Logo Sociedade Ponto Verde

OS MAIS AMIGOS DO AMBIENTE
Os mais amigos do ambiente
2016-07-27
Os mais amigos do ambiente


O Indicador de Sustentabilidade Ambiental, desenvolvido em 2014 pela Sociedade Ponto Verde (SPV), em exclusivo para o guia Boa Cama Boa Mesa, vem reconhecer, pelo terceiro ano consecutivo, os restaurantes e hotéis nacionais que, através do consumo racional de água, da poupança de energia e da gestão de resíduos, promovem práticas ambientais mais sustentáveis. Tendo em conta a avaliação destas mesmas práticas, é atribuído um indicador entre 1 e 5. Conheça a seguir as unidades hoteleiras e os restauram com os indicadores mais elevados e, por isso, mais amigos do ambiente da edição de 2016 do guia Boa Cama Boa Mesa.
 


RESTAURANTES

 


RESTAURANTE DA HERDADE DO ESPORÃO
4,8

Um exemplo clássico, mas funcional, da política de gestão ambiental dos 3Rs. Nesta herdade aplica-se a “Redução, Reutilização e Reciclagem”, dando especial primazia à redução. Na hora de comprar, dá-se preferência a produtos com o menor embalamento possível ou que utilizem maiores quantidades de material reciclável. Reduziram o plástico, eliminando as garrafas de água, e reaproveitam até à exaustão caixas e paletes e até na construção das vias de acesso usam pedras retiradas das vinhas para pavimentação. 
Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz
Tel. 266 509 280


OPEN BRASSERIE MEDITERRÂNICA
4,8

Apresentam um novo conceito gastronómico, que tem como um dos valores centrais a sustentabilidade. Apostam num menu à base de alimentos saudáveis de produção biológica e adquiridos no mercado local. Acrescentam ainda a filosofia de sustentabilidade à mesa, através do projeto Água Inspira. Esta água é filtrada e engarrafada em vidro reciclado. As vendas revertem para a Pump Aid, uma organização não governamental que leva água potável a aldeias da África Subsaariana através da construção de bombas de água, as Elephant Pump.
Rua de Santa Marta, 48, Inspira Santa Marta Hotel, Lisboa
Tel. 918 992 860


PEDRO LEMOS
4,7

Tem uma pequena horta biológica no telhado do restaurante este premiado chefe portuense, construída pela empresa portuense Noocity, que aposta num sistema de subirrigação chamado growbed. Dali saem os microlegumes que utiliza nas confeções diárias do restaurante, como brócolos, alho-francês, alfaces, favas, ervilhas de quebrar. Tudo para enaltecer o sabor autêntico dos ingredientes. Nos dias mais quentes, a própria horta pode servir de cenário para reservados jantares, até um máximo de 20 pessoas.
Rua Padre Luís Cabral, 974, Porto
Tel. 220 115 986


ALQUIMIA
4,6

Sempre que possível, há cogumelos na carta deste restaurante, no H2otel Congress & Medical Spa, não fosse o chefe um verdadeiro alquimista na transformação deste produto. A sala é vasta, luminosa, com vista para a inspiradora serra da Estrela e a ementa constituída por duas opções: à carta ou em serviço de buffet. Em qualquer dos casos, os sabores servidos à mesa espelham o sabor da montanha, graças ao recurso a produtos biológicos adquiridos a pequenos produtores locais. 
Avenida das Termas, Unhais da Serra 
Tel. 275 970 020


DEGUST’AR
4,6

Numa sala elegante e apoiado num excelente serviço de vinhos, a ementa do restaurante surge sem exageros cénicos ou técnicas galáticas. Em menu de degustação ou à carta, que também disponibiliza uma secção para partilhar, o Alentejo apresenta-se bonito, elegante, sem ser extravagante. Privilegia a utilização de produtos produzidos nas quintas da região, normalmente adquiridos, quando o sol se levanta, nos mercados locais e através de visitas a quintas de produtores locais.
Hotel M’AR De AR Aqueduto, Rua Cândido dos Reis, 72, Évora
Tel. 266 740 700


IL GALLO D’ORO
4,6

Benoît Sinthon leva à mesa o requinte da cozinha aromática, sempre com inspiração mediterrânica. Os ingredientes provenientes da própria ilha da Madeira fazem com que os produtos frescos tenham um papel fundamental nas propostas que apresenta, normalmente adquiridos mal as portas abrem no Mercado dos Lavradores, no centro do Funchal. Os pratos combinam ingredientes locais, alguns apanhados pelo chefe em passeios pela ilha, misturados com outros de várias outras regiões.
The Cliff Bay, Estrada Monumental,147, Funchal
Tel. 291 707 700


OCEAN
4,6

Garantem que em cada criação o produto é o rei, define o menu, evocando uma descoberta ou uma abordagem nova. Após seleção criteriosa, de acordo com a sazonalidade e identidade cultural, o produto é estudado para depois ser explorado em todas as dimensões.
A ligação do restaurante com a Herdade dos Grous garante à cozinha acesso total a carnes de bovino, suíno e ovinos, além de vegetais biológicos de elevada qualidade, que usa em cada carta. A Herdade produz alecrim, poejo, tomilho-limão, cebolinho, manjericão, além de azeite biológico e vinho de grande qualidade.
Vila Vita Parc, Alporchinhos
Tel. 282 310 200


