A parceria da Sociedade Ponto Verde (SPV) com o Jardim Zoológico de Lisboa não é de agora, mas reforça-se no Dia Internacional da Reciclagem com uma novidade há muito esperada: os ecobags, os famosos sacos para reciclagem, estão pela primeira vez disponíveis para venda, na loja do Zoo em Lisboa e o seu valor de aquisição reverte para o Fundo de Conservação Animal.
O concurso é destinado a todos os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) de Portugal Continental e Ilhas. O objetivo é premiar o SGRU que, no final de 2021, registe o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) retomadas, face ao ano de 2020. O valor do prémio deverá ser entregue a uma instituição de cariz social, à escolha do vencedor, cuja atividade decorra na zona de intervenção do SGRU.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) remodelou o site Ponto Verde Lab. Esta plataforma digital tem como objetivo promover o reforço de investimento nas áreas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) aliadas ao Ecodesign, na cadeia de valor das embalagens e resíduos de embalagens, procurando desafiar não só os agentes da cadeia de produção, mas também a Academia e profissionais de outras áreas, a desenvolverem embalagens mais sustentáveis e com maior potencial de reciclabilidade após o consumo.
Arranca esta semana a primeira Visita Virtual ao Mundo da Reciclagem. Uma tour conduzida em tempo real por um guia, na qual os alunos podem participar a partir de casa ou na sala de aula através de um computador.
A campanha “Sempre no Amarelo” tem como objetivo alertar para a correta separação e reciclagem das embalagens da Tetra Pak (genéricamente designadas por Pacotes de Bebidas) no ecoponto amarelo, em qualquer lugar e momento de consumo. A campanha engloba várias parcerias, e pretende o envolvimento das Câmaras Municipais de norte e sul do país, sendo que todos os municípios se podem juntar a este movimento de forma voluntária e gratuita. A iniciativa arranca este mês de maio e irá decorrer até ao final de julho.
Para celebrar os 25 anos da Sociedade Ponto Verde (SPV), foi lançado mais um episódio da série “Campanhas que mudaram Portugal”, que apresenta as icónicas campanhas da SPV feitas ao longo dos últimos anos e que marcaram os portugueses e os seus hábitos de reciclagem. No segundo episódio viajamos até 2008, onde a emoção se tornou o conceito-chave da comunicação da marca.
|