Logo Sociedade Ponto Verde

APROVEITAR ATÉ À RAIZ
Aproveitar até à raiz
2016-04-07
Aproveitar até à raiz

Talos, flores, sementes, cascas de batata, cascas de banana (sim, leu bem). Tudo pode ser aproveitado na cozinha. Duvida? Então continue a ler este texto.
O nutricionista Alexandre Fernandes escreveu o livro Desperdício Zero na Cozinha, com mais de 60 receitas para aproveitar tudo, mas mesmo tudo, dos alimentos. 

 

Os números são claros: “Aproximadamente 30% das nossas compras para casa não são aproveitadas. Logo, se falarmos em euros, se gastarmos 100 euros semanais de compras, 30 euros são deitados para o lixo”, explica o autor. “Ao final de um ano é muito dinheiro, são mais de 1500 euros que desperdiçamos, e podemos reduzir essa quantia se soubermos poupar”, garante.

Alexandre Fernandes, que escreveu a obra a convite da UNESCO a propósito do Ano Internacional dos Solos, assinalado em 2015, tendo em mente a sustentabilidade alimentar, a erradicação da fome no mundo, a poupança económica e a preservação ambiental, atesta que tudo é passível de ser usado. “Desde que não haja preconceitos e haja criatividade e boa vontade, tudo é reaproveitado”, assegura. E exemplifica: “As pessoas têm tendência para deitar fora os talos dos brócolos ou das couves, e pode-se fazer uma excelente e saborosa sopa com esses talos.” Mas há mais: o livro partilha as melhores maneiras para reutilizar as sobras de bebidas (como vinho, café e cerveja) e de comida (como pão, queijo e doces).

Pode fazer vinagre ou temperos com restos de vinho e pudim caseiro com restos de pão, por exemplo. E com isto produz também menos lixo e minimiza o chamado efeito de estufa, já que o lixo orgânico, se não for tratado em locais especializados torna-se numa importante fonte de emissão de gases com efeito de estufa.

 


Fáceis de fazer

 

Se está a pensar que isto da poupança vai dar trabalho acrescido, o nutricionista desmistifica: “As receitas do livro até são bem fáceis de serem feitas, mesmo para aquelas pessoas que não se ajeitam no meio dos tachos e das panelas.” Ainda pouco convencido? Passemos à argumentação nutricional. “É nas cascas que está a maior quantidade de fibras, sais minerais, vitaminas, por exemplo”, defende. Quem diz cascas, diz talos, folhas, flores. A riqueza nutritiva é de tal ordem que o profissional afirma mesmo: “Se as pessoas reaproveitarem todas as partes comestíveis dos alimentos, não necessitam de suplementos alimentares, porque os nutrientes de que o nosso organismo precisa também provêm dessas partes dos alimentos.” Portanto, é fácil, é barato e dá milhões de nutrientes. Mas é bom? “Faço excelentes iguarias com estas partes dos alimentos”, revela Alexandre Fernandes, que adaptou um conjunto de receitas à realidade nacional, a partir de uma pesquisa em países onde o Desperdício Zero já é uma realidade.

 

“Os jantares de família e entre amigos são sempre divertidos para ver quem descobre o ‘ingrediente secreto’ das receitas que apresento”, descreve. O ingrediente mais estranho e que mais dúvidas gera é, sem dúvidas a casca de banana. . “A maioria das pessoas pergunta-me: como é que é possível serem utilizadas as cascas de banana? Ou então: utilizam-se também as sementes de melão?”, conta. “A população tem acolhido muito bem este livro, o que é muito bom, já que é uma surpresa para muitas pessoas que nunca tinham sido desafiadas a comer o que normalmente deitam no lixo”, conclui. “Têm alguma relutância”, reconhece. Mas é preciso provar. “Os bolinhos salgados de casca de banana são comestíveis e muito bons”, elogia. “São fritos, é um facto, mas as regras da alimentação saudável passam por comer de tudo com peso, conta e medida.” O livro não tem fotografias das receitas, mas o autor explica porquê: “Quando sigo receitas, o resultado final nunca fica exatamente como está nas fotografias, e isso pode afetar a criatividade, pelo que deixei de ter imagens nos meus livros.”

 


Sumo de Cascas de Fruta (8 porções)


- Ingredientes:
2 litros de água; 3 chávenas de chá de cascas de frutas várias; açúcar, stevia ou adoçante a gosto

 

- Modo de preparação:

Depois de as cascas estarem bem lavadas, coloque-as no liquidificador juntamente com 1 litro de água. Coe de seguida.
Junte mais 1 litro de água e adoce a gosto.

 


Bolinhos salgados de casca de banana (10-12 bolinhos)


- Ingredientes:
1 chávena de chá de cascas de banana finamente picadas;
1 ovo; 3 colheres de sopa de água; 9 colheres de sopa rasas de farinha; 1 cebola picada; salsa finamente picada (q. b.); cebolinha finamente picada (q. b.); orégãos (q. b.); sal (q. b.); pimenta moída na ocasião (q. b.); mistura de azeite e óleo (para fritar)

 

- Modo de preparação:
Num recipiente, misture todos os ingredientes e tempere com uma pitada de sal e de pimenta até formar uma pasta homogénea. Com as mãos, retire pequenas porções de cada vez e frite numa mistura bem quente de azeite e óleo, até que fiquem ligeiramente dourados em ambos os lados. Para eliminar o excesso de gordura, ponha os bolinhos em papel absorvente.
 

DESCUBRA AINDA