Universidade NOVA de Lisboa em parceria com a Sociedade Ponto Verde lança programa de empreendedorismo e inovação
Universidade NOVA de Lisboa em parceria com a Sociedade Ponto Verde lança programa de empreendedorismo e inovação
2023-08-25
Universidade NOVA de Lisboa em parceria com a Sociedade Ponto Verde lança programa de empreendedorismo e inovação

A Universidade NOVA de Lisboa, através do gabinete NOVA Impact, acaba de lançar um programa de empreendedorismo e inovação em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV).


O CIRCULAR inNOVA(tion) é um programa de ideação e empreendedorismo que promove o desenvolvimento de novos produtos, modelos de negócio e soluções inovadoras na cadeia de gestão de resíduos, por equipas multidisciplinares, com potencial para gerarem impacto na comunidade, mobilizando os diferentes intervenientes, para se conseguir reduzir, separar e recolher, eficazmente, mais e melhor as embalagens no pós-consumo.


O objetivo passa por estimular a criatividade para responder a desafios específicos, identificados pela SPV no âmbito da sua atividade, relacionados com o ambiente e com a gestão de resíduos de embalagens, tendo como foco a implementação de sistemas PAYT (pay as you throw) ou on demand, bem como a criação de campanhas de sensibilização que levem a mudanças de comportamentos no consumidor final. 


O programa vai decorrer em dois momentos:

  1. IDEATION BOOTCAMP: Durante esta fase, serão geradas ideias inovadoras utilizando ferramentas de design thinking. As cinco melhores equipas passam à fase seguinte.
  2. SPRINT MVP: Nesta fase, as cinco equipas selecionadas receberão um valor monetário (1.000€) para implementar o seu produto mínimo viável (MVP). No final, farão uma apresentação ao júri.

“A NOVA, enquanto instituição de referência de ensino superior, tem o dever de contribuir com o seu conhecimento para desenvolver soluções com verdadeiro impacto e que possam ajudar a resolver problemas da nossa sociedade, como é a questão dos resíduos. Esta parceria com a Sociedade Ponto Verde permite aliar o talento existente no nosso ecossistema de investigação e inovação aos objetivos da NOVA na área da Sustentabilidade”, refere Isabel Rocha, Vice-reitora para a Investigação, Inovação e Criação de Valor.


A CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, afirma que “a colaboração e a forte capacidade de investimento em Investigação & Desenvolvimento são determinantes para se conseguir dar resposta aos desafios atuais e criar valor para a cadeia de gestão das embalagens, quando existem metas nacionais ambiciosas para cumprir. É, por isso, com entusiasmo que apresentamos este novo programa de empreendedorismo, que reforça a parceria estratégica entre a Sociedade Ponto Verde e a Universidade NOVA de Lisboa, com a expectativa de atingir mais reciclagem de embalagens e elevar o País a uma referência na Economia Circular. Para isso, precisamos da colaboração de todos – alunos, professores, investigadores e Academia.”


O CIRCULAR inNOVA(tion) destina-se a alunos, ex alunos, investigadores e professores, no entanto, cada equipa deverá ter pelo menos um elemento ligado ao ecossistema da NOVA. As candidaturas podem ser feitas aqui e decorrem até ao dia 16 de setembro.

 

DESCUBRA AINDA
id noticia: 234