Logo Sociedade Ponto Verde

AINDA MAIS ENCANTO
Ainda mais encanto
2014-05-29
Ainda mais encanto

Sabia que para diversas autarquias do nosso País a iluminação da via pública representa mais de 50% da factura energética?

Efectivamente, o estarmos tão habituados a ver as ruas iluminarem-se quando a noite cai faz com que esse facto passe praticamente despercebido. Mas em Coimbra foi dado o primeiro passo para alterar radicalmente esse cenário.


No âmbito do projecto Transparense – cujo objectivo é aumentar a transparência e honestidade do mercado dos contratos de desempenho energético (CDE) em toda a Europa –, foi anunciada a intenção de, até 2015, transformar toda a iluminação da via pública. Para tal, serão substituídas 35 mil lâmpadas (actualmente lâmpadas de vapor de sódio), numa medida que transformará a cidade dos estudantes na primeira cidade do mundo 100% LED e que permitirá uma poupança de cerca de 70%.

 


A instalação das 35 mil luminárias estará a cargo das empresas de Coimbra ISA (Intelligent Sensing Anywhere) e MRG (Manuel Rodrigues Gouveia), estando igualmente prevista a participação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade (FCTUC). Investigadores
desta entidade serão, por exemplo, responsáveis pelo acompanhamento e avaliação de um sistema centralizado de gestão, que permitirá, por exemplo, detectar avarias, gerir os horários de funcionamento dos candeeiros ou controlar a luminosidade das lâmpadas. Numa iniciativa que terá também impacto ambiental dentro de aproximadamente um ano, Coimbra terá não outro mas ainda mais encanto.

DESCUBRA AINDA