Logo Sociedade Ponto Verde

COSMÉTICOS ECOLÓGICOS
Cosméticos Ecológicos
2015-05-21
Cosméticos Ecológicos

O sândalo é uma das árvores mais valiosas do mundo, visto os óleos essenciais dela extraídos terem inúmeros benefícios e aplicações, nomeadamente ao nível da aromaterapia. Este portento, sagrado na Índia, serviu de inspiração a duas jovens de Cantanhede, Joana Fernandes, 27 anos, formada em Biotecnologia, e Valéria Custódio, de 26, bióloga e bioquímica. Cansadas de gastar dinheiro nos produtos comercializados pelas marcas cosméticas comuns, muitas vezes saturados de químicos sintéticos, e preocupadas com os seus efeitos nocivos na saúde, decidiram um dia mudar de hábitos de higiene e beleza e criaram a linha Sandalum (sandalum.wix.com/sandalum).

 

Juntando os saberes académicos de cada uma, começaram a otimizar e a fabricar as suas próprias formulações caseiras, baseadas nos mais puros e frescos produtos que a terra dá. Partilharam as novidades com as pessoas que as rodeavam e os resultados não se fizeram esperar. Atualmente, o seu objetivo é levar a marca cada vez mais longe e mostrar ao mundo as suas vantagens. A linha inclui gel de banho, cremes e batons naturais, produzidos com matérias-primas nacionais e certificadas, como azeite, mel, cera de abelha e óleos essenciais.

 

O projeto Sandalum valeu a esta dupla de empreendedoras o primeiro lugar no concurso Startup Weekend Coimbra em 2014, prémio que veio ajudar a traçar e a definir melhor o caminho a seguir. Após incubação no Instituto Pedro Nunes, foi possível o acesso a mentoria por pessoas experientes em várias áreas do empreendedorismo. “Este conjunto de pessoas tem acompanhado o projeto bem de perto e transmite-nos confiança e conhecimento para que seja possível enfrentar os obstáculos que vão surgindo ao longo do seu desenvolvimento”, refere Joana Fernandes. Por outro lado, uma empresa de design está a trabalhar no re-branding da marca de forma personalizada e inovadora.

 

Em breve será lançada a nova imagem, quer em termos de site (e loja online), quer do próprio embalamento e rotulagem dos produtos. A cosmética natural constitui uma área muito reconhecida no estrangeiro, mas que só agora começa a dar os primeiros passos em Portugal. As pessoas já vão compreendendo a sua importância e os benefícios que pode trazer para o seu bem- -estar e saúde. “Pena não haver ainda investidores a apoiar este projeto”, lamenta Joana. E acrescenta: “Para podermos crescer será necessário estabelecer fortes parcerias, tanto com os fornecedores de matérias-primas como com as lojas físicas em vários pontos do País. Além disso, continuamos a lutar para conseguir apoio financeiro para esta fase inicial, uma vez que temos de certificar todos os produtos e otimizar o processo de produção a maior escala.”

 

Não obstante os obstáculos a vencer, Joana e Valéria continuam a sonhar. “Esperamos que a Sandalum seja uma referência em Portugal e no estrangeiro. Através dos nossos cosméticos, queremos transmitir o nosso conceito às pessoas e torná-las mais ecologicamente responsáveis e atentas àquilo que as rodeia.” A atual fase de remodelação não implica paragens na produção. Estão previstas algumas novidades para fevereiro, em especial ligadas à temática do Dia dos Namorados. O lançamento da nova imagem será em março, sendo que as vendas continuarão a decorrer online, através da loja associada ao site, mas também já em alguns espaços físicos a anunciar em breve.

DESCUBRA AINDA