Logo Sociedade Ponto Verde

Academia Ponto Verde leva alunos ao Parlamento Europeu
Academia Ponto Verde leva alunos ao Parlamento Europeu
2022-05-09
Academia Ponto Verde leva alunos ao Parlamento Europeu

 

No Dia da Europa, que se comemora hoje, são anunciadas as 17 escolas vencedoras do Concurso “Reciclar é na boa” promovido pela Academia Ponto Verde, projeto educativo da Sociedade Ponto Verde para a comunidade escolar, e que contou com o apoio da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Entre os mais de 170 projetos submetidos no âmbito do desafio “Artistas da Reciclagem” por escolas dos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário e Profissional, destacam-se os trabalhos dos estabelecimentos de ensino dos distritos de Faro, Setúbal, Braga, Porto, Portalegre e Açores.

 

Através do desafio “Artistas da Reciclagem”, integrado no Concurso “Reciclar é na Boa!”, os alunos foram convidados a utilizar materiais de embalagens para fazerem ouvir a sua voz, transmitindo uma mensagem de cariz social que unisse a causa da Reciclagem à construção de um futuro melhor para a Europa e para o planeta. Para este efeito, os alunos apresentaram criações artísticas originais, desde esculturas, murais e peças de moda, além de conteúdos em vídeo e em fotografia. Guerra, bullying, poluição dos oceanos e ambiente foram os principais temas apresentados.

 

Os alunos premiados do Secundário vão, em junho, a Bruxelas, numa viagem que inclui a visita ao Parlamento Europeu. Já os alunos das escolas vencedoras dos 2º e 3º ciclos vão participar numa visita guiada ao Jardim Zoológico de Lisboa e ter uma noite de atividades no Inatel, no Parque 1º de Maio (Lisboa). Entre os prémios encontra-se ainda uma visita às escolas vencedoras com um roadshow.

 

Para realizar o “Artistas da Reciclagem”, a Academia Ponto Verde contou com a colaboração de diversas entidades europeias, estando a iniciativa integrada no âmbito do Ano Europeu da Juventude, que este ano assenta no mote “a Europa quer ouvir a tua voz”.

 

“Num dia tão significativo como o de hoje, em que se assinala o Dia da Europa, é realmente fundamental relembrar a importância de dar voz às novas gerações e de mobilizá-las para uma participação ativa na reciclagem de embalagens. A União Europeia precisa da visão, do empenho e da participação de todos, principalmente dos mais jovens, para que a sociedade se torne ainda mais verde, mais inclusiva e mais digital”, refere Ana Trigo Morais, CEO da SPV.

 

“Recebemos das escolas e dos alunos um conjunto de trabalhos muito diversificados, com temas e mensagens fortes que responderam muito bem ao desafio que a SPV lançou através deste concurso. No total, o balanço que fazemos é claramente positivo, pois os resultados refletem o interesse nestas iniciativas que, no fundo, nos dizem respeito a todos”, conclui a CEO da SPV.

 

Lançado no início deste ano letivo, o concurso “Reciclar é na Boa!” da Academia Ponto Verde, no qual se integra o desafio “Artistas da Reciclagem”, procura estimular a criatividade da comunidade escolar e incentivar a adoção de boas práticas de reciclagem nas escolas de todo o país, tendo sido recebidas 269 participações nas atividades de Bandeira Azul e 174 no desafio “Artistas da Reciclagem”.

 

Mais informações em https://www.academiapontoverde.pt/.

 

Lista de escolas premiadas

 

Ensino Secundário

•            Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro)

•            Escola Profissional Agostinho Roseta no Crato (Portalegre)

•            Escola Profissional de Campanhã (Porto)

 

2º e 3.º Ciclos

 

•            Escola Básica / JI das Furnas – UO (Açores)

•            Escola Básica e Secundária Vale d’Este, Viatodos, em Barcelos (Braga)

•            Escola Básica Dr. José de Jesus Neves Júnior (Faro)

•            Escola Básica de Ammaia, em Marvão (Portalegre)

•            Escola Básica n.º 1 de Monforte (Portalegre)

•            Escola Básica D. Pedro IV de Mindelo, em Vila do Conde (Porto)

•            Escola Básica e Secundária de Sobreira em Paredes (Porto)

•            Escola Básica e Secundária Ordem de Sant'Iago (Setúbal)

 

DESCUBRA AINDA