Mais colaboração, inovação, transparência e legislação para estimular a economia circular e atingir as metas da reciclagem
Mais colaboração, inovação, transparência e legislação para estimular a economia circular e atingir as metas da reciclagem
2023-11-08
Mais colaboração, inovação, transparência e legislação para estimular a economia circular e atingir as metas da reciclagem

Promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV), o primeiro European Packaging Waste Meeting reuniu, ontem em Lisboa, poder local, representantes máximos de instituições e empresas nacionais e europeias. O objetivo foi partilhar experiências e conhecimento para encontrar sinergias e estratégias para o estado de emergência climática e refletir sobre a agenda do Ambiente, da Sustentabilidade e da Economia Circular, com foco nos resíduos urbanos e na reciclagem de embalagens. 

 

A abrir a conferência, António Nogueira Leite, chairman da SPV, referiu que há “uma forte aposta e um forte investimento, mais de 15 milhões ao longo dos anos”, por parte da Sociedade Ponto Verde, “em novos processos, nova tecnologia, digitalização das operações de gestão de resíduos.” Indicou, ainda, que é necessária a “colaboração de todos”, apelando ao Governo, autoridades e a todos os parceiros. “O país está comprometido, mas precisamos de dar mais ferramentas aos cidadãos”, concluiu.

 

Durante a Talk “Estão as smart cities a crescer ao ritmo necessário?”, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, assegurou estar empenhado em tornar Lisboa mais sustentável. Entre as medidas a adotar, o autarca de Lisboa destacou a necessidade de “aumentar a taxa turística para que essa contribuição pague mais limpeza do lixo”, bem como, “passar a aplicá-la aos cruzeiros, a partir de janeiro do próximo ano”.

 

“Considero injusto haver turistas que não pagam essa taxa, sendo que os barcos que os transportam são grandes poluidores da cidade”. O autarca sublinhou, também, a importância de promoção da reciclagem em Lisboa, onde apenas 29% dos resíduos são reciclados.

 

Já Virginijus Sinkevičius, Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, mostrou-se preocupado com o “aumento recorde na produção de resíduos de embalagens, o maior na última década”, e alertou para o facto das mudanças serem incontornáveis: “Precisamos evitar o desperdício desde o início. Isso significa restringir embalagens desnecessárias e promover materiais reutilizáveis”. 

 

No momento conduzido por Jeremy Schwartz, chairman da Kantar para a Sustentabilidade e Diversidade, foi destacado que 80% das pessoas quer uma vida sustentável, mas que apenas 25% fazem mudanças para viver dessa forma. Para o keynote speaker da conferência “se queremos mudar comportamentos, temos de nos focar nos 3 Cs: conveniência, custo e conforto”.


Durante a mesa redonda “Os resíduos urbanos são o “novo” ouro negro?” foram partilhadas práticas e soluções com potencial de fomentar a reciclagem e a economia circular na Europa. A CEO da SPV, Ana Trigo Morais, reforçou a vantagem de se “dizer a verdade”, considerando importante “sermos transparentes com os consumidores, que estão a pagar o sistema” e que há que “mostrar às pessoas que as suas ações têm força.” Martin Prieler, CEO da ARA AG, da Áustria, acrescentou que é preciso “chegar a gerações diferentes, que têm motivações diferentes, para que não haja uma geração que não cumpre, enquanto outras já o fazem”. Por sua vez, Jean Hornain, Diretor geral da CITEO, de França, referiu que é essencial “conseguir que as pessoas percebam que os gestos diários têm impacto na sustentabilidade do planeta.” Já Michael Wiener, Chairman Supervisory Board da Green Dot Global, da Alemanha, considerou que “o alinhamento com as regras é, acima de tudo, uma questão educacional.”  


A encerrar o evento, e referindo os desafios que Portugal tem pela frente, Ana Trigo Morais, explicou que estamos num momento decisivo onde o maior desafio vai ser a execução do PERSU 2030. “Desde que estou no setor dos resíduos não vi um plano estratégico a ser cumprido”, disse, acrescentando que o país conta “com instrumentos financeiros relevantes e, por isso, temos cada vez menos desculpas para que nada mude.”

 

A CEO da SPV defendeu, ainda, que na “gestão de resíduos precisamos mesmo de uma parceria público-privada”. Para a CEO da SPV “é nas embalagens que Portugal tem um bom case study para mostrar na Europa e que começou a ser construído há 26 anos pela SPV. Não podemos esperar outros 26 anos para cumprir o que a Europa e a sociedade exigem. Tendo em conta o desafio que temos pela frente, quer os poderes públicos, quer as entidades privadas terão de encontrar formas de tornar o sistema mais eficaz.”

 

O “European Packaging Waste Meeting 2023” decorreu durante o dia de ontem, 7 de novembro, no Centro Cultural de Belém. 

DESCUBRA AINDA
id noticia: 239