Logo Sociedade Ponto Verde

FELIZ (ECO) NATAL
Feliz (Eco) Natal
2010-11-01
Feliz (Eco) Natal

Época de festa, a quadra natalícia é também altura de desperdício e consumo excessivo de recursos naturais.
Saiba como torna-la mais amiga do ambiente.

 

1. Querido(a), enfeitei a casa

As ruas já estão decoradas desde Outubro, mas é agora que o Natal entra em sua casa. Não comprar novos enfeites e decore a casa e a árvore de Natal com materiais feitos em família. Aproveite embalagens de iogurte, recortes de postais de Natal antigos, faça figuras em origami, etc. A internet está cheia de boas ideias. E não se esqueça de apagar as luzes da árvore durante a noite.

 

2. Fui eu que fiz!

Poupe dinheiro e dê largas à criatividade. Exemplos? Compota caseira com uma foto da sua família no rótulo, colares e outras bijutarias que saiba fazer, marcadores de livros com desenhos dos seus filhos, um CD com as suas músicas preferidas, um filme com fotos e pequenos textos de amizade. Quem receber, vai adorar.

 

3. Compras com sentido

Quando tiver mesmo de comprar presentes, ofereça experiências que contribuam para um mundo melhor: aulas de jardinagem, assinatura de uma revista com temas ambientais, apadrinhamento de um animal abandonado. Escolha também locais como lojas do comércio justo, artesanato local ou vendas de Natal a favor de instituições de solidariedade. Planeie com antecedência para evitar excessos e não deixe as compras para os últimos dias.

 

4. Mãos ao papel

Evite as filas intermináveis para os embrulhos e seja original. Aproveite jornais, revistas e catálogos que tenha em casa. Pense na pessoa a quem vai oferecer e escolha de acordo com os seus gostos. Para uma sobrinha que adore moda, que tal um anúncio a roupa? Para um irmão fanático por futebol, porque não a página de um jornal desportivo? Ou use folhas brancas e peça aos seus filhos que façam de artistas.

 

5. À mesa

Prefira produtos biológicos e sazonais e opte pelo mercado local. Não use toalha, copos ou talheres descartáveis. Tire da gaveta aqueles guardanapos de pano que já não usa há anos. E não se esqueça: para fazer uma refeição festiva não precisa de desperdiçar; não cozinhe para 20, se apenas tem 10 pessoas em casa.

 

6. Pós-Natal

Aproveite as sobras da ceia de Natal para refeições seguintes e convide os amigos. Lembre-se das receitas das avós e faça empadões, tartes, saladas ricas ou omeletas. O que não aproveitar ofereça a uma instituição de apoio social.

Guarde os laços e papel de embrulho para usar noutras ocasiões. Separe as embalagens e coloque-as no ecoponto mais perto.

 

Fonte: GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental

 

DESCUBRA AINDA