Logo Sociedade Ponto Verde

Sustentabilidade

Exposições, conferências, workshops ou novidades literárias – uma agenda sustentável com eventos imperdíveis.
Para quem quer saber, e fazer, mais pelo planeta.
A primeira bola de futebol em cortiça natural
RECICLA Nº19
2015

A Sedacor – Grupo JPS Cork, sediada em Rio Meão, aproveitou a presença na Feira Tecnotêxtil, realizada em São Paulo, no Brasil, para apresentar a primeira bola de futebol em cortiça natural.

Cortiça portuguesa volta a ganhar prémios
RECICLA Nº19
2015

Chama-se Ayers Cork, é um conjunto de mobiliário português feito de cortiça e arrecadou a medalha de bronze na edição de 2014/2015 do concurso internacional ‘A’ Design Award & Competition, na categoria Furniture, Decorative Items and Homeware Design. 

A mentora do projeto é a arquiteta Albertina Oliveira, que explicou que os móveis envolveram a utilização de tecnologia avançada na sua conceção: cada cadeira e a base da mesa foram esculpidas com uma máquina CNC a partir de um bloco único de cortiça. 

Ainda mais inovadores são o tampo da mesa e a campânula da luminária, feitos de corkbalt, um material que combina a fibra de basalto com a cortiça e que torna as peças mais leves.

Reciclagem atinge máximos históricos
RECICLA Nº18
2015

Em 2014, a Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem 419 mil toneladas de embalagens recuperadas no fluxo urbano – origem doméstica, pequeno comércio e canal Horeca –, um aumento de 9% relativamente a 2014.
Destaca-se o crescimento do plástico (mais 24%), do papel/cartão (mais 16,5%) e da madeira (mais 30%).
Este é o valor mais elevado desde que a Sociedade Ponto Verde foi criada para a gestão de resíduos de embalagens, em 1996. 

O detergente mais ecológico de sempre
RECICLA Nº18
2015

Lauren Singer é uma americana que está nas bocas do mundo por durante os dois últimos anos não ter produzido lixo. Formada em Estudos Ambientais, Lauren é uma acérrima defensora do planeta e dedicou-se a aprender a fazer todos os seus produtos do dia a dia de forma orgânica.
Dessas experiências nasceu um detergente que se apresenta como o mais ecológico de sempre, colocando de lado todos os químicos e garantindo roupa limpa com apenas três ingredientes orgânicos: sabão de Castela, bicarbonato de sódio e carbonato de sódio.
O Simply Co. vem numa embalagem de papelão, pronta a ser reciclada, pode lavar até 50 máquinas de roupa e está disponível sem cheiro ou com perfume de lavanda.

O Sol que refresca
RECICLA Nº18
2015

De acordo com números das nações únidas, 45% do que é cultivado nos países em desenvolvimento nunca chegam ao consumidor, acabando, invariavelmente, no lixo. Isso explica- -se, na maioria dos casos, pelo clima muito seco e pela escassez de eletricidade.
Foi tendo esses dados em mente que Arne Pauwels, um designer belga, criou a Wakati, uma mistura de tenda com arca frigorífica, pensada para manter os alimentos frescos por mais tempo, usando unicamente a energia solar.
Para consegui-lo, o Wakati incorpora um painel solar de 3 W, que faz funcionar um ventilador. Juntando-lhe semanalmente cerca de 200 ml de água, consegue-se criar um ambiente suficientemente fresco e húmido para conservar até 150 quilogramas de produtos.
Neste momento, o Wakati já está presente no Haiti, Uganda e Afeganistão e custa pouco mais de 80 euros, preço que pode baixar à medida que as encomendas aumentarem.