Portugal começou 2019 com dados positivos na reciclagem de embalagens da recolha seletiva, com um crescimento de 11% no primeiro semestre do ano, face ao período homólogo, atingindo cerca de 175 mil toneladas de resíduos encaminhados para reciclagem. Um valor equivalente ao peso de 450 aviões comerciais.
Reciclar é a palavra de ordem para este Verão com a Sociedade Ponto Verde (SPV) a marcar presença nas principais festas e festivais de música, levando aos festivaleiros diversas ativações e surpresas com o objetivo de promover a separação de embalagens e incentivar as boas práticas ambientais. Sumol Summer Fest, Festa da Comida Continente, NOS Alive e Super Bock Super Rock são alguns dos principais eventos onde a SPV estará presente.
Sabia que durante os cinco minutos em que um cliente bebe um café são encaminhadas para reciclagem uma tonelada e meia de embalagens de vidro? Sabia que, ao longo da sua vida, uma só pessoa pode reciclar vidro suficiente para produzir 10.000 garrafas? E que a energia poupada com a reciclagem de uma lata de alumínio dá para manter uma televisão ligada durante três horas?
Decorre hoje, dia 14 de junho, a Festa de Encerramento do Ano Letivo 2018/2019 no Jardim Vasco da Gama, em Belém.
Os benefícios da reciclagem, as regras da separação das embalagens e informação sobre o ciclo de vida dos materiais são alguns dos temas que estão em destaque na Feira do Livro de Lisboa, no dia 5 de junho, entre as 12h30 e 20h00. Trata-se de uma ação promovida pela Sociedade Ponto Verde (SPV) para assinalar o Dia Mundial do Ambiente e que se destina à comunidade escolar, professores e alunos.
Embora a sociedade seja levada a acreditar que os plásticos oxodegradáveis se biodegradam num curto intervalo de tempo, a declaração agora divulgada pela Ellen MacArthur Foundation, e subscrita pela Sociedade Ponto Verde, vem contrariar essa afirmação.
|