Logo Sociedade Ponto Verde

CORTIÇA MASCARA-SE DE PEDRA E MADEIRA
Cortiça mascara-se de pedra e madeira
2016-07-28
Cortiça mascara-se de pedra e madeira


Chamam-se Authentica e Reclaimed, são elegantes, originais e discretas. Parecem pedra, vinil ou madeira, mas são feitas de cortiça: são os novos pavimentos da Amorim, coleção da marca premium Wicanders, inspirados pelas novas tendências do ecodesign e “desenvolvidas em estreita coordenação com as tendências do mercado de design de interiores”, diz-nos Carlos de Jesus, diretor de Comunicação e Marketing da Corticeira Amorim. “A Reclaimed, inteiramente concebida a partir de visuais de madeiras e pedras, com uma aparência típica de recuperação de peças únicas, inspirou-se numa nova tendência que privilegia o recurso a materiais ecológicos e reutilizáveis”, explica Carlos de Jesus. Este visual é possível através da tecnologia de impressão Realistic Surface.

 

Já a Authentica, a outra menina dos olhos da Amorim, “assinala uma mudança de paradigma nos pavimentos de vinil e surge como resposta à grande apetência do mercado por soluções deste tipo”. Com uma composição que integra duas camadas de cortiça, todo o pavimento da coleção Authentica tem uma maior performance técnica no que diz respeito à redução de ruído, bem como ao isolamento térmico.

 


Da ideia à conceção

 


Estes dois pavimentos não nasceram de um dia para o outro. O trabalho começou com a “identificação de uma clara tendência nos mercados para o reaproveitamento de materiais previamente existentes, dando-lhes um novo uso”, conta o responsável. Assim, a ideia da linha Reclaimed “foi então trabalhada ao longo de todo o ano de 2015 pela equipa de designers, resultando num conjunto de visuais que foram lançados em janeiro de 2016”. Já a nova linha de produtos Authentica, “por se tratar de uma mudança de paradigma na forma de conceber pavimentos de vinil, trouxe maiores desafios em termos de desenvolvimento da estrutura do produto e da sua forma de produção”.

 

Foi preciso uma equipa multidisciplinar alargada, que incluiu criação do conceito e protótipos, testes de campo, testes industriais, entre muitos outros, iniciados em 2014. Dois anos depois, em janeiro de 2016, a Authentica foi finalmente lançada. Além das óbvias vantagens ambientais, estes novos pavimentos têm mais-valias estéticas, aumentando a oferta de visuais da marca Wicanders, “a pensar nos consumidores que conhecem e valorizam os benefícios de um piso de cortiça, mas que preferem a estética de materiais como a madeira ou a pedra”, bem como mais-valias relacionadas com a performance técnica: “No caso da Authentica, acresce um novo benefício de desempenho relacionado com o aumento de cortiça de 2,7 milímetros. No total, o núcleo do pavimento passa a contemplar quatro milímetros de espessura, com melhorias de desempenho em termos de resistência térmica, com ganhos de 18%, e de redução de ruído, na ordem dos 6%”, garante Carlos de Jesus.

 


Amorim e o ambiente

 


A preocupação com o ambiente não é uma nova tendência para a Amorim, refere o diretor de Comunicação e Marketing, fazendo parte dela “desde a sua criação”. Com mais de 140 anos de história e uma atividade que assenta num material 100% natural, renovável e reciclável, a Corticeira “é responsável pela preservação de um importante ecossistema (as florestas de sobro) que existe na Bacia Ocidental do Mediterrâneo.” Segundo Carlos de Jesus, “é a extração da cortiça que mantém a vitalidade destas florestas e que promove o desenvolvimento económico, ambiental e social que lhe está associado”. Com vista a manter essa vitalidade, a Amorim tem um processo produtivo integrado, que consiste na reutilização de todos os subprodutos que resultam da transformação da cortiça.

 

A utilização da cortiça enquanto matéria-prima para toda a espécie de produtos é uma enorme mais-valia, não só para o ambiente, já que é um material 100% natural e reciclável, como para os consumidores, uma vez que “a cortiça reúne em si um conjunto de características que dificilmente se encontram num só material”, avança Carlos de Jesus. A sua utilização em pavimentos é potenciada com a tecnologia de última geração chamada Corktech e que permite os tais benefícios de isolamento térmico e acústico. Por outro lado, e não menos importante, permitem maior conforto ao caminhar.
Ganha o ambiente e… o corpo.

 



RECICLAR ROLHAS
Desde 2008 que a Corticeira Amorim tem vários programas de reciclagem de rolhas em países como os EUA, França, Itália, Portugal, Espanha e África do Sul. Embora nunca mais seja incorporada em rolhas, a cortiça reciclada pode integrar todas as outras soluções de cortiça, garantindo os benefícios de utilização do material, como a retenção de CO2.
 


A CORTIÇA NA ARQUITETURA
A Corticeira Amorim planeia continuar a investir internacionalmente na cortiça como material para a arquitetura e o design de interiores. Assim, a ideia é desenvolver parcerias com arquitetos e designers nacionais e estrangeiros, bem como continuar a fomentar a sua utilização e a mostrar todo o seu potencial técnico e estético em eventos internacionais.

 

DESCUBRA AINDA