Logo Sociedade Ponto Verde

DIZ-ME O QUE VESTES, DIR-TE-EI QUEM ÉS
Diz-me o que vestes, dir-te-ei quem és
2016-03-10
Diz-me o que vestes, dir-te-ei quem és

Eco Fashion

 

A Hempact Organic Clothes é uma nova marca de vestuário centrada na qualidade e no conforto, na sustentabilidade e no consumo consciente, através da utilização de materiais ecológicos, como cânhamo, algodão orgânico, PET e corozo.

 

Se somos o que comemos, porque não adaptar esta mesma máxima às roupas que usamos todos os dias? Foi com esta dúvida em mente que três jovens empreendedores de Vila Nova de Gaia lançaram recentemente a marca Hempact Organic Clothes, a primeira linha de vestuário portuguesa com roupas feitas com cânhamo, uma fibra natural de origem vegetal.

 

Sem qualquer tipo de ligação ao mundo da moda, Diana Melo, Miguel Calisto e Nuno Calisto começaram a trabalhar nesta ideia de negócio sustentável há cerca de dois anos, na sequência de pesquisas feitas à planta do cânhamo e às suas inúmeras vantagens e aplicações. Apesar de serem irmãos gémeos, Miguel e Nuno tinham formações académicas completamente distintas (Eletrónica e Desporto) e a eles juntou-se Diana (formada em Psicologia), uma amiga de longa data que pertencia ao mesmo grupo de amigos.

 

Já com o projeto em cima da mesa, constataram que faltava alguma qualidade na indústria têxtil nacional e que a sua produção em massa utiliza químicos que podem afetar a saúde humana e o meio ambiente. “Acreditámos que era possível criar uma marca de roupa sustentável com foco na qualidade e na durabilidade das peças através da introdução da fibra de cânhamo e outros materiais orgânicos e amigos da Natureza”, explica a empreendedora. Ao fim de dois anos de muito trabalho, lançaram finalmente a sua primeira coleção, em 2015, baseada numa filosofia de slow fashion (moda intemporal), que defende a aposta em vestuário de qualidade, confortável, duradouro e, acima de tudo, livre da sazonalidade imposta pelas últimas tendências.

 

Apelo a um consume mais consciente com propostas de moda para homens e mulheres, todas as peças da Hempact Organic Clothes são fabricadas em Portugal através da utilização de materiais 100% ecológicos, como cânhamo, algodão orgânico, PET (material resultante da reciclagem de garrafas de plástico) e corozo. Tudo em nome da sustentabilidade e de um consume consciente. “Muita gente já se apercebeu de que estamos a viver uma altura de grande mudança a nível global. A própria mentalidade das pessoas em geral está mais sensível ao meio ambiente e à Natureza. Acreditamos que o futuro da moda passa por esta sensibilidade”, refere Diana Melo.

 

A nível tecnológico, a marca investiu em processos de tingimento ecológicos, livres de químicos e com recurso a corantes naturais. Da mesma forma, a produção dos materiais de origem vegetal, como o caso do cânhamo e do algodão orgânico, permite economizar água e recursos naturais, já que são cultivados de forma biológica e sem utilização de fertilizantes e adubos químicos e outras substâncias nocivas para a saúde. Soma-se ainda uma fibra que resulta da reciclagem de garrafas de plástico e que permite poupar energia e matérias-primas, garante a marca.

 

O resultado final são peças de roupa cómodas, resistentes, com proteção contra raios UV, tecidos e malhas antialérgicas e termodinâmicas (roupa fresca no verão e quente no inverno). Vestidos, camisas, tops, saias e calções para elas, com preços entre 24 e 55 euros; sweaters, camisas, polos, T-shirts e calções para eles, com propostas até 64 euros. “Relativamente aos preços, enquadram-se na média daquilo que é considerado normal numa peça de roupa, e, tendo em conta a sua durabilidade, podemos considerar um bom investimento”, refere Diana. Para já, o plano é aumentar a notoriedade da marca e explorar o mercado a nível nacional, sendo que a internacionalização é algo em que também já estão a trabalhar, com presenças em feiras internacionais de moda em 2016 e a introdução da marca em lojas de referência nas principais cidades da Europa. Aos clientes caberá fazer a escolha mais sustentável: “Acreditamos que os consumidores informados e com poder de escolha darão o contributo que o mundo precisa.”

 

 

Materiais

A aposta na durabilidade faz também com que este tipo de moda se torne mais duradoura e sustentável.

 

Cânhamo

Planta de fácil cultivo, é uma fibra de origem natural (semelhante ao linho). Extraída do caule da planta, faz com que o tecido seja cinco vezes mais resistente que o algodão.

 

PET

Com certificado GOTS, resistente e durável, tem a vantagem de reduzir o consumo de petróleo e a produção de novas aplicações para os plásticos.

 

Algodão Orgânico

Com certificado OEKO TEX,trata-se de algodão que cresce sem modificação genética e sem recorrer ao uso de pesticidas ou fertilizantes. O seu uso reduz a utilização de inseticidas em 25% a nível mundial.

 

Corozo

Utilizado para os botões da marca, o corozo é um produto 100% natural que tem uma consistência idêntica à de uma resina dura. Tem uma excelente durabilidade e resistência.

 

 

Onde Comprar?

Online | http://www.hempactorganic.com/pt

Lojas | Verde Água (Viseu), Bioforma (Açores), Flores-Conception Store e CUSQ (Porto), Spot das Artes (Lisboa) e Green Store (Braga).

DESCUBRA AINDA