Os portugueses estão hoje mais preocupados com o ambiente do que há 10 anos, indica um inquérito realizado pela Marktest em colaboração com a Sociedade Ponto Verde, segundo o qual nove em cada 10 inquiridos reciclam embalagens.
Dar prioridade aos objetos recarregáveis ou reutilizáveis, alugar e partilhar produtos, dar uma nova vida aos objetos que já não utiliza e claro, reciclar.
Estas são algumas das dicas da Sociedade Ponto Verde (SPV) para evitar a produção excessiva diária de resíduos e que se enquadram no tema dos resíduos invisíveis, escolhido para assinalar a edição deste ano da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre até 29 de novembro.
A L'Oréal Portugal juntou-se à Sociedade Ponto Verde para ajudar os portugueses a reciclarem as suas embalagens de produtos de higiene e beleza. Na página da iniciativa ‘Reciclar em Beleza’ está disponível toda a informação necessária para os consumidores procederem à correta separação e reciclagem de todas as categorias de produtos cosméticos, incluindo aerossóis, vernizes e maquilhagem.
A Sociedade Ponto Verde e a Valorlis juntaram-se para tornar a reciclagem cada vez mais fácil. A iniciativa Ecoporta chega a Picassinos, Comeira (Marinha Grande), Casal do Ralha e Mouratos (Leiria), numa ação de sensibilização de promoção da adesão ao serviço de recolha porta-a-porta existente nestas localidades.
Promover o aparecimento de embalagens que contribuem para reduzir o impacto da atividade humana no mar e, sobretudo, reduzir o lixo marinho foi o mote para o podcast “Ocean’s Calling”, da Sociedade Ponto Verde (SPV), que divulgou os resultados do prémio com o mesmo nome e o seu contributo para os objetivos do projeto OCEANWISE. Nas conclusões deste encontro virtual fica claro que a aposta na inovação, na investigação e no desenvolvimento é essencial para a redução do lixo marinho.
A Academia Ponto Verde está de volta mesmo a tempo do regresso às aulas. Este ano, o projeto da Sociedade Ponto Verde volta a desafiar as escolas com novas dinâmicas e apresenta o músico Murta como embaixador da iniciativa.