Logo Sociedade Ponto Verde

Re-Source: programa de inovação colaborativa leva à criação de projetos-piloto que vêm tornar a reciclagem mais eficaz em Portugal
Re-Source: programa de inovação colaborativa leva à criação de projetos-piloto que vêm tornar a reciclagem mais eficaz em Portugal
2023-02-10
Re-Source: programa de inovação colaborativa leva à criação de projetos-piloto que vêm tornar a reciclagem mais eficaz em Portugal

Durante quatro meses, Sociedade Ponto Verde e Beta-i juntaram empreendedores e grandes empresas para juntos promoverem a disrupção digital na reciclagem de resíduos
As soluções finalistas vão desde um software aplicado à gestão de resíduos, a um sistema com base em Inteligência Artificial para evitar contaminação

 

No âmbito do programa Re-Source, promovido pela Sociedade Ponto Verde e gerido pela consultora de inovação colaborativa Beta-i, 14 parceiros e 130 empreendedores de 45 países, incluindo Portugal, uniram-se durante quatro meses para promover a inovação na área da reciclagem. A iniciativa permitiu, até ao momento, a criação de quatro projetos-piloto que passarão agora à fase de aplicação em contexto real, focados em aumentar as taxas de reciclagem em Portugal e em dar origem a novas soluções para categorias específicas de resíduos.


13 startups de 9 nacionalidades participaram no bootcamp de inovação, de forma a passarem da ideia à criação das soluções piloto, sendo que entre os vários desafios que vieram resolver, esteve a necessidade de aumentar a participação do consumidor na reciclagem e potenciar a circularidade de embalagens de vidro e alumínio, com a aplicação dos princípios da economia circular. Para isso, os empreendedores contaram com o apoio de empresas e parceiros na área da inovação. À Sociedade Ponto Verde e à Beta-i juntaram-se assim outros envolvidos na cadeia de valor do setor da reciclagem, nomeadamente a Águas e Resíduos da Madeira, a Amarsul, a Colep Packaging, a Delta Cafés, a Embal, o Leroy Merlin, a Maiambiente, a Musami - Operações Municipais do Ambiente, a Tetra Pak e a Valorsul. Todos os participantes tiveram ainda o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, da Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), e ainda da Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE)e da Deco Proteste.


Resultados com impacto
Dos projetos já a serem testados ou em implementação faz parte o potenciado pela startup Lixo, em parceria com a Amarsul (sistema municipal de tratamento de resíduos da península de Setúbal), denominado, Composição de Fluxos Seletivos - Tecnologias para Economia Circular, que consiste na instalação de uma câmara com software integrado que permite monitorizar o conteúdo dos contentores do lixo quando estes são despejados na viatura da recolha. A solução tem como objetivo otimizar a captação e processamento dos fluxos de resíduos, bem como identificar e rastrear a origem de possíveis contaminações.


A Lixo juntou-se também ao parceiro Musami (empresa de gestão e de tratamento de resíduos da ilha de São Miguel, nos Açores) para juntos criarem o piloto MUSAMI Valoriza, que vem integrar Inteligência Artificial na gestão de resíduos, através de um sistema de reconhecimento visual. Os dados recolhidos vão aumentar o potencial de reciclagem no Centro de Triagem, melhorando a tomada de decisão e estabelecendo medidas em tempo real, para evitar a contaminação por resíduos que podem atrapalhar ou inviabilizar o reaproveitamento dos materiais no local. 


Recycle APP by Delta e Valorsul (empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos produzidos em 19 Municípios da Grande Lisboa e da Região Oeste)  é o projeto criado pela startup Togenesis e pelas duas empresas parceiras, que consiste num piloto de recolha de resíduos para os estabelecimentos do canal Horeca, que inclui hotelaria, restauração, cafetaria e outros. Baseada num sistema de incentivos para estes locais, a APP mobile tem como objetivo mobilizar e formar os seus proprietários para a reciclagem de papel e cartão, plástico, alumínio e vidro, sendo a interface de comunicação e interação entre estes e o serviço de recolha.


O projeto Unlocking the power of seaweed to replace single use plastic foi criado pela startup norueguesa B’zeos, em parceria com a Colep Packaging, e visa a substituição de embalagens feitas de plástico à base de combustíveis fósseis por uma solução orgânica de utilização única, com base em algas marinhas. Numa primeira fase, será identificado o potencial do material nos produtos da Colep Packaging, sendo depois testado a uma escala industrial.  
Para Diogo Teixeira, Co-Founder e CEO da Beta-i, “Apesar de estudos recentes posicionarem Portugal como o 7º país da União Europeia que mais embalagens per capita produz, verifica-se também que o tratamento destes materiais não acompanha a sua produção, ao ocuparmos o 10º lugar no panorama europeu no que respeita a reciclagem, abaixo da média da UE. Desta forma, para responder ao desafio que o processo da reciclagem ainda representa para os consumidores e empresas, o Re-Source surge como uma alavanca para a inovação na área. De edição para edição, continuamos a acreditar que tirar partido de todo o ecossistema, unindo empresas e empreendedores, é a chave para dar resposta a este desafio. É o segundo ano que potenciamos a criação de soluções disruptivas que possibilitem uma melhor gestão dos resíduos e uma nova vida aos materiais que são deitados fora”.


Já Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, refere que “A Reciclagem de embalagens e a gestão dos resíduos em Portugal apresentam ainda vários desafios e na SPV acreditamos que só através da inovação, da partilha de conhecimento e da colaboração será possível encontrar soluções e ferramentas valiosas que respondam a esses mesmos desafios. O potencial do Re-Source encontra-se, precisamente, naquelas premissas. Conseguimos criar um ecossistema global que é transposto para a nossa realidade, ao juntarmos empreendedores e inovadores de diferentes geografias, com parceiros  locais da Sociedade Ponto Verde, estrategicamente posicionados ao longo da cadeia de valor. Desta segunda edição saíram projetos que vão ao encontro do que procuramos: promover o aumento da circularidade de embalagens e o nível de serviço que é prestado, e sejam aceleradores da transição digital do setor.”


Aos projetos-pilotos, foi ainda atribuído por parte da Sociedade Ponto Verde um  cofinanciamento de 75% do seu investimento total, de modo a alancar e promover a sua execução.  
O Re-Source 2022 surgiu após uma primeira edição, que juntou 13 parceiros e 20 empreendedores de 10 países e deu origem ao desenvolvimento de várias soluções com impacto para a reciclagem e a economia circular.

DESCUBRA AINDA