A Sociedade Ponto Verde (SPV) lança a 2.ª edição do Prémio Junta-te ao Gervásio. Trata-se de uma iniciativa de âmbito nacional, que tem como objetivo destacar e premiar projetos na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, desenvolvidos dentro das comunidades locais, por juntas de freguesia, entidades de proximidade e cidadãos. A fase de candidaturas arranca esta terça-feira, 29 de outubro, e termina a 25 de janeiro de 2025.
O Pack4Sustain é o novo serviço da Sociedade Ponto Verde que permite auxiliar a conceção e desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis e circulares através do Ecodesign. Está disponível a partir de hoje.
Nos primeiros nove meses do ano foram enviadas para reciclagem mais 4% de embalagens (360.975 toneladas) em comparação com o mesmo período de 2023. Um ritmo de crescimento que não é suficiente para Portugal conseguir alcançar as novas metas europeias da reciclagem, já que em 2025 o País é obrigado a reciclar, pelo menos, 65% de todas as embalagens que são colocadas no mercado.
A Academia Ponto Verde, projeto educativo da Sociedade Ponto Verde (SPV), vai integrar o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais (PESA). O programa fomentado pela Câmara Municipal de Cascais tem como objetivo sensibilizar para as questões da sustentabilidade os alunos através da promoção de várias atividades complementares ao plano curricular e que incluem temáticas como a valorização dos resíduos e o processo de reciclagem de embalagens.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) reforça a sua missão de garantir o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), e voltou a lançar o “Juntos a reciclar ++”, um programa de financiamento de ações de comunicação, sensibilização e educação para Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos (SGRU) e para Câmaras e Empresas Municipais.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) apresentou hoje a edição de 2024/2025 do roadshow da Academia Ponto Verde, “Reciclar é na boa”. O objetivo passa por marcar presença em 300 escolas a nível nacional, chegando agora, pela primeira vez, aos Açores e à Madeira, abrangendo, assim, cerca de 13 500 alunos.
|