Logo Sociedade Ponto Verde

SOCIEDADE PONTO VERDE ASSINALA DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM
Sociedade Ponto Verde assinala Dia Internacional da Reciclagem
2017-05-01
Sociedade Ponto Verde assinala Dia Internacional da Reciclagem

Há 20 anos, 85% dos concelhos depositavam os seus resíduos sólidos em lixeiras existindo 311 lixeiras a céu aberto. Hoje existem aterros controlados e as lixeiras foram todas encerradas. Durante os últimos 20 anos, a Sociedade Ponto Verde, com várias iniciativas, como são exemplo as várias campanhas de sensibilização, como a publicidade com o Gervásio e com as crianças, ou, mais recentemente, a Missão Reciclar, conseguiu alterar de forma ímpar os hábitos dos portugueses.
Nos últimos 20 anos eles separaram e enviaram para reciclagem embalagens com o peso equivalente a três Pontes Vasco da Gama, ou seja, 7,5 milhões de toneladas.
As campanhas chegaram tanto às crianças como aos mais velhos e em 2017 é possível dizer que 7 em cada 10 famílias portuguesas já separam as suas embalagens. Além disso, a totalidade da população tem acesso à recolha seletiva, graças a uma rede de mais de 43 mil ecopontos espalhados por todo o país.


Luís Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde, sustenta que “a reciclagem faz cada vez mais parte da vida das pessoas e é já um hábito adquirido para 71% dos portugueses. Queremos aproveitar este Dia Internacional da Reciclagem para dar os parabéns a quem já recicla, mas também para sensibilizar os que ainda não o fazem. Reforçamos, mais uma vez, o compromisso da Sociedade Ponto Verde em transformar resíduos em recursos e continuar a inspirar mudanças de comportamento e mentalidades em relação aos resíduos”.

 

 

Mais números que fizeram a mudança

Os resultados positivos alcançados até agora refletem o investimento da Sociedade Ponto Verde na sensibilização e educação ambiental. Assim, foram investidos:

 

- 50,7 milhões de euros na educação dos consumidores;

- 2 milhões de euros de apoio em ações de comunicação local através dos SMAUT (Sistemas Municipais e Autarquias aderentes ao Sistema Ponto Verde);

- 1 milhão de euros em projetos de responsabilidade social;

- Mais de 2 milhões de euros em investigação e desenvolvimento.

 

Tudo isto permitiu desviar de aterro o equivalente ao peso de 12 elefantes por hora.

DESCUBRA AINDA