Logo Sociedade Ponto Verde

A PEDALAR PELO PLANETA
A pedalar pelo planeta
2012-07-01
A pedalar pelo planeta

A viver na Linha de Cascais, Ana Galvão já foi para os estúdios da rádio onde trabalha, em Lisboa, de bicicleta. Mesmo com um comboio pelo meio, a distância ainda é considerável. Mãe de um filho com três anos, desloca-se de carro, mas apenas para deixar o filho na ama, ir para o trabalho e levar o filho de volta a casa. Depois estaciona a viatura e não volta a utilizá-la. Ana usa e abusa das duas rodas.

 

A locutora adoptou um sem fim de práticas ecológicas, mas as mais importantes, diz, são as mentais – é essa mudança interior que dita o sucesso de todas as outras. Anti-desperdício, de materiais a alimentos, Ana ficou impressionada quando soube os valores médios de produção de lixo em casa. “Produzimos um quilo por pessoa, em média”, refere. Por isso é tão criteriosa nas escolhas que faz e que tenta já incutir no filho. “Ele aprende com a imitação – não vale a pena dizer e não fazer. Se uma criança crescer com esses cuidados fará sempre menos lixo”.


O que também tem elevado impacto no planeta é a pecuária, responsável por mais emissões de gases com efeitos de estufa do que o sector dos transportes, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Por isso Ana deixou de comer carne. Também não compra produtos exóticos como mangas ou papaias. As suas escolhas alimentares cabem na resposta à pergunta: “O que é que o sítio onde vivo me dá?”.

 

Fotos: Filipe Pombo/AFFP

DESCUBRA AINDA