Logo Sociedade Ponto Verde

O FUTURO PASSA PELO CÉU
O futuro passa pelo céu
2014-05-30
O futuro passa pelo céu

Sendo um dos países de maior exposição solar em toda a Europa, Portugal tem condições privilegiadas para explorar a energia que vem do sol e, com a sua ajuda, atingir as exigências da Estratégia Europa 2020.

 

Com o Verão à porta, o sol convida a passar cada vez menos tempo em casa. O que por certo muitas pessoas desconhecem é que a importância do “astro-rei” vai muito além do tão desejado bronzeado. Por exemplo, através da acção da radiação ultravioleta na pele o corpo humano produz vitamina D, essencial tanto para o desenvolvimento ósseo e crescimento das crianças, como para manutenção da integridade óssea nos adultos. E se o sol nos afecta directamente, estado de espírito incluído, o bem-estar do Planeta também pode beneficiar das potencialidades da energia solar.

 

De olho em 2020

Através da Estratégia Europa 2020, a União Europeia pretende, até ao já citado ano de 2020, criar as bases de um futuro feito de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

No fundo, o objectivo é aliar o crescimento económico à sustentabilidade ambiental e ao combate às desigualdades, algo que fica explícito no seguinte exercício: o combate às alterações climáticas tem de ser feito de uma forma que não ponha em causa o crescimento económico; este, por sua vez, não pode ser alcançado a qualquer custo, deixando para trás populações desfavorecidas e sacrificando o ambiente.

Foquemo-nos, então, nas questões ambientais. A União Europeia assumiu no seu pacote Energia-Clima um triplo objectivo: reduzir em 20% as emissões de gases com efeito de estufa, em relação aos números de 1990; produzir pelo menos 20% do total de energia consumida na UE a partir de fontes renováveis, e reduzir o seu consumo de energia em 20%, através de medidas de eficiência energética. E é precisamente esta estratégia 20-20-20 que tem levado a que vários Estados membros apostem e invistam nas suas infra-estruturas energéticas. Em Portugal, a ambição passa, desde 2010, por colocar o País entre os cinco líderes mundiais em energias renováveis, com 30% do total de energia produzida a ser directamente gerados por estas fontes de energia.

 

Um lugar ao sol

Se muito se fala em energia eléctrica e energia eólica, é incontornável não falarmos em energia solar. Afinal, Portugal é um dos países em toda a

Europa que, fruto da sua localização geográfica, beneficia de maior exposição solar. Não admira, por isso, que encontremos no nosso País duas das maiores centrais fotovoltaicas do mundo: a Central Solar Fotovoltaica da Amareleja e o Parque Fotovoltaico Hércules. A primeira, com uma capacidade instalada de 45 megawatts, apresenta a curiosidade de os painéis rodarem para captarem com maior eficácia os raios de sol ao longo do dia.

O segundo, igualmente localizado no Alentejo (Serpa), é composto por 52 mil painéis fotovoltaicos, com uma potência instalada de 11 megawatts, o que permite evitar a emissão de mais de oito mil toneladas de CO2 por ano. Mas nem só de grandes parques fotovoltaicos é feita a nossa aposta na energia solar. A microgeração tem, também ela, uma enorme importância no perseguir dos objectivos. Falamos dos milhares de edifícios, públicos e privados, que têm vindo a instalar painéis fotovoltaicos para poderem produzir a sua própria energia e, dessa forma, reduzirem a sua pegada carbónica.

 

Ilha do Corvo

Bons ventos dos açores - A ilha do Corvo assumiu o desafio de se transformar na primeira ilha açoriana a ter painéis solares e bombas de calor em todas as habitações. E passou das palavras aos actos, primeiro em 37 casas, depois estendendo a revolução a outras 108 habitações. Numa ilha com menos de 150 casas e pouco mais de 400 habitantes, o projecto permitirá diminuir a dependência externa da ilha – as estimativas apontam para que as despesas para abastecimento mensal de garrafas de gás à ilha diminua para um terço – e que uma família-tipo poupe cerca de 40 euros todos os meses. a medida serve de exemplo e poderá ser copiada noutras ilhas do arquipélago.

Entre tendas E néon

Um pouco por todo o mundo, a energia solar serve de inspiração.Rob beRtUcci, antigo apresentador da MTV, criou as Bang Bang Tents, tendas de campismo que possuem um painel solar integrado. Desta forma, e utilizando o adaptador USB, torna-se possível carregar equipamentos electrónicos. Uma ideia fantástica para os fãs dos festivais de Verão! 

2016 é o ano em que deverá ser inaugurada a maior central solar do mundo. Fica no Rjastão (Índia) e é uma fábrica solar de quatro gigawatts, quatro vezes maior do que as 10 maiores fábricas dos Estados Unidos juntas e capaz de fornecer energia a três milhões de pessoas!

O histórico letreiro que dá as boas-vindas aos visitantes da cidade de Las Vegas vai funcionar a energia solar. Instalados em torres de 25 metros de altura, os três painéis solares irão alimentar as famosas luzes de néon.

 

Cansados de estarem dependentes das condições climatéricas, os japoneses estão a desenvolver um inovador sistema de recolha de energia solar a partir do espaço.

Até ao final do ano, o primeiro andar da Torre Eiffel, em Paris, será transformado num espaço sustentável.

Entre várias outras medidas, vão ser instalados painéis solares, que irão permitir fornecer energia, e a iluminação será com lâmpadas LED.

Em 2013, portugal atingiu um nível recorde no que concerne à produção de electricidade a partir de fontes de energia renovável. Cerca de 58,3% da electricidade consumida no ano passado foram produzidos a partir de fontes renováveis, um aumento de 20% em relação a 2012. Isto permitiu reduzir a quota de electricidade importada em cerca de 2,8 vezes.

DESCUBRA AINDA