Pequenos ajustes permitirão que se respire melhor na sua residência, e no planeta.
E a sua conta bancária agradece.
Uma casa super-eficiente pode cortar nas despesas, e nas emissões de gases poluentes, em cerca de 66%.
1 – Um dos melhores investimentos que pode fazer na sua casa, se já for velha, é trocar de janelas. Vidros duplos que bloqueiam o calor e os raios UV podem fazer baixar o gasto de energia entre 20% e 30%. Uns bons painéis que cortem a entrada do sol, no interior, são essenciais.
2 – Cuidado na escolha dos electrodomésticos: frigorífico, máquina de lavar e ar condicionado. Escolha os que têm melhor eficiência energética. O dinheiro que poupa em aparelhos mais baratos gastará depois na conta de electricidade. Se um milhão de pessoas fizessem um upgrade para frigoríficos mais eficientes – quantos mais A, melhor –, poderíamos eliminar 556 mil toneladas de emissão de CO2 por ano. Pormenor: o frigorífico pode responder por 30% do consumo de luz.
3 – Se secar a roupa ao ar livre, e não na máquina de secar, diminui consideravelmente a emissão de CO2. Na lavagem prefira detergentes biodegradáveis e produtos de limpeza que não agridam o ambiente. Use a máquina de lavar só quando ela estiver cheia. Com poucas peças e lavagens frequentes gasta-se mais água e energia.
4 – Um termóstato programável manterá a sua casa à temperatura correcta todo o ano. No Inverno, por cada 2 graus que descer no termóstato poderá poupar 4% na conta de electricidade – e reduzir as emissões em quantidades semelhantes (não se esqueça, portanto, do casaco!).
5 – Se tiver jardim, trate-o bem. Plantas e árvores bem colocadas dão sombra e bloqueiam o vento. O jardim ajuda-o a cortar no ar condicionado e a poupar nas contas de electricidade entre 10% e 15%. Mais: cada árvore absorve uma tonelada de CO2 durante a sua vida.
6 – Banhos que duram 15 minutos são ecologicamente incorrectos: gastam em média 243 litros de água. A ONU diz que cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. Não escove os dentes com a torneira aberta. Pode gastar até 12 litros de água cada vez que faz a higiene bucal sem fechar a torneira.
7 – Economize papel. Estima-se que por cada 100 quilos de papel reciclado são poupadas 60 árvores.
8 – Recicle tudo. Se um milhão de pessoas reciclar o metal, plástico, vidro e jornais, a emissão de CO2 é reduzida cerca de 21.000 toneladas. Leve o seu próprio saco de compras ao supermercado. Isso diminui o consumo de sacos de plástico, reduzindo também o volume de lixo produzido. R
Fonte: Global Warming Survival Handbook, David de Rothschild
|