Sinalética nos ecopontos igual em 65% do território
Sinalética nos ecopontos igual em 65% do território
2017-10-13
Sinalética nos ecopontos igual em 65% do território

Cerca de 65% do território nacional já dispõe de ecopontos com informação idêntica sobre as regras de separação dos diversos resíduos de embalagem. A implementação do projeto - que veio eliminar as diferenças de terminologias, regras ou imagens que existiam consoante a região - prevê-se que esteja concluída no final de 2018, altura em que chegará aos mais de 43.000 ecopontos em Portugal.

 

O projeto, que consiste numa harmonização da sinalética sobre regras de separação de resíduos, resultou de um trabalho conjunto desenvolvido por uma equipa formada pela EGF, EGSRA – Associação para a Gestão de Resíduos e Sociedade Ponto Verde, tem contado com o apoio das autarquias e dos sistemas de gestão de resíduos urbanos (SGRU), as entidades responsáveis por levar a cabo diversas operações inerentes à gestão dos resíduos urbanos, nomeadamente a sua recolha, tratamento e valorização.

 

Até ao momento envolveu 15 SGRU, de Norte a Sul do País, mas também nos Açores, abrangendo mais de 6,8 milhões de habitantes, nomeadamente nos municípios servidos pelos sistemas da Algar, Amarsul, Amcal, A. M. Ilha do Pico, Braval, Ecolezíria, Ersuc, Gesamb, Lipor, Resinorte, Resitejo, Resulima, Suldouro, Valorminho e Valorsul).

 

A iniciativa foi criada após a identificação de regras contraditórias e de terminologias diferentes em várias zonas do País, levando ao desenvolvimento de uma nova sinalética com o objetivo de mitigar as possíveis situações geradoras de dúvidas e erros na separação dos resíduos e na sua deposição nos ecopontos.

 

«O projeto tem vindo a ser essencial para o esclarecimento e informação do consumidor, tornando o ato de separação mais simples e a informação mais clara para todos independentemente do município em que residem ou da fonte de informação consultada», salienta Luís Veiga Martins, Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde.

 

Com esta iniciativa, Portugal afirma-se como um exemplo na implementação de uma sinalética universal nos ecopontos. Ao longo dos próximos meses o projeto ficará concluído, chegando à totalidade do território nacional.

 

DESCUBRA AINDA
id noticia: 87