Logo Sociedade Ponto Verde

15 ECO FACTOS
15 eco factos
2011-09-01
15 eco factos

Em década e meia a Sociedade Ponto Verde (SPV) alertou a forma como os portugueses olham para os resíduos domésticos.
A RECICLA aproveitou o mote para recordar 15 factos sobre a reciclagem em Portugal. 

 

1- Ponto Verde

Marca registada em 170 países (é a marca mais utilizada em todo o mundo) e presente em mais de 460 mil milhões de embalagens. Em Portugal só pode ser usada mediante autorização da SPV pelos seus aderentes. O símbolo Ponto Verde significa que foi paga uma contribuição financeira à SPV para assumir a responsabilidade da valorização das embalagens depois de usadas.

 

2 – Metas a cumprir

Até ao final do ano a SPV tem de reciclar, no mínimo, 55% das embalagens colocadas no mercado que lhe são declaradas, meta já alcançada. No ano passado a SPV recolheu 667 mil toneladas de resíduos de embalagens, ou seja, 59% das quantidades declaradas pelos embaladores associados. Dos vários materiais, apenas o vidro está abaixo do objectivo traçado: 60%.

 

3- Território nacional

A SPV é a entidade responsável pela organização e gestão da retoma e valorização de resíduos de embalagens colocadas no mercado, declaradas pelos seus parceiros. Uma rede que abrange 99,7% da população e 99,3% do território português.

 

4 – Gestão local

A distribuição e a manutenção dos ecopontos não são da responsabilidade da SPV, mas das entidades municipais formadas para esse efeito. Questões relacionadas com a conservação dos equipamentos ou frequência da recolha devem ser colocadas à entidades locais.

 

5 – Do velho se faz novo

A reciclagem é um processo consequente, que dá origem a novos produtos.

Por exemplo, garrafas de plástico podem ser transformadas em enchimento para blusões, o alumínio das latas de bebidas dá origem a bicicletas e trotinetas e o plástico das embalagens de detergentes e champô a cabides ou vasos. O papel origina papel e o vidro… vidro.

 

6 – Todos contam

A separação dos resíduos é uma prática eco-responsável que compete a todas as pessoas, individuais ou colectivas. E não se limita à reciclagem de embalagens – pneus, óleos, equipamentos eléctricos e electrónicos também podem ser valorizados, não no âmbito da SPV, mas de outras entidades.

 

7 – Lares recicladores

Em 2010, mais de metade dos lares portugueses separava os seus resíduos de embalagens (56%). Entre os lares que contribuem para a reciclagem, 35% separam todos os tipos de embalagens, grande evolução face a 2006, quando apenas 11% dos lares separadores colocava todos os materiais para reciclagem.

 

8 – Contaminantes e afins

Depois de colocados nos contentores verdes, amarelos e azuis, todos os resíduos de embalagens são alvo de triagem de modo a remover contaminantes como agrafos ou janelas de plástico nos envelopes, entre outros elementos que inviabilizam a reciclagem dos materiais.

 

9- Ecoponto versus ecocentro

Nos ecopontos são depositados resíduos de embalagem de pequena dimensão e em pequenas quantidades, enquanto os ecocentros acolhem resíduos em grandes quantidades e de grande dimensão, que podem não ser só de embalagens: electrodomésticos, pneus, entre outros.

 

10 – Matérias-primas preservadas

Reciclagem significa redução de consumo de matérias-primas virgens, como petróleo e minérios. Segundo a Plastval, sociedade de indústrias representativas do sector do plástico, por cada sem toneladas recicladas desse material evita-se a extracção de uma tonelada de petróleo.

 

11- Menor poluição

Graças à reciclagem os materiais têm mais anos de vida útil. E assim reduz-se o envio de largas centenas de toneladas de resíduos para aterros sanitários, o que também aumenta a esperança de vida desses espaços.

 

12- Poupança de energia

A reciclagem implica consumos energéticos mais baixos do que os exigidos para o fabrico dos mesmos produtos a partir de matérias-primas virgens. Por exemplo, a quantidade de energia necessária para produzir uma lata de alumínio a partir de matérias-primas naturais é suficiente para fabricar 20 latas de alumínio reciclado.

13- Impacto bruta

Numa hora são vendidas 1.000.000 de embalagens e produz-se quantidades de lixo equivalente ao peso de 127 elefantes adultos. Nesse espaço de tempo são produzidas 115 mil garrafas de vidro a partir desse material reciclado. E numa hora graças à reciclagem do desperdício de embalagens, evitam-se emissões de co2 equivalentes às geradas por 27 carros.

 

14- Ícones nas embalagens

Em parceria com os principais accionistas, a SPV criou ícones que facilitam a separação dos resíduos de embalagens em casa, com indicação da cor do ecoponto onde devem ser depositados.

 

15 - Viciante

Reciclar é um gesto simples e fácil de adoptar, que rapidamente se torna um hábito tão natural como escovar os dentes. Atenção: pode causar dependência. nem todos os  vícios são maus.

DESCUBRA AINDA