Logo Sociedade Ponto Verde

COURO BIODEGRADÁVEL CONQUISTA O MUNDO
Couro biodegradável conquista o mundo
2016-06-09
Couro biodegradável conquista o mundo


Tendo a preocupação com o ambiente como mote, o Grupo Carvalhos – António Nunes de Carvalho (ANC) lançou no mercado dois produtos de couro biodegradável: o Oakleather e o Bionature.
Enquanto o Oakleather pode ser utilizado por várias indústrias, como é o caso da indústria automóvel, aeronáutica, calçado, marroquinaria e mobiliário, o Bionature é frequentemente utilizado na indústria do calçado. Procurar novas formas de inovar e desenvolver o negócio, apostando na qualidade dos produtos, é um dos objetivos de Pedro Carvalho, CEO do grupo. O responsável confirmou que a criação da insígnia Oakleather e de uma linha de produtos de couro biodegradável – a Bionature – foram dois marcos importantes para o grupo: “Todas estas apostas bem sucedidas, mais do que exemplos da capacidade de inovação, constituem embriões de novos projetos, que contam com a participação de fornecedores, clientes e entidades universitárias e de investigação, e dos quais se esperam novos frutos num futuro próximo.”

 


Pele biodegradável e isenta de crómio 

 

Depois de vários anos de investigação, inicialmente direcionável para o mercado automóvel, a gama Oakleather está orientada para duas vertentes ecológicas: o processo produtivo e o produto. O processo produtivo minimiza o impacto ambiental através da redução do consumo de água e da carga química nos efluentes, bem como a sua reciclagem. 
A reutilização de resíduos sólidos, como fertilizantes, a secagem à temperatura ambiente e a redução de emissão de compostos voláteis também fazem parte do processo produtivo ecológico adotado na gama Oakleather. Para a obtenção de um produto ecológico é necessário conservar a frio a matéria-prima (couro verde ibérico), sem conservantes, e manter a curtimenta isenta de crómio e de metais pesados.
Também os corantes e os acabamentos aquosos necessitam de estar isentos de metais. Este processo resulta na obtenção de certificação ChromeFree e Metal Free para estes produtos. Esta gama de produtos constitui cerca de 85% dos artigos que a empresa disponibiliza e permite garantir a sustentabilidade, uma das linhas de desenvolvimento a seguir pelo Grupo Carvalhos – António Nunes de Carvalho.

 


Couro amigo do ambiente

 

O couro Bionature faz parte da nova gama de produtos ecológicos do Grupo Carvalhos – ANC e tem como principal objetivo aumentar a sustentabilidade da indústria portuguesa de calçado. Isto porque o couro tradicional pode demorar entre 30 a 50 anos a decompor-se, representando um problema ambiental para esta indústria. Com a utilização do couro Bionature a decomposição pode ser reduzida para cerca de dois meses na Natureza (21 dias em ambiente de laboratório), uma vez que é conservado pelo frio, sem conservantes e através de uma curtimenta isenta de crómio e de metais pesados e com corantes sem metais. Também o processo produtivo deste couro degradável apresenta um impacto ambiental reduzido, uma vez que diminui o consumo de água, a carga química nos efluentes e permite a sua reciclagem. A produção utiliza
ainda a reutilização de resíduos sólidos, como fertilizantes, a secagem e a emissão de compostos voláteis.


Para chegarem ao produto final foi composta uma equipa com investigadores da ANC (António Nunes Carvalho/Grupo Carvalhos), da Universidade Nova de Lisboa, do Centro Tecnológico de Calçado em Portugal, do Centro Tecnológico das Indústrias do Couro, da Comforsyt e da Vega Industries.
Foi assim criado um couro “amigo do ambiente”, totalmente biodegradável. Quando lançado na feira LeCuir/Première Vision, em Paris, e também na APLF Leather Show, em Hong Kong, este novo produto despertou grande interesse nos clientes, tendo a ANC iniciado a produção em escala industrial para preencher os pedidos e encomendas recebidas para a gama Bionature.
 

DESCUBRA AINDA