Logo Sociedade Ponto Verde

A CONTA CERTA
A Conta Certa
2015-08-14
A Conta Certa

2 + 1

Apresentam-se como Dois Mais Um e apostam na decoração que tem por base a utilização de paletes. 

Uma escolha certeira, que até já lhes valeu um prémio.

 

Há variadíssimas formas de começar um projeto, e uma noite de copos na Baixa do Porto pode ser uma delas. Numa dessas noites, em junho de 2013, a Inês, a Joana e o Paulo, que trabalhava já há alguns anos na compra e venda de paletes, colocaram uma pergunta a si mesmos: porque não aproveitar as paletes estragadas e as tábuas e começar a construir objetos de decoração? Nascia assim a Dois Mais Um (ou 2 + 1, conforme a preferência por letras ou por números), conta certa para um trio composto por duas mulheres e um homem, mas que neste momento se encontra reduzido a uma dupla, a Inês e o Paulo. 


Pouco tempo depois de criarem a página da marca no Facebook, foram convidados a criar a esplanada do bar Grão D’Areia, na Avenida Beira-Mar, em Vila Nova de Gaia, enorme desafio para quem partia praticamente do zero. “Para nós foi tudo uma surpresa”, recorda Inês. “Após a criação da página no Facebook, que apenas contava com imagens de inspiração retiradas da Internet, contámos logo no primeiro dia com 180 gostos.


Passado uma semana tivemos a proposta do Grão D’Areia e partimos mesmo do zero. Tínhamos apenas uma rebarbadora, martelo, pregos, lixas, pincéis e uma serra de corte para começar!” Em 12 dias, e numa base de tentativa e erro, construíram uma esplanada de raiz. Muitas noites em branco, tutoriais do YouTube, algumas orientações de pessoas mais experientes e um objetivo alcançado com sucesso que os incentivou ainda mais a continuar. “Foi muito cansativo, é verdade, mas a prova de que o esforço e a dedicação compensam”, diz Paulo, cuja afirmação é completada por Inês. “Quando vimos tudo montado no local, o sorriso não se apagou durante quase uma semana. No início estávamos com medo que alguma coisa se partisse, mas depois de ver a reação das pessoas nem acreditávamos que tínhamos sido nós a construir tudo aquilo!”

 

Exemplo de ecologia e sustentabilidade

Ao Grão D’Areia seguiu-se o Maru’s Bar, também na Avenida Beira-Mar, onde a Dois Mais Um voltou a deixar a sua marca. Mas a maior surpresa estava reservada para o concurso da Black & Decker, onde se sagraram vencedores com o projeto Casa 2 + 1. “A Casa 2 + 1 é o exemplo de que a ecologia e a sustentabilidade, quando aliadas ao design, podem criar um resultado fantástico, útil, agradável e de baixo custo”, explicam os mentores a propósito da ideia de que todas as divisões da casa, à exceção da casa de banho, têm mobiliário feito a partir de paletes.


“No fundo, nós reciclamos tudo o que nos aparece no terreno onde trabalhamos. Todas as sobras de madeira podem dar origem a algo. Não temos a certeza se o consumidor tem essa consciência ou se a sua opção por este tipo de decoração e de design tem a ver com o facto de as paletes estarem na moda e, claro, pelo baixo custo que têm comparativamente ao que se comercializa a nível de mobiliário. Mas acreditamos que com o tempo a consciência em relação às preocupações ambientais vai sendo cada vez maior.”


Entretanto, a Dois Mais Um já começou a criar peças de decoração mais pequenas (porta-velas, molduras, garrafeiras, entre outras) e promete muitas surpresas até ao final do ano, incluindo um espaço próprio onde será possível a realização de eventos.


DESCUBRA AINDA