Logo Sociedade Ponto Verde

“Campanhas que mudaram Portugal”, estreia 6 de Abril
“Campanhas que mudaram Portugal”, estreia 6 de Abril
2021-04-06
“Campanhas que mudaram Portugal”, estreia 6 de Abril

Quem não se lembra do chimpanzé Gervásio a fazer a reciclagem das embalagens, num dos mais icónicos anúncios da televisão?

 

“Gervásio: como tudo começou”  é o nome do primeiro episódio da série Campanhas que mudaram Portugal”.  Uma parceria entre o Empower Brands Channel e a Sociedade Ponto Verde, no âmbito da comemoração dos 25 anos desta organização, que recupera o passado histórico da comunicação da reciclagem em Portugal. “

O primeiro episódio, “Gervásio: como tudo começou”, desvenda testemunhos de histórias que nos envolvem e nos comovem, naquele que foi o arranque de uma campanha de publicidade inovadora que despertou e mudou Portugal para o tema da reciclagem.

 

Dividida em quatro episódios, a série vai recordar as principais barreiras que foram necessárias romper e as campanhas de sensibilização e incentivo à mudança de hábitos da sociedade portuguesa, na forma de tratar e separar os resíduos domésticos. Uma viagem no tempo, mas com uma visão focada no futuro, que nos traz de volta diversas personalidades e profissionais que estiveram envolvidos na construção destas campanhas e que as recordam com muito orgulho e satisfação.

 

O carismático chimpanzé Gervásio marca a estreia desta série, que vai recordar também outras campanhas onde se destaca a espontaneidade das crianças, passando pela transformação dos materiais reciclados.  São muitas as imagens que nos fazem revisitar um caminho de inovação que a Sociedade Ponto Verde percorreu, com uma estratégia de comunicação que se diferencia até aos dias de hoje.

 

A estreia do primeiro episódio acontece já dia 6 de abril, no canal de YouTube do Empower Brands Channel. Os três episódios seguintes, estrearão no final de Abril, Maio e Junho de 2021.

 

“Campanhas que mudaram Portugal” é uma série exclusiva do Empower Brands Channel, o canal oficial da Empower Brands Community no YouTube, que se assume cem por cento portuguesa no título e na informação gráfica.

 

 

 

Sinopse:

O primeiro episódio da série “Campanhas que mudaram Portugal” traz-nos o inesquecível chimpanzé Gervásio que, no ano 2000, surpreendeu os portugueses com a sua habilidade a aprender a separar as embalagens em pouco mais de uma hora. O filme foi rodado em Barcelona e, para quem esteve envolvido no processo, deixou muitas memórias e histórias para contar. Foi uma ideia criativa inovadora para comunicar a reciclagem numa altura em que o país pouco ou nada sabia do tema. Neste regresso ao passado, contamos com a participação de Pedro Bexiga e Marcelo Lourenço, os diretores criativos da agência Lowe Lintas, responsável na época pela campanha; com o testemunho de Alberto Rodrigues, o produtor executivo da Ministério dos Filmes, e com José Neto que, na oficina de marionetas na Cova da Piedade, recorda o inesquecível dia em que contracenou com Gervásio, cujo olhar “humano” nunca esquecerá.

DESCUBRA AINDA