Logo Sociedade Ponto Verde

Sustentabilidade

Exposições, conferências, workshops ou novidades literárias – uma agenda sustentável com eventos imperdíveis.
Para quem quer saber, e fazer, mais pelo planeta.
Datas Ecológicas
RECICLA Nº17
2014

Agenda


22 a 30/11 Semana europeia da Prevenção de Resíduos
05/12 Dia Mundial do Solo
11/12 Dia Mundial da Montanha

 


28, 29 e 30 novembro 2011-2020
BIODIVERSIDADE EDUCAR PARA CONSERVAR
Proclamada a Década da Biodiversidade
Jardim Zoológico de Lisboa

 

Até 2020, o Jardim Zoológico oferece uma oportunidade de formação complementar teórico-prática destinada em exclusivo a um público adulto, nomeadamente estudantes e profissionais das áreas de Biologia, Educação Ambiental e afins. Este workshop oferece aos formandos a possibilidade de integrarem os Guias de Programas Educativos para Escolas do Jardim Zoológico, dotando-os de ferramentas para trabalhar na área da Educação Ambiental. Tel.: 217 232 960 Sexta-feira, 18.30-22.30 Sábado e domingo, 9.30-18.30

 

 

 

REU2ARTE
Enfeites de Natal
Horta da Formiga, Baguim do Monte
10 de Dezembro

 

Na reutilização os resíduos são reaproveitados/transformados, havendo assim uma efectiva poupança de matérias-primas. Com este projecto, e através da dinamização de workshops temáticos, pretende-se sensibilizar o cidadão para o potencial de reutilização dos resíduos. 14h30-17h00 | Tel.: 229 770 100

 

 

 

Workshop Decorações de Natal Ecológicas Flores, Açores
2 de Dezembro

 

Num mês pautado pela magia e tradições, das quais faz parte a troca de prendas, a maioria dos parques naturais dos Açores – criados para preservar a biodiversidade e geodiversidade do arquipélago, para uma utilização sustentável dos seus recursos naturais, assegurando ainda a manutenção deste legado usufruível pelas gerações futuras – programou oficinas para que se torne esta quadra emblemática também sustentável e mais ecológica. É às 19h30, no antigo Mercado de Santa Cruz.

 

 

 

5 de dezembro
Horta da Formiga, Baguim do Monte

 

A compostagem caseira é um processo simples, económico e ecologicamente sustentável, em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, no fundo um composto fertilizante que pode ser usado como nutriente e correctivo do solo em jardins, hortas, vasos e floreiras, por exemplo. Contribui para a redução dos resíduos domésticos a enviar para o aterro sanitário. 14h30-17h30 | Tel.: 229 770 100

 

 

 

1 de dezembro
Oceanário de Lisboa

 

Encerramento do ciclo de conferências Human Habitat, concebido e coordenado pela Construção Sustentável®, numa parceria com o Oceanário de Lisboa, que conta este ano com um total de oitoconferências. De origem basca, Daniel Innerarity é catedrático de Filosofia Política. Informação sobre o programa, os oradores convidados e inscrições em www.construcaosustentavel.pt.

 

 


Até 6 de janeiro de 2015
O carrossel que realiza desejos de crianças e jovens
Matosinhos

 

Começou a girar no dia 1 de Novembro e só desligará as luzes no Dia de Reis. Falamos do Carrossel solidário instalado no atrium do Mar Shopping, em Matosinhos, verdadeira tentação para a pequenada. O valor angariado com as viagens do Carrossel irá reverter para a Make-A-Wish Portugal, que assim, cumprirá os desejos de crianças e jovens com doenças graves e com idades entre três e 18 anos.

Missão Reciclar ultrapassa 1.000.000 de lares
RECICLA Nº17
2014

A iniciativa da Sociedade Ponto Verde (SPV) que pretende contribuir para o aumento da taxa de reciclagem em Portugal já visitou metade dos lares a que se propôs no arranque da Missão Reciclar.

Projeto 80 regressa ao som de Ray-dee-oh
RECICLA Nº17
2014

A nova edição do Projeto 80 – uma iniciativa da Sociedade Ponto Verde que tem como objectivo desafiar associações de estudantes do ensino básico e secundário e grupos informais de alunos a apresentarem projectos que promovam o empreendedorismo, a economia verde, a cidadania e o voluntariado, a biodiversidade e a importância dos recursos naturais – arrancou na Escola Secundária Inês de Castro, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.
O momento foi abrilhantado pela presença d’Os Azeitonas, banda protagonista do Recicla Challenge, uma das actividades que integraram o roadshow Projeto 80 – Edição 2013/2014.

O Sucesso da Missão Reciclar
RECICLA Nº16
2014

A Missão Reciclar é uma iniciativa da Sociedade Ponto Verde (SPV) que pretende contribuir para o aumento da taxa de reciclagem em Portugal e que, com esse objectivo, até ao final da acção, terá visitado dois milhões de lares e 20 mil HORECA e entregado 340 mil ecopontos.

Nos primeiros oito meses, a Missão Reciclar já bateu à porta de cerca de 867 mil lares portugueses em 53 municípios, nos distritos de Lisboa, Leiria, Santarém, Setúbal, Aveiro e Coimbra. Entre o início de dezembro de 2013 e 7 de agosto de 2014, a maior iniciativa de sensibilização de lares da SPV entregou mais de 133 mil ecobags, constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação selectiva de embalagens. Paralelamente à acção de sensibilização dos lares, a Missão Reciclar tem estado a percorrer, desde fevereiro, os estabelecimentos de hotelaria, restauração e similares, conhecidos como canal HORECA, com o objectivo de sensibilizar e recolher informação sobre os hábitos de separação dos pontos de venda. Entre Fevereiro e início de Agosto foram visitados 4069 pontos de venda nos municípios de Albufeira, Almada, Barreiro, Loures, Maia, Matosinhos, Moita, Odivelas, Palmela, Portimão, Porto, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Loulé e Montijo, dos quais 80,4% são separadores. As visitas da equipa da Missão Reciclar vão continuar, procurando sensibilizar e motivar a população e os estabelecimentos HORECA para a separação, contribuindo para o aumento da taxa de reciclagem em Portugal.

Lisboa quer transformar tráfego em electricidade
RECICLA Nº15
2014

Lisboa é uma das 21 cidades finalistas do Mayors Challenge, um concurso que tem como objectivo premiar ideias inovadoras e passíveis de melhorar a vida dos cidadãos.

A capital portuguesa concorreu com a ideia de transformar a energia cinética desperdiçada, gerada pelo tráfego diário, em electricidade, naquele que é visto como um passo para reduzir as emissões de carbono e aumentar a sustentabilidade ambiental. Braga, Cascais, Coimbra, Odivelas e Sintra também concorreram ao Mayor Challenge, mas não conseguiram apurar-se para a final.