Logo Sociedade Ponto Verde

POR UM VERÃO FRESCO E ECO-RESPONSÁVEL
Por um Verão fresco e eco-responsável
2011-06-01
Por um Verão fresco e eco-responsável

Alertas laranja e vermelho, temperaturas acima dos 35ºC, dias de céu limpo e sol forte. Bem-vindo à estação mais quente do ano. E como quando o calor aperta a prioridade é só uma, refrescar-se, faça-o respeitando o ambiente.

 

1 – Janelas  

 

Durante o dia baixe os estores e feche as janelas, o método mais natural de proteger do calor a sua casa. No final do dia, ao pôr-do-sol, faça o inverso: abra as vidraças e levante os estores, desfrutando da brisa que corre lá fora.

 

2 – Ar condicionado 

 

Utilize-o apenas quando necessário – máxima válida tanto em casa como no trabalho ou no carro. O ar condicionado implica elevado consumo energético. Por isso, antes de ligá-lo, verifique se portas e janelas estão fechadas e regule o termóstato de modo a evitar frio em excesso.

 

3 – Frigorífico

 

Reservatório de bebidas e alimentos frescos, o frigorífico é mais cobiçado nos dias quentes. Para um consumo energético correcto regule o termóstato, adapte a temperatura à carga, e respeite a capacidade máxima do frigorífico. Evite abrir e fechar a porta deste electrodoméstico diversas vezes ao longo do dia.   

 

4 – Gás

 

Para evitar desperdícios no consumo de gás ajuste a temperatura do seu esquentador. Nos dias quentes sabe bem tomar duche com água mais fria. Muitos modelos têm mesmo dois modos de utilização: Verão e Inverno.

 

5 – Banhos

 

Em casa opte por duches e em vez de banhos de imersão – o consumo de água é menor e a sensação de frescura maior. E prefira banhos de mar ou rio – em espaços vigiados e de qualidade – a banhos de piscina, aproveitando os recursos naturais.

 

6 – Ao fresco

 

Pátios, igrejas ou jardins são lugares privilegiados para pausas refrescantes. E com mínimo impacto ambiental. Opte por estas soluções naturais em detrimento de lugares climatizados.

 

7 – Tecidos e cores

 

Vestuário correcto é fundamental para vencer o calor. Tecidos de fibras naturais são mais frescos do que os sintéticos. Escolha peças de linho e algodão, que permitem a transpiração. As roupas devem ser largas e de cores claras, que absorvem pouca luz, logo, menos calor.

 

8 – Plantas

 

Regue-as logo de manhã cedo ou então no final do dia, quando a temperatura é mais baixa. Nas horas de maior calor a rega é desaconselhada, porque a evaporação da água é maior. 

DESCUBRA AINDA