dois anos, segundo António Rodrigues, é que o desenho final dos vasos Mini Garden ficou concluído, tendo como principal inspiração o ambiente urbano e a sua logística, de forma a estar disponível para todos os consumidores.

 

 

O sucesso no mundo

 

Presente nos cinco continentes e em mais de 50 países, a Mini Garden produz os seus produtos de polipropileno moplen com proteção UV em Portugal, e António Rodrigues é claro quando diz que “ainda não estamos satisfeitos. Ainda há muito espaço para fazer mais e melhor”. Por isso mesmo a preocupação com o ambiente é constante e faz parte da missão desta empresa portuguesa contribuir para que as pessoas voltem a ter uma relação de simbiose com as plantas. “Cada vez mais as pessoas se concentram, trabalham e vivem nas cidades. Esta concentração tem conduzido a diversos desequilíbrios ambientais e comportamentais. A nossa ambição é desenvolver e disponibilizar os mais simples e eficientes sistemas de cultivo de plantas”, explica António Rodrigues. Tendo isto em conta, não é de estranhar que já existam empresas agrícolas a utilizar os vasos da Mini Garden para cultivo dos seus produtos e até por arquitetos paisagistas na decoração de paredes.

 


Ter um jardim em casa

 

Para quem pretende começar um jardim em casa, recorrer à Mini Garden pode ser uma solução. Com a ajuda destes vasos, o cultivo de ervas aromáticas, legumes e até frutas fica facilitado. Os produtos cabem em qualquer espaço, dispõem de   um sistema inovador de drenagem planta a planta, podem ser instalados no interior ou no exterior, permitem alterar a configuração e instalar em diferentes escalas os vasos disponíveis e ainda gerir a rega e a nutrição das plantas de forma mais controlada e cómoda. Com uma durabilidade superior a dez anos, António Rodrigues confessa que esta situação se deve à preocupação com o ciclo de vida do produto “É uma das muitas características que identificam a nossa marca.”
 

DESCUBRA AINDA