A Sociedade Ponto Verde (SPV) associou-se à CIP - Confederação Empresarial de Portugal para promover o webinar “Empresas + Circulares: estratégias adotadas nas embalagens”, dedicado em específico ao tema das embalagens, pondo em cima da mesa questões relacionadas com a sua gestão e oportunidades para uma melhor valorização e otimização em todo o seu ciclo de vida.
Chegou ao fim a edição do Concurso da Academia Ponto Verde (APV), o desafio da Sociedade Ponto Verde que procura incentivar a adoção de boas práticas de reciclagem nas escolas de todo o país. A Escola de Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda, a Escola EB de Gandarela de Celorico de Basto, em Braga e a Escola EB Carolina Beatriz Ângelo, na Guarda, ocuparam o pódio de classificações da iniciativa que, neste ano letivo, mobilizou mais de 200 escolas, 490 professores e mais de 100 000 alunos de norte a sul e ilhas.
Sociedade Ponto Verde desafiou um grupo de crianças para “reciclar” o ícone mais famoso da reciclagem em Portugal. Nasceu, assim, uma inovadora campanha de publicidade
Mais de dois terços dos portugueses (65%) prevê vir a devolver embalagens para receber o valor de depósito. Esta é uma das conclusões de um estudo desenvolvido a pedido da Sociedade Ponto Verde (SPV) pelo OBSERVA-Observatório de Ambiente, Sociedade e Território do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICSULisboa). O inquérito sobre as práticas, representações e atitudes dos portugueses face à gestão de resíduos urbanos teve um enfoque específico nos Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE).
A parceria da Sociedade Ponto Verde (SPV) com o Jardim Zoológico de Lisboa não é de agora, mas reforça-se no Dia Internacional da Reciclagem com uma novidade há muito esperada: os ecobags, os famosos sacos para reciclagem, estão pela primeira vez disponíveis para venda, na loja do Zoo em Lisboa e o seu valor de aquisição reverte para o Fundo de Conservação Animal.
O concurso é destinado a todos os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) de Portugal Continental e Ilhas. O objetivo é premiar o SGRU que, no final de 2021, registe o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) retomadas, face ao ano de 2020. O valor do prémio deverá ser entregue a uma instituição de cariz social, à escolha do vencedor, cuja atividade decorra na zona de intervenção do SGRU.
|