Odissea – Tourism & Ecology Film Festival apresenta-se como o primeiro festival de cinema flutuante do mundo dedicado ao turismo e ecologia. Decorre de 11 a 14 de Novembro, com partida de Génova, em Itália, passagem por Barcelona, em Espanha, e final em Lisboa. A mostra cinematográfica sustentável decorre a bordo de um dos mais imponentes navios, o MSC Fantasia.
Um júri internacional avaliará as películas a concurso, subordinadas a temas como experiências de viagem, destinos turísticos, responsabilidade social, preservação do ambiente, biodiversidade, alterações climáticas, economia verde. O festival resulta da vontade de três entidades: Globalsea Travel, Associação Portuguesa de Turismologia e Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria.
Até Fevereiro o riso é o mote da exposição patente no Museu da Electricidade, em Lisboa. Não há vida sem riso e há tantos risos diferentes: felicidade, nervosismo, subversão, inteligência… Desenhos, pinturas, vídeos, filmes, esculturas, performances e documentos dão forma a esta exposição e a um sem fim de risos.
Uma caminhada até ao ponto mais alto do arquipélago da Madeira, Pico Ruivo, assinala o 19.º aniversário da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. No próximo dia 25 de Novembro sócios e amigos estão convidados a participar neste trajecto de menos de seis quilómetros (ida e volta), e de fácil acesso. A participação é gratuita, mas o número de vagas é limitado.
Mais informações: madeira@spea.pt ou 967 232 195.
Didáctico e informativo, Resíduos: uma oportunidade. Portugal a caminho da sustentabilidade apresenta a história dos resíduos, desde o tempo em que a falta de limpeza provocava doenças até à evolução recente do sector em Portugal. Da autoria do jornalista Pedro Almeida Vieira, foi lançado Sociedade Ponto Verde (SPV). O livro revela as alterações nos padrões de consumo e as mudanças civilizacionais e tecnológicas na área dos resíduos. E assim percebe-se como o sector deixou de ser um problema e passou a ser encarado como oportunidade de rentabilização económica, com vantagens ambientais.
A edição desta obra é mais uma iniciativa no âmbito das comemorações dos 15 anos da SPV.
Para acabar com dúvidas tão comuns como o que fazer à carne assada que sobrou do jantar, ou como aproveitar as peças de fruta entretanto já maduras, a Horta da Formiga, projecto da Lipor em Baguim do Monte, organiza o workshop “Sobras requintadas”. Dia 25 de Maio, das 14:30 às 17:30. Inscrições abertas a partir de 9 de Maio, online (www.hortadaformiga.com) ou através do telefone 229 770 100.
|