Logo Sociedade Ponto Verde

RECICLAR FORA DE CASA
Reciclar fora de casa
2014-03-05
Reciclar fora de casa

1. Papel a Papel

É o talão do café, o ticket do parquímetro, o jornal grátis que lhe dão no trânsito, um folheto que lhe oferecem quando vai às compras… A tendência?
Deitar logo todos os papéis no caixote de lixo mais perto. Propomos-lhe o desafio de esperar pelo ecoponto azul que certamente se cruzará no caminho ou então guardá-los na mala ou bolso para, quando puder, colocar no recipiente adequado ao chegar ao escritório ou a casa. Todos esses pequenos papéis podem ser depois usados, por exemplo, na produção de caixas de cartão canelado, papel higiénico ou rolos de cozinha. Vale a pena o cuidado.


2. O plástico conta 

Vai pela rua a beber o resto da água que lhe sobrou do almoço ou, na paragem do autocarro, o seu filho termina um pacote de sumo. Se estivesse em casa, onde colocaria a garrafa de plástico ou o pacote? No ecoponto amarelo, certo?

Então porque não continuar esse hábito fora de casa? Não se esqueça: as embalagens representam cerca de 20% dos resíduos que produzimos. Toda a ajuda na sua separação conta.


3. Pequenos começos

Se no seu local de trabalho a reciclagem ainda não for uma realidade, que tal ser um agente de mudança?

Pode começar por pequenos gestos. Por exemplo, pedir um outro caixote de lixo para a sua secretária para colocar apenas papel ou solicitar um recipiente onde combina com os seus colegas passarem a depositar somente os copos de plástico após beberem água. Em cada dia, uma pessoa fica responsável por deixá-los no respectivo ecoponto.

 

4. Novo ecoparceiro


Porque não sugerir à sua empresa tornar-se num ecoparceiro da Ecopilhas e passarem a ter nas suas instalações um Pilhão?

Não tem custos, o espaço necessário é pequeno e passa assim a ter um local ainda mais acessível para si e para os seus colegas onde deixar as pilhas e acumuladores usados. Mais informações em www.ecopilhas.pt

 

5. Salas de aula verdes


Se na escola do seu filho ainda não têm ecopontos domésticos, ofereça-se para organizar uma actividade lúdica e ajude a turma a construir ecopontos feitos, por exemplo, a partir de caixas de cartão. É um bom pretexto para ensinar-lhes a importância da separação selectiva e permite que os mais pequenos possam continuar na escola os ecohábitos que já têm em casa. Se precisar de materiais pedagógicos sobre reciclagem, pode solicitá-los à Sociedade Ponto Verde, através do e-mail info@pontoverde.pt.


6.Na rua como em casa


Em dias em que não é efectuada a recolha de lixo ou se os ecopontos já estiverem cheios não deixe os resíduos a acumular no chão. Pense que a rua é a grande casa de todos, por isso cabe a cada um contribuir também para a sua limpeza e conservação.

DESCUBRA AINDA