TOCA DA RAPOSA
4,6

Os produtos certificados, a carne de raça biológica e os legumes dos terrenos ao lado do restaurante ajudam na excelência do resultado. Com uma carta genuinamente tradicional, utiliza o melhor de cada colheita, apostando em compotas e queijos de pequenos produtores. Verdadeiramente impressionante é a garrafeira, com as melhores referências do Douro e vinhos que pouca gente conhece.
Rua da Praça, 72-A, Ervedosa do Douro
Tel. 254 423 466

 

VIVA LISBOA
4,6

São fundamentais na conceção dos menus os produtos frescos, de época, e preferencialmente de origem nacional.
Pratica-se uma cozinha de autor que aposta na vanguarda, investigação e criatividade.
Os pratos são, como seria de esperar, de fusão, com uma aposta nos produtos frescos. Assume-se também aqui a filosofia do hotel onde está integrado, como a contribuição para um planeta mais puro, mais limpo e mais responsável. Para tal controlam as poupanças energéticas, reduzindo o consumo de energias não renováveis e emissão de CO2, assumindo também o compromisso de prevenção da poluição e da gestão adequada dos resíduos e dos recursos naturais, como água e energia.
Neya Lisboa Hotel, Rua D. Estefânia, 71,
Lisboa. Tel. 213 101 801


PAÇOS DA RAINHA
4,5

A sala do restaurante foi decorada com bom gosto, classe e caráter. As cores cinza, branco, preto e os amarelos das cadeiras dão as boas-vindas a uma casa que se destaca por si própria, com gastronomia de assinatura e pratos surpreendentes. As produções biológicas, provenientes de pequenos produtores e cultivadas segundo princípios ecológicos, são frequentemente utilizadas na ementa, apresentando o restaurante um cuidado suplementar no tratamento de resíduos. A envolvente do espaço, uma propriedade de 24 hectares, reforça o empenho ecológico aplicado a toda a unidade hoteleira onde se integra.
Palace Hotel Monte Real, Rua de Leiria, 1, Monte Real
Tel. 244 618 900

 

 


HOTÉIS

 


NEYA LISBOA HOTEL
4,8

Neste hotel lisboeta controlam-se as poupanças energéticas, reduzindo o consumo de energias não renováveis e emissão de CO2, além de assumirem um compromisso de prevenção da poluição e da gestão adequada dos resíduos e dos recursos naturais, nomeadamente água e energia. Apostam ainda na sensibilização e formação contínua dos colaboradores em questões relacionadas com a qualidade, ambiente e segurança. Os quartos oferecem sugestões de poupança e mensagens ecológicas, de forma a sensibilizar os clientes para uma maior consciência ecológica depois de uma visita.
Rua D. Estefânia, 71-77, Lisboa
Tel. 213 101 800

 

VILA VITA PARC
4,8

Insistem num consumo racional de água, numa poupança de energia e numa eficaz gestão de resíduos. Apresentam também preocupação com a sustentabilidade aos mais diversos níveis, usando roupa de cama e atoalhados portugueses e confecionados à mão. Nos restaurantes do grupo há uma oferta única de produtos orgânicos e carnes biológicas. Atualmente, o Vila Vita Parc Hotel está a implementar um método sustentável de rega dos jardins e de enchimento das piscinas com água do mar através de um processo de dessalinização por osmose.
Rua Anneliese Pohl, Alporchinhos
Tel. 282 310 100


H2OTEL CONGRESS & MEDICAL SPA
4,7

Também desenhado para turismo de saúde, destaca-se pela oferta de atividades relacionadas com água, com a piscina a ser o centro de todas as atenções, com diversas áreas de diversão, incluindo a possibilidade de nadar até ao exterior, com água a 30ºC, mesmo quando neva ou estão temperaturas negativas. Tem ainda uma ampla oferta de tratamentos centrados no Aquadome, que vão da fisioterapia ao termalismo, passando pela vertente wellness. Perfeitamente integrados na paisagem, mesmo ao lado do Parque Natural da Serra da Estrela, protegem a fauna e a flora local, procurando em cada atividade reduzir a pegada ecológica.
Avenida das Termas, Unhais da Serra
Tel. 275 970 020


DESIGN & WINE HOTEL
4,7

Definiram objetivos relativos aos aspetos ambientais relacionados com energia, água, resíduos, químicos e transportes. Para tal tomaram medidas que demonstram eficiência energética, gestão adequada de resíduos, consumo reduzido de água e de detergentes. Através do Sistema de Gestão da Qualidade pretendem prestar a todos os clientes um serviço hoteleiro de qualidade, com segurança e preocupações ambientais. Foram também implementadas medidas de utilização racional de água e energia, bem como a utilização adequada de detergentes e desinfetantes. Os resíduos são geridos igualmente de forma apropriada e amiga do ambiente.
Praça Conselheiro Silva Torres, 8, Caminha
Tel. 258 719 040


