A Mata Nacional do Buçaco é a primeira mata nacional em Portugal a receber a certificação internacional de gestão florestal, atribuída pelo prestigiado Forest Stewardship Council.
Esta certificação tem como objetivo principal a promoção da gestão sustentável da floresta, que compreende a sua utilização tendo em conta tanto os aspectos económicos, como os ambientais e sociais. Prevê-se que este reconhecimento atrairá mais turistas ao local, aumentando o número actual de 200 mil visitantes por ano. As responsabilidades também aumentarão para a entidade gestora do espaço, a Fundação Mata do Buçaco, que se compromete a assegurar a manutenção da saúde e vitalidade dos ecossistemas florestais, a conservação e melhoria da diversidade biológica, além da promoção de relações de vizinhança, mantendo e melhorando as funções e condições socioeconómicas da região onde se insere.
A Mata ocupa 105 hectares e possui uma das melhores colecções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis. Com uma programação muito completa, não faltam razões para visitar e conhecer este paraíso verde. Oficinas para grupos e famílias, passeios organizados pelos trilhos, visitas orientadas em noites de lua cheia, workshops, passeios fotográficos, exposições e acções de voluntariado são algumas das iniciativas disponíveis. Fique a par das actividades em www.fmb.pt e aproveite o início da Primavera para planear um fim-de-semana diferente.
O Projecto 80 desafia os jovens dos 13 aos 17 anos a apresentarem projectos que fomentem o empreendedorismo, a economia verde, a protecção do ambiente, a cidadania e o voluntariado.
A Sociedade Ponto Verde é um dos patrocinadores desta iniciativa, que visitará 18 escolas de 18 cidades, num roadshow divertido e pedagógico. Os jovens são desafiados a reescrever a letra da música dos Azeitonas Ray-dee-oh. As palavras smartphone, synchronize, stereo ou download, entre outras, darão lugar a vocabulário do universo da reciclagem e da preservação do ambiente.
No final, cada equipa gravará um videoclip com a sua proposta criativa. Os vídeos serão disponibilizados no Facebook para ser escolhido o melhor de cada escola.
Filipe Pinto venceu o concurso Ídolos em 2009. Apaixonado pela música, mas também pelo ambiente, o cantor acaba de lançar o projecto O Planeta Limpo do Filipe Pinto.
Em parceria com a Betweien (spin-off da Universidade do Minho especializada na criação e desenvolvimento de conteúdos educativos), criou um livro, um CD de originais, um jogo digital e um DVD.
Este projecto pretende ser um importante apoio para pais e profissionais que queiram trabalhar com as crianças as questões ambientais e da sustentabilidade. A história retrata uma viagem, repleta de aventuras, ao planeta imaginário do jovem músico Filipe, através da qual o leitor toma conhecimento do impacto negativo que algumas acções humanas têm sobre a sobrevivência de todos os seres vivos. À venda em www.oplanetalimpodofilipepinto.com.
“Os dois maiores presentes que podemos dar às nossas crianças: um são raízes; outro são asas. Plante árvores e estará a dar-lhes ambos”.
Esta é a forma como a Associação Plantar Uma Árvore apresenta a sua iniciativa Prendas para a Vida. A ideia é muito simples: juntar um grupo de amigos, no aniversário do seu filho, para uma acção conjunta de plantação de árvores. Os participantes podem voltar ao local sempre que desejarem, para acompanhar o seu crescimento e cuidar delas. “Dê o que de mais precioso a Natureza pode providenciar: ar, alimento e lugar à imaginação e à felicidade”. A actividade inclui acompanhamento com monitor, árvores, ferramentas e certificado. Mais informações: geral@plantarumaarvore.org.
Começou em Setembro o ciclo de oficinas “Um ano de fermentados”, no Quintal Bioshop (http://quintalbioshop.com), no Porto, acções que sensibilizam para a importância dos alimentos fermentados, do pão aos iogurtes. Até ao final do ano estão confirmadas duas: Chucrute, a 29 de Novembro, e Vinagres e Tempero, a 13 de Dezembro. Informações e inscrições: mail@quintalbioshop.com.
|