Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde já bateu à porta de mais de 500 mil lares.
Sociedade Ponto Verde já bateu à porta de mais de 500 mil lares.
2014-05-28
Data última actualização: 2014-06-17
Sociedade Ponto Verde já bateu à porta de mais de 500 mil lares.

A Missão Reciclar, iniciativa da Sociedade Ponto Verde (SPV) que pretende contribuir para o aumento da taxa de reciclagem em Portugal, já bateu à porta de mais de 500 mil lares portugueses em 29 municípios, nos distritos de Lisboa, Leiria, Santarém e Setúbal.


De acordo com os resultados obtidos através de questionário realizado a mais de 100.000 lares, cerca de 70% dos inquiridos faz a reciclagem de embalagens usadas.


Ao longo de 113 dias da ação no terreno - entre o início de dezembro de 2013 e 16 de maio de 2014 - a maior iniciativa de sensibilização de lares da SPV percorreu os municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Loures, Odivelas, Amadora, Lisboa (onde irá regressar), Vila Franca de Xira, Almada, Setúbal, Sesimbra, Moita, Montijo, Seixal, Barreiro, Palmela, Cascais e Oeiras (dados ainda por apurar).


Foram entregues 83.000 ecobags, constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação seletiva de embalagens.

Quando questionados sobre a razão para a não separação doméstica dos resíduos os cerca de 30% de não separadores apontaram, entre outras razões, a falta de recipientes próprios para o efeito (34%) e a noção do excessivo trabalho pessoal/familiar implicado (23%).

 

Mais de 1.600 pontos de venda visitados

 

Paralelamente à ação de sensibilização dos lares, a Missão Reciclar tem estado a percorrer, desde fevereiro, os estabelecimentos de hotelaria, restauração e similares, conhecidos como canal HORECA, com o objetivo de sensibilizar e recolher informação sobre os hábitos de separação dos pontos de venda.


Entre os meses de fevereiro e maio, foram visitados 1.600 pontos de venda nos municípios de Almada, Barreiro, Seixal, Setúbal, Sesimbra, Matosinhos e Odivelas, dos quais 78% são separadores. Os principais motivos apontados para a não separação prendem-se com a falta de motivação para a separação (57%), a distância ao ecoponto (19%) e a falta de espaço no estabelecimento para realizar essa tarefa (9%).

Depois da visita da Missão Reciclar, cerca de 75% dos estabelecimentos mostrou-se motivado a separar os seus resíduos de embalagens.


«A maturidade e os resultados já alcançados, bem como as novas metas do PERSU 2020, impõem-nos maior responsabilidade. A Missão Reciclar é um dos projetos previstos para ir ao encontro desses objetivos. Acreditamos que a visita da equipa da Missão Reciclar pode contribuir para sensibilizar e motivar a população e os estabelecimentos horeca para a separação, contribuindo para o aumento da taxa de reciclagem em Portugal», refere Luís Veiga Martins, Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde.


Através da Missão Reciclar, a Sociedade Ponto Verde irá visitar 2 milhões de lares e 20.000 Horeca e entregar 340 mil ecopontos. Decorre em parceria com os Municípios e os Sistemas Municipais e pretende continuar a criar condições para que um número cada vez maior de portugueses cumpra a sua missão cívica de separar os seus resíduos de embalagem e de colocá-los no ecoponto correto, contribuindo para que estes sejam encaminhados para reciclagem.


Desde a sua criação em 1996, a Sociedade Ponto Verde já encaminhou para reciclagem mais de 6 milhões de toneladas de resíduos de embalagens, o equivalente ao peso de 3 Pontes Vasco da Gama.

DESCUBRA AINDA