REAL ABADIA CONGRESS & SPA HOTEL
4,7

Assumem o compromisso de desenvolver e implementar continuamente medidas de conservação dos recursos naturais.
Pretendem deste modo reduzir o impacto ambiental e prevenir a poluição. Na política de sustentabilidade apresentada há empenho em reduzir e controlar os consumos energéticos e de matérias-primas, bem como em otimizar recursos, principalmente no uso de materiais reciclados/recicláveis. Dão igualmente atenção aos princípios de gestão de resíduos de embalagens, dando-lhes os destinos finais adequados.
Rua da Escola, Alcobaça
Tel. 262 580 370


RIO DO PRADO
4,7

A diferenciação do conceito deste hotel está na integração de largas dezenas de medidas ecológicas que os hóspedes podem observar e partilhar. Entre elas está a certificação A+ de todas as unidades de alojamento, o aquecimento solar das águas dos banhos e máquinas de lavar roupa e louça, coberturas verdes nos edifícios de alojamento, restaurante, auditório e SPA e ainda o uso de paredes em betão com percentagem elevada de cinzas provenientes de central termoelétrica. Há ainda lagos com predadores naturais, que contribuem para um maior equilíbrio ecológico. Da horta chegam alguns produtos servidos no restaurante Maria Batata, integrado na unidade.
Rua das Poças, Arelho
Tel. 262 959 623

 

HOTEL LUSITÂNIA CONGRESS & SPA
4,6

Foi o primeiro hotel biológico de Portugal, com uma quinta orgânica e um jardim de flores que estão à disposição dos clientes para visitas. Dedicados aos mais novos, além de lhes mostrar a proveniência dos produtos, ensina-os a conservar e a preservar o meio ambiente e a preferirem alimentos saudáveis. O restaurante do hotel é um cartão de visita da vertente biológica, uma vez que serve pratos confecionados com produtos da horta, que também dispõe de árvores frutíferas.
Urbanização Quinta das Covas, 34, Guarda
Tel. 271 238 285


TORRE DE PALMA WINE HOTEL
4,6

Os quartos amplos e impecavelmente decorados, com gosto e requinte, fazem da estada uma experiência inolvidável. A história do edifício começa em 1338, mas hoje continua a ser escrita, desta vez na arte de bem receber. O restaurante, uma aposta mais recente, alia modernidade e tradição. Para a confeção de uma genuína comida alentejana utilizam os produtos criados e cultivados na quinta, tratados de forma ambientalmente sustentável.
Proporcionam visitas e dão explicações sobre a política ecológica da propriedade. 
Herdade de Torre de Palma, Vaiamonte
Tel. 245 038 890


DOURO ROYAL VALLEY HOTEL & SPA
4,5

Tencionam destacar-se como uma unidade sustentável a nível ambiental e para isso têm vindo a desenvolver diversas iniciativas, merecendo destaque a implementação de painéis solares para aquecimento de águas sanitárias, bem como da água das piscinas e apoio ao SPA. Criaram também programas de interação com entidades públicas e privadas da região e posteriores ações educativas e de sensibilização da comunidade onde estão inseridos.
Portela do Rio Pala, Baião
Tel. 255 070 900


HOTEL DOS CARQUEIJAIS
4,5

A vista desafogada sobre o vale da Cova da Beira, com a Covilhã como pano de fundo e, no inverno, a montanha pintada de branco, é só um dos motivos que justifica a subida à serra da Estrela. Lá em cima, a 1100 metros de altitude, encontra um hotel preparado para receber à boa maneira serrana, com 50 quartos amplos e totalmente equipados, dos quais 10 de luxo e uma suíte, sala comum com lareira, piscina exterior com varanda panorâmica e um restaurante que honra a boa gastronomia local. Dada a localização, são aplicadas políticas rigorosas de controlo ambiental, de modo a preservar o Parque Natural da Serra da Estrela.
EN 339, Penhas da Saúde
Tel. 275 319 120

 

 

COMO FOI FEITO?


O Indicador de Sustentabilidade Ambiental, desenvolvido pela primeira vez em 2014, pela Sociedade Ponto Verde (SPV), em exclusivo para o guia Boa Cama Boa Mesa, é calculado através da realização de um questionário dirigido aos restaurantes e hotéis, o qual, para além de instrumento de avaliação, se revela também como forte instrumento de sensibilização pelas questões que aborda, despertando nos destinatários a responsabilidade ambiental que a todos cabe. Reforço das boas práticas ambientais, poupança de recursos, fomento de rotinas e procedimentos, entre outras, são algumas das melhorias visíveis. Muitas delas acabam por ter impacto na redução dos custos operacionais da atividade. A hotelaria é um dos setores em que as preocupações ambientais são mais evidentes e onde os impactos ambientais mais se fazem sentir. Por estas razões, o Indicador de Sustentabilidade Ambiental avalia questões como os consumos de água e energia, a política de compras, as cadeias de fornecedores e de resíduos. Em 2016 é dada, de novo, uma especial atenção à integração do setor com a economia local, ao desperdício alimentar e, naturalmente, à separação de resíduos.

DESCUBRA AINDA